Saiba o que estudar para o concurso do Branco do Brasil!

Caso você tenha planos de construir uma carreira estável e que te coloque em uma situação financeira confortável, a melhor alternativa é investir nos estudos para passar em um concurso. Dedicar-se para essa prova pode mudar completamente o seu estilo de vida, mas é preciso saber exatamente o que treinar para que a sua rotina de estudos seja estratégica.

como-estudar-para-o-concurso-do-banco-do-brasil Saiba o que estudar para o concurso do Branco do Brasil!

Uma excelente opção é o concurso do Banco do Brasil, uma instituição financeira com anos de atuação no mercado que oferece aos seus funcionários um plano de carreira bastante satisfatório. Se você se vê atuando nessa área, será preciso, por exemplo, ter conhecimento de língua portuguesa, inglesa, matemática, informática e muito mais. Veja, ao longo dos tópicos, dicas sobre como se dar bem nessa avaliação.

O que estudar para o concurso do Banco do Brasil?

Antes da prova, o edital do concurso do Banco do Brasil informa quais serão as matérias cobradas, assim, você estuda exatamente sobre o que vai ser cobrado na avaliação de acordo com o cargo para o qual se candidatou. Confira, nos tópicos a seguir, no que consiste esse conteúdo.

Língua Portuguesa

Estudar língua portuguesa fará toda a diferença, pois essa matéria é cobrada em dois momentos da prova para o concurso do Banco do Brasil, a começar pelas questões objetivas, na primeira etapa, que abrangem regras gramaticais e interpretação de texto.

Já na segunda etapa a língua portuguesa será cobrada na redação, na qual você deverá escrever um texto coeso e fluido sobre o tema proposto. Assim, o corretor avaliará se você sabe aplicar as competências exigidas nas questões objetivas.

Língua Inglesa

Com a globalização, a língua inglesa passou a ser uma demanda cada vez mais comum para o mercado de trabalho. Para o concurso do Banco do Brasil, o conhecimento dessa língua estrangeira tornou-se obrigatório, sendo cobrado em questões objetivas da prova de conhecimentos gerais.

Como se trata de uma empresa com clientes e negócios internacionais, será preciso utilizar a língua no dia a dia, tanto na leitura quanto na escrita de documentos ou para se comunicar com clientes de outros países, especialmente nas áreas de tecnologia e comércio.

Matemática Básica

A matemática básica é mais um conteúdo cobrado nas questões fechadas da prova de conhecimentos gerais. Essas questões abrangem, por exemplo, noções de conjuntos, sistemas de medidas, problemas de contagem e progressões aritméticas.

Nesse momento da prova, serão testadas tanto as suas habilidades de cálculos quanto de pensamento lógico, ambas necessárias para a carreira no banco, pois você estará em contato com valores e transações financeiras o tempo todo.

Matemática Financeira

Por sua vez, a matemática financeira é a matéria que trata de questões como os juros simples e compostos, além de conhecimentos sobre os sistemas de amortização. Também serão cobradas questões sobre conceitos históricos relacionados, por exemplo, ao dinheiro e ao seu valor ao longo dos anos.

Outros conteúdos podem ser referentes aos regimes de capitalização e equivalência financeira, todos ainda presentes na prova de conhecimentos gerais.

Mercado Financeiro

As atualidades do mercado financeiro são cobradas na prova do concurso do Banco do Brasil para avaliar se os candidatos estão por dentro do que está em destaque dentro do sistema bancário atual. Questões sobre, por exemplo, o dinheiro na era digital, os sistemas de pagamentos instantâneos, como o PIX poderão ser cobradas.

Além disso, é preciso estudar sobre as tendências de conceitos como o mobile banking, internet banking, as fintechs, big techs, startups e as criptomoedas, assuntos que estarão no dia a dia de sua carreira na instituição.

Conhecimentos Bancários

A matéria de conhecimentos bancários é cobrada entre as questões de conhecimento específico, ou seja, terá um peso maior na prova do concurso do Banco do Brasil. Essa é uma disciplina cobrada para mais de um cargo, porém, a depender da área de atuação escolhida, será avaliada de maneira diferente.

Seu conteúdo pode estar relacionado, por exemplo, à estrutura do Sistema Financeiro Nacional, aos regimes e taxas de câmbio e juros, além das legislações referentes à proteção de dados, corrupção e segurança cibernética.

Informática

As noções de informática na prova do concurso para o Banco do Brasil são referentes aos conhecimentos sobre os programas com os quais você virá a trabalhar no computador em sua rotina, cobrando, assim, o que você sabe sobre os comandos e funções de cada um desses programas.

Além disso, podem haver perguntas sobre planilhas e quais comandos utilizar no teclado para que sejam feitos cálculos por meio dessas tabelas. Saber sobre a estrutura do próprio computador, como suas placas, portas e entradas também pode ser de grande ajuda.

Vendas e Negociação

A matéria de vendas e negociação geralmente é cobrada na etapa de conhecimentos específicos para cargos como o de agente comercial. Seus conteúdos abrangem, por exemplo, noções de estratégia empresarial, técnicas de venda e habilidades necessárias para negociar da melhor forma com os clientes.

É preciso, também, entender sobre marketing digital e a legislação relacionada ao relacionamento com o cliente e o código de defesa do consumidor. Assim, você estará preparado para lidar com todos os seus direitos e deveres perante quem faz negócios com o banco.

Probabilidade e estatística

Entre os assuntos que podem ser abordados na matéria de probabilidade e estatística na prova do concurso do Banco do Brasil estão as medidas de tendência central e de dispersão, variáveis aleatórias, distribuição normal e binomial, além da probabilidade condicional.

Esse tipo de conteúdo aparece somente na prova de conhecimentos específicos de quem se candidatou ao cargo de agente de tecnologia e geralmente aparece em 5 questões fechadas.

Tecnologia da informação

Para a prova de agente de TI do Banco do Brasil é necessário ter conhecimentos sobre assuntos relacionados, por exemplo, desenvolvimento mobile, estrutura de dados e algoritmos e ferramentas de linguagem e programação.

Essa matéria é equivalente a vendas e negociação para os agentes comerciais e trata-se de um dos assuntos mais importantes para o cargo, pois costuma ser cobrado em um volume maior de questões.

Dicas para estudar para o concurso do Banco do Brasil

Além de saber as matérias cobradas na prova do concurso do Banco do Brasil é preciso organizar a sua rotina de estudos para que seja estratégica e produtiva. Veja, nos tópicos abaixo, algumas dicas sobre como fazer os estudos renderem ao máximo.

Tenha bons equipamentos para estudo

A primeira dica para uma rotina de estudos produtiva é investir em bons equipamentos. Dispositivos móveis como o tablet são a melhor opção para quem deseja manter a qualidade dos estudos onde estiver, pois conta com o desempenho de um computador e a portabilidade de um celular.

O melhor tablet para estudar é aquele que conta com uma boa memória interna, para que você possa fazer downloads de mídias e arquivos, uma boa capacidade de processamento para evitar lentidãos e travamentos, além de  uma tela com bom tamanho e qualidade, assim, você lê textos e analisa imagens de maneira confortável.

Procure um lugar tranquilo e confortável para estudar 

O local onde você irá estudar para a prova do concurso do Banco do Brasil é um detalhe fundamental. Para que você consiga se concentrar ao máximo, a dica é buscar por um lugar calmo, sem um fluxo grande de pessoas, silencioso e que tenha espaço para todos os seus equipamentos. Esse local também precisa contar com móveis confortáveis.

Para que você fique horas sentado sem que isso exija demais de seu corpo, comece investindo em uma boa cadeira para estudos, com apoio para as costas e materiais duráveis, de preferência ergonômica ou ajustável. A mesa precisa estar em uma posição adequada e o computador pode ter um apoio para que o ângulo de visão não prejudique a posição de seu pescoço.

Tenha uma boa rotina

A rotina de estudos para o concurso do Banco do Brasil não se resume apenas às horas em que você passa em frente aos livros ou ao computador. É preciso que todo o seu dia seja saudável para que os conteúdos sejam absorvidos da melhor forma, sem exigir demais de sua saúde mental ou física.

Planeje seus horários para criar uma rotina e conseguir dormir de 6 a 8 horas por noite, invista em uma alimentação saudável e leve para que seu corpo esteja sempre disposto e não deixe de fazer exercícios físicos, que melhoram o seu condicionamento e fazem muito bem para a mente, pois liberam hormônios benéficos como a endorfina.

Organize seu plano de estudos

Para estar bem preparado para o concurso do Banco do Brasil é preciso planejar com calma e estratégia o seu plano de estudos. É pouco produtivo estudar tudo de uma vez, pois são muitos conteúdos de assuntos variados, portanto, vale a pena montar um planejamento adequado à sua rotina.

Você pode, por exemplo, dividir os conteúdos abordados de acordo com cada hora ou dia de estudo, montar cronogramas semanais que se dividem entre a redação e as questões abertas e fechadas e separar um dia para relaxar, cuidando, também, de sua saúde mental.

Lembre de fazer pausas durante os estudos

Para quem você consiga estudar por horas para o concurso do Banco do Brasil sem que isso exija demais de seu corpo e de sua mente, é fundamental planejar pausar durante a sua rotina de estudos. Para por um intervalo de apenas 10 a 15 minutos pode fazer toda a diferença.

É cientificamente comprovado que as pausas durante os momentos de concentração auxiliam, por exemplo, na retenção de informação, otimizando a sua memória e dando um descanso ao cérebro, o que torna o estudo mais produtivo. Aproveite essa pausa para alongar o corpo para mantê-lo confortável.

Aproveite as dicas e saiba como estudar para o concurso do Banco do Brasil!

Como você pôde ver ao longo deste artigo, é preciso se planejar muito bem para estudar para o concurso do Banco do Brasil. Trata-se de uma prova extensa, com conteúdos complexos que precisam ser abordados de maneira estratégica para que você consiga reter todas as informações sem exigir demais de seu corpo e de sua mente.

A depender do cargo para o qual você se candidatou, os conhecimentos variam, portanto, é preciso saber um pouco de tudo para que sua carreira seja de sucesso na instituição. Trata-se de uma excelente oportunidade para uma vida mais estável e confortável financeiramente.

Ao longo dos tópicos, foram oferecidas dicas sobre as principais matérias que costumam ser cobradas nas questões abertas e fechadas, além de instruções para manter a sua rotina de estudos produtiva e saudável. Siga esse passo a passo e tenha um excelente desempenho no dia da prova!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Saiba o que estudar para o concurso do Branco do Brasil! O site mais atualizado de 2024!

Equipe de Redação do Hábito Pragmático (HPG). Todo conteúdo passa um processo de elaboração, verificação e aprovação antes de ser publicado aqui no HPG e periodicamente os artigos são revisados e atualizados para manter uma informação de qualidade. Pragmático significa Prático, Realista e Objetivo, e é exatamente essa a nossa proposta, fornecer um conteúdo de qualidade, prático e de fácil compreensão.
Deixe seu comentário