Celso Russomanno Direito do Consumidor 2024: Telefone e WhatsApp

Celso Russomanno é um jornalista que ficou muito famoso nos anos 1990 no programa Aqui Agora, do SBT, com quadros de defesa do consumidor.

celso-russomanno-direito-do-consumidor Celso Russomanno Direito do Consumidor 2024: Telefone e WhatsApp

Inclusive, ele usou essa fama que conseguiu com o público para se arriscar na política, onde também se elegeu deputado e chegou a ser candidato a prefeito de São Paulo, mas sem conseguir sucesso.

Contudo, ele ainda é lembrado pelos trabalhos em favor do consumidor e foi um dos que sempre defendeu o Código de Defesa do Consumidor, que hoje é, inclusive, obrigatório de ter uma cópia em qualquer estabelecimento comercial em qualquer cidade.

Afinal de contas, isso já se tornou lei.

Como fazer contato com Russomanno?

Atualmente, ele é deputado federal pelo estado de São Paulo e, portanto, atua em Brasília, no Distrito Federal. Atualmente é possível fazer contato com o gabinete do deputado através do telefone (61) 3215-5960.

Normalmente, algum assessor parlamentar dele vai atender e conversar com as pessoas sobre os assuntos diversos, não apenas sobre os problemas de consumidor.

Além disso, o deputado federal Celso Russomanno pode ser contatado pelo e-mail [email protected].

Além disso, Russomanno também é jornalista e é uma pessoa ativa no meio político, estando presente em diversos eventos. Também já causou algumas polêmicas, mas segue muito conhecido pela questão do consumidor.

celso-russomanno-direito-do-consumidor-telefone-e-whatsApp Celso Russomanno Direito do Consumidor 2024: Telefone e WhatsApp

Bordão famoso

Durante os tempos do programa Aqui Agora, na década de 1990, ele ficou famoso pelo bordão estando bom para ambas as partes, Celso Russomanno, Aqui Agora. Isso quando conseguia resolver ou intermediar os determinados problemas dos consumidores.

No entanto, nem tudo saía como ele esperava e já houve casos de entrevistados que o tentaram agredir e até mesmo danificaram os equipamentos de reportagem, mas sem machucar com gravidade. Isso aconteceu antes de ele entrar para o mundo da política.

Normalmente, os quadros de consumidor de Celso Russomanno no SBT aconteciam diariamente, durante o programa jornalístico. Aliás, as seções tinham formato de reportagem jornalística, como uma matéria convencional.

Na oportunidade, as pessoas procuravam a reportagem para se queixar de algum problema de atendimento ao consumidor e ele tentava resolver diretamente com o outro lado.

Assim, na maioria das vezes, resolvia. Em outras, precisava até mesmo chamar a força policial para resolver a situação em determinado lugar.

celso-russomanno-direito-do-consumidor-telefone Celso Russomanno Direito do Consumidor 2024: Telefone e WhatsApp

Direto do Consumidor

O fato é que, durante este período o CDC (Código de Defesa do Consumidor) ficou ainda mais conhecido e muitas pessoas passaram a ter mais consciência de seus direitos como consumidor.

Inclusive, o próprio código vem passando por transformação e ficando mais fácil de se entender e abrangendo mais os direitos das pessoas.

Caso compre uma determinada mercadoria e esta esteja danificada, o consumidor tem até 30 dias para reclamara com o vendedor.

Neste caso, são duas opções: receber o dinheiro de volta na integridade ou exigir um produto igual.

Além disso, se o cliente preferir, pode trocar por outro produto na mesma loja. Contudo, se o valor do produto for maior do que o anterior, terá que complementar a diferença.

Do mesmo modo, se o outro produto custar menos que o anterior, o lojista tem que reembolsar a diferença. Isso tudo está previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Mas se o produto tiver garantida de um determinado tempo, o vendedor também tem que se comprometer a arrumar. Mas, se não tiver mais conserto, precisa oferecer outro produto.

Isso mesmo que o prazo de 30 dias tenha passado. Afinal de contas, a garantia de um determinado produto é para isso mesmo.

Contudo, ainda segundo o Código de Defesa do Consumidor, se o defeito for causa por uso inadequado do produto, não há obrigação de troca.

Por exemplo, o cliente compra um aparelho de voltagem 110v, coloca em uma tomada de 220v e ele queima. Neste caso, é mau uso do equipamento e não há ressarcimento.

Avaria Detectada

Outra situação prevista no Código de Defesa do Consumidor é o abatimento do preço de um determinado produto. Isso quando houver algum tipo de avaria detectada. Contudo, a nota fiscal precisa descrever quais são, até para proteger o próprio comerciante.

Por exemplo, se comprar uma mesa para a cozinha e ela estiver com algum arranhão, deve haver desconto do vendedor. Frequentemente, isso acontece quando é a última peça de um estoque e não há outro modelo. Assim, se o cliente aceitar, pode ter um desconto no valor.

Por fim, também é direito do consumidor desistir de uma compra, mesmo que não haja defeitos. Neste caso, pode devolver o produto em até sete dias úteis. Desde que esteja em estado de 100% de conservação.

Esses são os pontos principais do Código de Defesa do Consumidor, o qual sempre foi uma bandeira de Celso Russomanno, que justamente aproveitou essa popularidade para ganhar cada vez mais espaço no mundo da político-partidária, onde se encontra nos dias atuais.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Celso Russomanno Direito do Consumidor 2024: Telefone e WhatsApp O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário