Carros Omoda é bom? Vale a pena comprar?
A Omoda é uma marca chinesa de veículos e que vem produzindo diversos modelos no país asiático. Agora a empresa que ainda é muito pouco conhecida por aqui, se prepara para entrar no mercado brasileiro em 2024.
Na prática ela já está aí e nos próximos meses, já terá suas primeiras lojas abertas. Inclusive terá parceria com a Jaecoo, uma outra fabricante chinesa de veículos também ainda pouco conhecida.
Assim quando começarem de fato as vendas dos carros da Omoda no Brasil, naturalmente muita gente já vai ficar na expectativa das novidades. E claro, também sobre a confiabilidade e o custo-benefício do veículo.
Até porque existem muitas situações envolvidas e os consumidores cada vez mais exigentes, estão de olho nessas novidades. Mas sem abrir mão da qualidade e do baixo custo de manutenção, algo que sempre pesa na hora de adquirir um determinado veículo.
Primeiro modelo da Omoda no Brasil
Atualmente existe a expectativa para a chegada do primeiro modelo no Brasil da Omoda. No caso poderá ser o C5 um veículo médio de motorização 1.5, que já roda na Ásia.
E seguindo uma tendência mundial será um veículo também de motorização híbrida, com o câmbio CVT. Apenas existe uma preocupação quanto à nomenclatura, para não confundir com o carro da Citroen.
Fora isso é um veículo que de fato, vai chegar ao mercado brasileiro este ano para concorrer com os outros carros de porte médio da marca. Esse veículo quando chegar poderá concorrer com os já conhecidos Honda HR-V, Jeep Renegade e o Creta.
Assim será um carro médio mas também um pouco mais robusto, no entanto há uma questão importante. Ele se assemelha ao Tiggo 5X da Caoa Chery, aliás isso também é um indício favorável aos novos carros Omoda. Isso porque a marca também pertence ao grupo Chery.
Empresa tenta se expandir no Brasil
Com essa chancela da Chery, a Omoda quer crescer no mercado brasileiro, inicialmente poderá ter cerca de 40 concessionárias espalhadas pelo país. Isso em parceria também com a Jaecoo, outra do grupo da Chery.
E com esse reforço os carros da Omoda esperam ganhar a confiabilidade necessária para se estabilizarem no mercado. Ainda assim é muito cedo para dizer se de fato, os carros da Omoda são bons. Para valer a pena a compra é sempre bom esperar um pouco.
Até porque é necessário também checar a questão do pós-venda e da manutenção dos veículos. Quando as peças se tornam muito caras, também fica inviável manter um carro assim.
No caso do futuro C5 é um veículo que vai custar caro para a compra, em torno de R$ 230 mil de acordo com estimativas. Assim para investir em um carro tão caro, é importante que se tenha muita segurança na qualidade dele.
Caso contrári, poderá ter um grande prejuízo na hora da revenda, com muita depreciação do preço e principalmente dificuldade na liquidez. Então, vale monitorar a Omoda e ficar de olho na nova marca que está chegando.
O fato de estar junto com a Chery em termos de ser o mesmo grupo, é um importante diferencial. E é uma importante porta de entrada e um convite para conhecer melhor a marca.
Ao menos nas características o C5 da Omoda é dos mais interessantes e isso poderá se comprovar ao longo do tempo. Quando o veículo de fato, chegar ao mercado brasileiro.
Chinesa pode ter fábrica no Brasil
Mas o que poderá realmente deixar a Omoda mais confiável no mercado brasileiro, é a possibilidade de se ter uma fábrica por aqui. Existe até uma conversa embrionária para assumir a fábrica da Chery em Jacareí, no interior de São Paulo.
Afinal de contas a Chery parou a produção por lá há alguns anos, para adequar os veículos e passar a produzir os elétricos a partir de 2025. Contudo nesse meio tempo, outras fábricas como a Omoda e a Jaecoo poderão também utilizar essa estrutura.
Aliás é sempre relevante destacar que os carros chineses estão em alta no mercado mundial. Cada vez mas fabricantes vindas do país asiático estão crescendo e ampliando o seu mercado consumidor.
Assim a Omoda é uma delas e já está de olho nessa expansão. E como as marcas chinesas começam a ganhar mais confiança dos brasileiros, poderá surfar nesse crescimento.
Naturalmente existe a resistência até por conta do brasileiro ser um público exigente quando o assunto é carro. Contudo a Omoda parece disposta a quebrar esse preconceito contra os veículos chineses. E ir entrando aos poucos de forma gradual, no mercado brasileiro.
Então sempre vale dar um voto de confiança e ao menos monitorar a chegada dessas novas marcas por aqui, desde que se tenha um bom serviço de pós-venda. A Omoda pode valer a pena para os consumidores que buscam veículos novos e diferentes do convencional.
O site mais atualizado de 2024!