Como funciona a chave aleatória do PIX e como gerar uma

Esta ferramenta é muito útil para quem deseja receber transferências de dinheiro de estranhos, pois garante a confidencialidade de determinados dados, e não é por acaso que é utilizada com muita frequência. A Chave Aleatória do PIX é uma forma de aumentar a segurança e a privacidade na hora de transferir valor instantaneamente para os bancos centrais.

Se você quer solicitar um Pix mas tem medo de dar sua chave para alguém que não confia, você está no lugar certo, nós explicamos o que é uma chave aleatória do Pix , sobre seus benefícios e te contamos como gerar e compartilhe o código

sobre-o-sistema-pix.jpg Como funciona a chave aleatória do PIX e como gerar uma
Pix app logo at smartphone screen. 6 Sep, 2023, Sao Paulo, Brazil.

Sobre o sistema PIX

O PIX é um novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, que permite a transferência de dinheiro entre contas bancárias. O PIX funciona como uma espécie de “cartão pré-pago” onde não é necessário ter uma conta em algum banco para usar o serviço.

Por meio do PIX, você pode realizar transações financeiras 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Ele possibilita a transferência de recursos entre contas bancárias, bem como pagamentos e recebimentos de valores entre pessoas físicas ou jurídicas, independentemente da instituição financeira onde se encontram as contas.

Além disso, o PIX também permite que os usuários cadastrem vários meios de pagamento para realizar transações financeiras. Assim, basta escolher qual dos meios você deseja utilizar para realizar sua operação e inserir o código gerado pelo sistema.

O PIX é muito importante para modernizar e facilitar os processos relacionados às transações financeiras no Brasil. Com ele, as pessoas podem fazer compras online ou transferir recursos para familiares e amigos sem precisar se preocupar com taxas altas e longos prazos de compensação dos valores envolvidos nas operações.

o-que-e-a-chave-aleatoria-do-pix.jpg Como funciona a chave aleatória do PIX e como gerar uma
O que é a Chave aleatória do PIX?

A chave aleatória do Pix é uma sequência única gerada automaticamente pelo banco e usada no lugar de outras opções de chave como CPF, CNPJ, número de telefone ou e-mail.

A chave é um código alfanumérico, ou seja, contém letras e números, compostos por 32 caracteres, que podem ser gerados no aplicativo bancário responsável pela conta bancária do usuário.

A chave aleatória pode ser usada para fazer e receber transferências e pode ser alterada pelo usuário a qualquer momento dentro do aplicativo bancário. Cada pessoa pode gerar até cinco chaves aleatórias, sendo que para empresas esse número sobe para 20.

Ao contrário de outros tipos, as chaves aleatórias não podem ser utilizadas para portabilidade. Ou seja, para utilizá-lo em outro banco, é necessário cadastrar um novo código.

Vantagens da Chave Aleatória do PIX

As chaves aleatórias do PIX são muito utilizadas por usuários que desejam mais segurança em suas transações, pois querem evitar prejuízos por fraudes ou erros na hora de digitar a chave. Vejamos agora as vantagens da chave:

Ter mais privacidade

O principal objetivo de usar uma chave aleatória do PIX é ocultar dados de outras opções de chaves. Ou seja, um usuário que não deseja informar seu CPF (ou CNPJ no caso de empresa), seu e-mail ou seu telefone tem este dispositivo capaz de enviar e receber transferências para estranhos com total privacidade.

Porém, mesmo que você utilize esse recurso para receber um valor via Pix, dados como seu banco, nome completo e parte do seu CPF ou CNPJ aparecerão na tela do pagador. Isso é necessário porque verifica se os dados da transferência estão corretos antes de confirmar o pagamento.

Descartabilidade

Caso o usuário não queira deixar pistas da sua chave aleatória, poderá excluí-la em qualquer momento. E caso precise do recurso novamente, basta gerar outra chave.

Singularidade

O Banco Central do Brasil é responsável por validar o código gerado como uma chave aleatória do PIX. A construção garante que nenhum código pode ser duplicado. Isso evita o incômodo de operações repetidas, como transferência de fundos para a conta errada.

saiba-como-gerar-uma-chave-aleatoria-do-pix.jpg Como funciona a chave aleatória do PIX e como gerar uma
Saiba como Gerar uma chave aleatória do PIX

O processo de gerar chave aleatória do PIX pode variar de acordo com o banco ou fintech responsável pelo serviço. Então, vamos revisar algumas das informações fornecidas pelo banco aqui, que podem seguir o mesmo raciocínio, embora sejam um pouco diferentes em seu aplicativo.

  • Primeiro abra o aplicativo do seu banco
  • Entre na área de realização de PIX
  • Entre no espaço onde é realizado o gerenciamento de suas chaves, geralmente
    descrito como “minhas chaves”
  • Selecione a opção para cadastrar uma nova chave, que poderá ser um sinal de mais
  • Marque a opção “Chave aleatória”
  • Para conseguir receber uma transferência, copie a chave e depois envie para o pagador.

Vale ressaltar que sempre que o usuário for usar uma chave aleatória do PIX, deve repetir esses passos.

Como compartilhar uma chave aleatória do PIX?

Para compartilhar uma chave aleatória do PIX, basta copiá-la e enviá-la diretamente do app do banco. Para fazer isso, pressione e segure o ícone por alguns segundos.

Então você pode colá-lo e enviá-lo por e-mail, SMS ou qualquer aplicativo de mensagens como WhatsApp e Telegram. Lembre-se de que esse código continuará funcionando entre suas chaves até que seja removido.

Vale ressaltar que o usuário nunca deve inserir o código manualmente ou tentar deitá-lo em voz alta para o pagador digitar. Devido às longas filas, as chances de perder o personagem e levar dano são altas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como funciona a chave aleatória do PIX e como gerar uma O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário