Como emitir guia atrasada do INSS para empresas

Ter as contribuições do INSS em atraso pode ser um grande problema para todos. Afinal, tal ato pode impedir uma aposentadoria que estava próxima e até acarretar sérias multas para a empresa que deixou de fazer esse processo.

Devido ao problema citado, normalmente quando um indivíduo identifica que tem guias de INSS em atraso, tende a querer resolver o problema o mais rápido possível. Mas, esse processo pode ser um pouco difícil devido às dúvidas sobre ele.

Caso você esteja passando pelo problema citado, não se preocupe! Hoje serão apresentadas algumas perguntas que vão servir como verdadeiras guias para tirar todas as duas dúvidas sobre esse problema. Por exemplo: Quem pode pagar a guia atrasada?

Quando não é necessário comprovar o trabalho para pagar as guias do INSS? Qual o passo a passo para pagar o INSS em atraso? Vale a pena fazer o pagamento depois de muito atraso?

como-emitir-guia-atrasada-do-inss-para-empresas Como emitir guia atrasada do INSS para empresas

Com apenas essas perguntas, você conseguirá tirar todas as suas dúvidas sobre esse processo e assim, será possível conquistar a tão sonhada aposentadoria sem problemas. Então, se chamou a sua atenção, veja a resposta para cada uma delas agora.

Quem pode pagar a guia atrasada?

Infelizmente, poucos segurados conseguem pagar a guia do INSS. Inclusive, é comum achar que todos aqueles que prestam um serviço para a empresa podem fazer o processo, mas isso é um grande equívoco. Na prática, quem pode contribuir são:

  • Os segurados facultativos;
  • Os contribuintes individuais;
  • A própria empresa que não fez o pagamento na época.

Apenas os indivíduos informados acima é que podem fazer a contribuição sem problemas. Mas, vale dizer que, para cada um deles, tem alguns pontos que precisam ser destacados. Por exemplo: o contribuinte facultativo só pode pagar se estiver exercendo alguma atividade que possa comprovar.

Em relação aos individuais ou até mesmo as empresas, eles podem fazer o pagamento em qualquer momento. Além disso, vale destacar que o pagamento pode ser feito de forma direta no site da própria receita.

Quando não é necessário comprovar o trabalho para pagar as guias do INSS?

Como foi informado, quando você é um contribuinte facultativo, precisa comprovar a atividade exercida para efetuar o pagamento. Entretanto, algumas situações servem como verdadeiras exceções para o caso.

Em algumas situações, se o recolhimento ficar atrasado por mais de cinco anos e cabe informar, que nesse caso, se você estiver cadastrado na categoria ou atividade relacionada ao INSS, não é necessário pagar.

emitir-guia-atrasada-do-inss-empresas Como emitir guia atrasada do INSS para empresas

Isso acontece, pois devido ao tempo, a Receita Federal entende que você não vai conseguir mais comprovar o exercício das atividades e por isso, renunciam a prova mencionada. Contudo, vale frisar que se o atraso for inferior a cinco anos, a comprovação ainda se mostra necessária.

Qual o passo a passo para pagar o INSS em atraso?

O processo de pagamento do INSS é bem simples, basta você entrar no Sistema de Acréscimos Legais da Receita Federal, depois clicar na opção que corresponde ao dia que você se filiou no INSS. Em seguida, será necessário seguir esse caminho:

  • Escolha a categoria de contribuinte que se encaixa melhor no seu perfil;
  • Digite seu NIT/PIS/PASEP;
  • Espere todos os dados carregarem;
  • Selecione o mês que está atrasado;
  • Clique para emitir o boleto.

Depois que você finalizar esse processo, o boleto será emitido com os juros e correções correspondentes ao tempo que faltou. Então, é importante ter ciência que sempre haverá esse aumento de valor. Além disso, antes de pagar é fundamental conferir todos os dados que estão no boleto.

Assim, por questões de segurança, você evita pagar algo que veio com informações divergentes. E ainda evita ter que recorrer para resolver o caso.

Outro fator importante é ver a nota data de vencimento. Na realidade, o ideal é pagar assim que emitir, pois dessa maneira, você consegue evitar que o boleto acabe vencendo novamente e todo processo anterior tenha que ser repetido.

Vale a pena fazer o pagamento depois de muito atraso?

emitir-guia-atrasada-do-inss-para-empresas Como emitir guia atrasada do INSS para empresas

Fazer o pagamento do INSS em atraso garante que você tenha uma aposentadoria tranquila no futuro. Contudo, diversas pessoas deixam de fazer isso devido ao tempo de vencimento ou até por medo do nível da multa. Pois temem que o valor seja alto e por esse motivo não consigam efetuar o pagamento.

A verdade é que, infelizmente, a multa sempre vai existir, salvo em casos específicos quando há algumas campanhas do governo. Mas, independente do valor, pense que se não houver o pagamento, o prejuízo será muito maior! Afinal, você vai deixar de receber por diversos anos esse benefício.

Quando for fazer o processo, se a multa ficar muito alta, é válido verificar se o próprio site não dispõe da opção de parcelamento da guia do INSS. Assim, você conseguirá efetuar o pagamento sem que isso prejudique a sua rotina financeira. Caso ainda tenha alguma dúvida, procure o posto do INSS mais próximo da sua residência.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como emitir guia atrasada do INSS para empresas O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário