10 Tendências do Varejo para 2024

Fala querido leitor! O setor varejista é muito concorrido e ter estratégias para conseguir atrair e fidelizar clientes é imprescindível para sobreviver. Por conta disso, estar por dentro das tendências e usá-las como ferramentas para potencializar a sua marca ou loja é de extrema importância. Nesse artigo você confere as dez tendências do varejo para 2024. Veja!

varejo-dez-tendencias 10 Tendências do Varejo para 2024

A economia sustentável

Sabemos que uma das grandes preocupações no mundo atual que já vem se tornando uma tendência por todos os cantos é a busca por hábitos mais sustentáveis. Já faz tempo que a sustentabilidade vem se mostrando um ponto decisivo para consumidores escolherem marcas para consumirem e isso vem chegando com tudo no mercado varejista e deve ser uma grande tendência em 2024. Optar por aplicar métodos e conceitos que sejam sustentáveis no espaço físico, bem como optar por trabalhar com marcas que tenham essa pegada.

Marketplace

Uma das tendências que vem com tudo para o varejo em 2024 e você deve usar e abusar é o marketplace. Caso você não conheça esse nome, os marketplaces nada mais são do que as plataformas digitais que funcionam como uma espécie de vitrine ou meio de comunicação entre você e seus potenciais clientes. Eles são importantes formas de potencializar as suas vendas, pois aumentam e muito a sua projeção no mercado. São exemplos de marketplace a Amazon e o Mercado Livre.

Inteligência Artificial

Nos anos de 2023 e 2024 vimos um avanço sem igual relacionado a inteligência virtual, o que fez todo mundo ficar atento com esse novo mundo de possibilidade que se abriu aos nossos olhos. Uma das aplicações de IA dentro do varejo é para análise de oferta e demanda de sua loja, com a ferramenta coletando dados em tempo real dos seus clientes e potenciais clientes e fazendo sugestões para você de acordo conseguir aumentar ainda mais o seu lucro e economizar o seu tempo.

tendecias-para-o-varejo-dez-melhores 10 Tendências do Varejo para 2024

Tecnologia de pagamento

Um dos grandes queridinhos pelos brasileiros na atualidade é, sem sombra de dúvidas, o PIX. Essa forma de pagamento que chegou despretensiosamente facilitou e muito a vida na hora de fazer as compras, mas ela não é a única. A realidade é que cada vez mais novas formas de tecnologia de pagamento tem surgido e vemos uma tendência de digitalização. Por isso, estar atento para conseguir dar aos seus clientes todas as opções e o direito de escolher a forma de pagar é muito importante.

Omnichannel

Nome estranho, não é mesmo? Mas vai se acostumando porque esse conceito deve chegar com tudo no setor varejista em 2024. O omnichannel é uma espécie de integração entre os diferentes canais de comunicação e de venda, como uma espécie de fusão entre eles. Usar essa estratégia é não só inteligente como importante para conseguir reter e integrar o seu cliente através dos mais diversos canais na internet, como sites e redes sociais.

Marketing Holístico

Muito se fala em como é importante o marketing digital, não é mesmo? Mas uma nova tendência muito relacionada ao comportamento dos consumidores é o marketing holístico. O marketing holístico nada mais é do que a empresa ser e mostrar que é engajada em pautas sociais de grande importância e impacto no dia a dia. Dentro do setor varejista, compromissado em uma causa e mergulhar nisso pode atrair e fidelizar clientes que tem a mesma visão que a sua loja.

Social Commerce

Muito mais do que uma rede para as pessoas acompanharem o dia a dia das pessoas que gostam, as redes sociais são campos férteis para a venda de produtos e essa é uma tendência que deve continuar em 2024. Use as redes sociais ao seu favor não só para divulgar, como também como uma opção para facilitar a vida de quem está disposto a comprar os seus produtos. Estar presente na vida dos seus clientes através das redes também é fidelizar.

dez-tendencias-do-varejo 10 Tendências do Varejo para 2024

Experiência personalizada

Uma tendência já bem presente na atualidade e que deve estar cada vez mais inserida e mais forte dentro do varejo são as experiências personalizadas. Nada mais incrível para um cliente do que se sentir único ao ver um espaço e atendimento totalmente personalizado de acordo com o seu perfil. Por isso, apostar em tecnologias capazes de recolherem dados de clientes para ofertar produtos e serviços que são a cara dele é uma ferramenta para lá de poderosa.

Nostalgia

E que tal usar aquela sensação gostosa de levar as pessoas de volta para um ponto específico do passado como uma estratégia para o varejo? Temos visto cada vez mais a volta de elementos de épocas passadas, como é o caso dos anos 2000, que tem vindo com força nos últimos dois anos. Usar essa vibe retrô nostálgica é uma tendência para lá de poderosa e que pode ser um diferencial dentro do varejo.

Clube de assinatura

Os clubes de assinatura são nada mais nada menos do que uma espécie de plano mensal, em que as pessoas pagam para receber um ou mais produtos de seu interesse de forma periódica, normalmente todos os meses, na comodidade de sua casa. Essa é uma tendência interessante para o varejo e que você pode experimentar, seja para surpreender clientes aventureiros, ou para agradar os que gostam de algo mais personalizado.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 Tendências do Varejo para 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário