Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Cartão Vale Cultura: Onde é Aceito

Publicado

em

Umas das coisas mais importantes de um país, depois das necessidades básicas de todos os seus cidadãos, é sem dúvida a cultura. Isso porque através dela, um povo se reconhece e se entende como nação. Dessa forma, o governo vem lançando algumas formas de fazer com que as pessoas consumam cada vez mais cultura. Uma forma de fazer isso foi oferecendo isenção de alguns encargos para empresas que aderirem ao vale cultura. Dessa forma, através de um valor mensal, os funcionários da empresa podem participar de espetáculos, teatros, cinema e muito mais.

Dessa forma, se você possui o vale cultura e ficou curioso para saber sobre onde o vale cultura é aceito. Ou ainda, se você gostaria de saber um pouco mais sobre o que é o vale cultura, o valor do benefício, e muito mais, é só continuar a leitura!

vale-cultura-cartao Cartão Vale Cultura: Onde é Aceito

O que é o vale cultura?

O vale cultura começou a se popularizar mais nos últimos tempos e muitas pessoas querem saber o que é. Mesmo se você já recebe o vale cultura da empresa que você trabalha, muitas vezes pode ficar a dúvida de onde esse vale é aceito e se funciona como os outros vales. Inicialmente, o que devemos ter em mente é que o vale cultura é um benefício voltado para o entretenimento e cultura em si. Dessa forma, em geral, a pessoa poderá usá-lo em teatros, espetáculos, cinemas, etc.

Basicamente, as empresas que possuem o vale cultura recebem benefícios em relação aos encargos trabalhistas de seus funcionários. Dessa forma, torna-se uma vantagem para a empresa oferecer o vale cultura aos seu colaboradores, e muitas acabam optando por fazer isso. A única regra é que deve existir uma priorização de funcionários para o recebimento desse vale cultura. Os funcionários que recebem até 5 salários mínimos devem ser a prioridade.

vale-cultura-como-funciona-o-vale-cultura Cartão Vale Cultura: Onde é Aceito

Valor do vale cultura

De acordo com o PCT, a política de cultura ao trabalhador criada pelo governo, o valor do vale cultura deve ser de cerca de 50 reais. Dessa forma, mensalmente o funcionário terá 50 reais para usar em coisas voltadas para o enriquecimento de sua cultura. Como foi dito, a prioridade são os funcionários que recebem até 5 salários mínimos, e por isso, tem menores condições de ter acesso a cultura do que os outros, mas todos podem receber.

Além disso, os trabalhadores que possuem o benefício do vale cultura podem ter um desconto na folha de pagamento. Mas essa questão do desconto não é obrigatória, e depende da empresa. A única coisa é que as empresas devem se atentar a regra do salário mínimo.

Mas caso a empresa opte por fazer o desconto na folha de pagamento, o desconto será de até 2% para trabalhadores que ganham até 1 salário mínimo. Já quem ganha de 4 a 5 salários mínimos pode ter um desconto de 10%. E assim, os descontos vão aumentando a medida que o salário dos funcionários também aumenta.

O valor de 50 reais pode ser considerado bem baixo por muitas pessoas, mas acontece que trata-se apenas de uma forma de incentivar o consumo de cultura e entretenimento por parte das pessoas. Dessa forma, se você possui uma família grande, muitas vezes o valor de 50 reais será suficiente para pagar todos os ingressos de um espetáculo, por exemplo. Mas conseguirá pagar por parte dos ingressos, e assim estará cumprindo seu papel de incentivar o consumo de cultura por parte das pessoas.

vale-cultura Cartão Vale Cultura: Onde é Aceito

Onde o vale cultura é aceito?

Em termos gerais, como citados até aqui, o vale cultura é aceito em estabelecimentos voltados a cultura em si. Nesse caso entram museus, cinema, exposições de arte, espetáculos musicais, entre outras atividades. Até mesmo cursos que visem desenvolver a cultura podem ser pagos com o vale cultura.

No entanto, não são todos os estabelecimentos que são credenciados para aceitar o vale cultura. E como muitos cartões oferecem esse benefício, e sua empresa pode optar por qualquer um deles, vai depender também da empresa que fornece o benefício do vale cultura para a empresa que você trabalha.

Dessa forma, a melhor maneira de saber de fato quais são os estabelecimentos que aceitam o vale cultura do seu cartão, é perguntando na empresa que você trabalha ou ainda, consultando o site do seu cartão. Dentro do site, você deve procurar por “Estabelecimentos credenciados” e selecionar o seu tipo de benefício que é o vale cultura. Assim, você terá acesso a uma lista de locais que aceitam o vale cultura como pagamento.

Cartões que oferecem esse benefícios são por exemplo, Ticket, Alelo, Flash, Sodexo, entre outros. Cabe a você entrar no site dessas empresas e procurar por estabelecimentos que aceitem o vale cultura. Vale lembrar, que é interessante sempre voltar a consultar o site depois da primeira consulta. Isso porque os estabelecimentos que aceitam ou não o vale cultura vão mudando com o tempo. Então antes de sair de casa para a sua sessão cultural, consulte se o estabelecimento ainda aceita o benefício.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Cartão Vale Cultura: Onde é Aceito em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.