Como Enviar Cartas para detentos em Presídios pelos Correios

Ter um cônjuge, um familiar ou um amigo próximo preso em um presídio está longe de ser um desejo ou algo agradável, no entanto, quando acontece, é direito dos detentos se comunicarem com as pessoas do seu interesse, seja através de visitas, seja através de cartas enviadas pelos Correios.

No artigo de hoje, você vai entender qual o passo a passo para enviar cartas para os detentos que estão nos presídios, usando o serviço dos Correios. E mesmo que não seja sua intenção enviar carta para algum preso, não deixa de ser uma informação interessante.

cartas-para-detentos-no-presidio Como Enviar Cartas para detentos em Presídios pelos Correios

Carta para detentos em presídio

Como seria esperado e totalmente compreensível, quando uma pessoa vê alguém próximo sendo preso, além do susto inicial, uma das primeiras coisas que passam pela cabeça dos familiares é em relação a visitas, cartas e qualquer outra maneira de comunicar com aquela pessoa. Claro que algumas pessoas criam certa resistência, alguns ficam chateados, tristes e preferem se afastar ou precisam de pelo menos um pouco mais de tempo para se acostumar.

Já para uma mãe, por exemplo, mesmo em caso de decepção, o amor e a saudade normalmente fala mais alto. Além disso, é preciso considerar que esse acolhimento pode ser importante na recuperação e reabilitação do detento. Demonstrar ao detento que existem pessoas do lado de fora esperando por ele, e mais do que isso, demonstrando que acreditam em sua recuperação, pode servir de incentivo para de fato se tornar uma pessoa melhor.

Provavelmente tem pessoas descobrindo que é possível enviar cartas para os detentos no presídio pelos Correios somente através desse artigo. Outros já sabiam da possibilidade, mas não sabe como funciona. Quais os dados que colocamos no envelope? O destinatário é o próprio detento? Quais os dados corretos do presídio? Veja isso e muito no próximo tópico do nosso texto. Esperamos que ao final dele, caso você precise, você saiba como fazer isso da maneira correta.

cartas-para-presidiarios-pelos-correios Como Enviar Cartas para detentos em Presídios pelos Correios

Como enviar cartas para os detentos no presídio pelos Correios

O primeiro passo para enviar cartas para os detentos é pensar que cada presídio possui as suas próprias regras, e por isso, o ideal é verificar junto a organização do local onde o detento se encontra quais as orientação em relação ao tipo de papel, envelope, se existem palavras ou assuntos que não podem ser descritos na carta. Vale ressaltar que, para garantir que as regras do presídio sejam respeitadas, as cartas passam por uma avaliação antes de serem entregues aos detentos.

O mesmo acontece, inclusive, no caso contrário. Ou seja, quando o detento escreve alguma carta, ela também passa por uma avaliação. Somente após a leitura da carta, caso não contenham informações que não podem ser repassadas, é que ela pode ser enviada.

Existem até mesmo papelarias especializadas em enviar cartas e materiais de papelaria para os presídios, respeitando as regras de cada um. Isso permite que o familiar ou amigo tenha o trabalho de apenas escrever a carta, todo o resto é responsabilidade da empresa contratada. Além da carta, alguns familiares enviam itens, como produtos de limpeza, por exemplo. Sendo que eles também precisam obrigatoriamente passar por avaliação antes de ser entregue ao detento.

Veja no próximo tópico a formação correta das cartas enviadas para os detentos no presídio pelos Correios.

como-enviar-cartas-para-detentos Como Enviar Cartas para detentos em Presídios pelos Correios

Formatação da carta enviada para detentos

Em primeiro lugar você deve se lembrar que a sua carta tem o intuito de, além de matar a saudade, acalmar o detento, lembrá-lo de que existem pessoas aqui fora esperando por ele. Evite assuntos relacionados a política e outros tipos de polêmicas. Evite também ressentir ou reclamar de problemas que aconteceram do lado de fora, pense que o detento não poderá resolver nenhum deles agora.

O envio de cartas é a maneira mais simples de entrar em contato com um detento, considerando que para realizar visitas você precisa estar identificado, fazer parte do rol de visitar e possuir uma carteirinha de visitante. No caso das cartas, qualquer pessoas pode fazê-lo.

Mas vamos falar um pouco sobre a formatação da carta enviada para um detento?

Bom, após escrever a carta respeitando o regulamento do presídio, você deve colocá-la em um envelope. No verso dele você deve escrever o nome completo do detento, o número de matrícula e também o raio do mesmo.  Informe também a cela em que o detento está localizado. No local do endereço, devem ser informados os dados do presídio.

Na frente do envelope você deve utilizar seus dados, nome completo, endereço. Feito isso, basta comparecer em uma agência dos Correios para realizar o envio da carta. Lembre-se que será necessário pagar pela postagem. Caso você não possua algum dos dados necessários do detento, será necessário entrar em contato com o presídio onde ele está instalado para solicitar.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como Enviar Cartas para detentos em Presídios pelos Correios O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário