Como fazer uma carta de agradecimento para clientes

Diversos objetos, situações e costumes deixaram de fazer parte da vida e do dia a dia de diversas pessoas no decorrer dos anos. Entre essas mudanças, muitas alcançaram a nossa forma de nos comunicar. Você lembra a última vez que recebeu e escreveu uma carta?

como-fazer-carta-de-agradecimento Como fazer uma carta de agradecimento para clientes

A evolução da carta

Uma das áreas que mais sofreu mudanças com a chegada da tecnologia, com toda certeza foi a comunicação.
Durante um bom tempo as maneiras de entrar em contato, especialmente com pessoas que encontravam-se muito distantes eram extremamente resumidas, além de bastante demoradas.

Inicialmente a única maneira disponível para nos comunicar era através de cartas. Na época, não existiam os Correios nem toda tecnologia a qual estamos acostumados atualmente. Uma carta demorava consideravelmente para chegar ao destino. Até que enfim a chegada do novo aconteceu, a passos lentos, mas aconteceu, trazendo junto com ele o FAX. Na época era tudo que tinha de mais moderno em relação à comunicação. principalmente por ser uma maneira muito mais rápida de entrar em contato com familiares, amigos, até mesmo para fazer negócios. Imagine pedir ajuda em uma guerra, por exemplo, e só ter resposta meses depois.

Um tempo depois veio o telefone, claro que hoje os modelos são muito diferentes, sendo assim, ainda mais práticos e eficientes do que um fax . É importante que nem todas as pessoas tenham acesso a esses novos produtos, porque na época eram objetos de desejo e eram novos, sendo assim eram caros.

Com um tempo de uso do telefone fixo se normalizando, um ponto fixo foi atualmente pouquíssimas pessoas usando, mas por falta de vontade do que de condição. E foi a vez do aparelho celular, essa proporção uma proporção gigantesca e segue no topo então dias de hoje. Obviamente passou por muitas melhorias, principalmente com o avanço da internet e a tecnologia como um todo. Mas será que todos os avanços, ainda existe gente que escreve e que gosta de receber cartas?

carta-de-agradecimento-para-cliente Como fazer uma carta de agradecimento para clientes

Carta de agradecimento para clientes

Cartas de agradecimento são uma forma de agradecer aos clientes por terem escolhido o seu negócio, reconhecendo que existem outras diversas opções disponíveis e que ele poderia ter escolhido, no entanto, preferiu você. Existem duas opções de fazer essa agradecimento, a primeira é através de um e-mail de agradecimento e a segunda opção seria através da carta. No momento de escolher entre carta ou e-mail é necessário considerar questões importantes como valor disponível para ser utilizado no serviço, quantidade de clientes que receberão o agradecimento, tempo disponível para entrega e também o conteúdo da mensagem.

Para orçamentos mais curtos, o e-mail certamente é a melhor opção, visto que a carta vai gerar custos com papel, impressão, envio, entre outros. Para a carta, também será necessário possuir um prazo maior para recebimento do agradecimento, enquanto o e-mail será enviado e recebido quase que de maneira instantânea. Além disso, dependendo da quantidade de agradecimentos, o e-mail também será a opção mais adequada, uma vez que podemos enviar um e-mail para várias pessoas ao mesmo tempo. Outro ponto importante é o conteúdo e formato do agradecimento que a empresa deseja enviar. Se for uma mensagem extremamente criativa, com gráficos, imagens e muita cor, a melhor opção também torna-se o e-mail, pois encontramos diversas ferramentas que possibilitarão a construção de um texto nesse formato.

A essa altura pode parecer que a melhor opção sempre será o e-mail, mas isso é porque eu deixei o ponto mais importante por último: o seu cliente. Não há quem não goste de se sentir especial e lembrado. Mais do que isso, quase todo mundo gosta de ser surpreendido com um presente, um agradecimento. E nesse caso, a carta de agradecimento certamente faz mais sentido. Principalmente porque, por não ser tão usado, embora seja uma criação antiga, a carta se torna um objeto completamente inovador e inesperado. Veja como fazer uma carta de agradecimento que agrade o seu cliente.

como-fazer-carta-de-agradecimento-para-clientes Como fazer uma carta de agradecimento para clientes

Como fazer uma carta de agradecimento para o cliente

Uma carta exige um pouco mais de cuidado e formalidade do que um e-mail ou uma mensagem em rede social, por exemplo. Então será necessário atentar-se a estrutura básica. Veja abaixo as dicas para fazer a carta de agradecimento perfeita.

  • Comece a sua carta com uma saudação adequada: Você pode usar “Caro”, “Prezado”, “Querido”, acompanhado do nome do seu cliente. Essa saudação é formal, mas mantém um nível de carinho e apreço. Muito cuidado para não errar o nome dos clientes, é importante não cometer um erro logo no início da carta.
  • Evite propagandas: Lembre-se que a intenção é agradecer ao seu cliente pela fidelidade, pelos negócios já efetuados. Não é momento de fazer propagandas da sua empresa. Do contrário, pode parecer que a carta é apenas uma barganha para garantir novas compras ou contratações.
  • Demonstre presença: Além de agradecer, mesmo sem fazer promoção do seu negócio, ofereça a sua ajuda, informe que para o que precisar, estará disponível. Você pode inclusive informar suas redes sociais ou outra maneiras disponíveis para contato.
  • Utilize sua marca e assinatura: Use a logo da sua marca para não deixar dúvidas de quem se trata o remetente, ao finalizar a carta de agradecimento, use também a sua assinatura pessoa.
  • Escolha boas expressões para finalizar: Termine a sua carta com expressões como “Respeitosamente”, “Carinhosamente”, “Atenciosamente”.
Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como fazer uma carta de agradecimento para clientes O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário