Carta de recomendação profissional: Modelo e como fazer

Uma Carta de recomendação profissional é um documento escrito que contém informações sobre as capacidades de um funcionário ou ex-funcionário e geralmente é usado para ajudar a candidatura de alguém a empregos ou programas de estudo.

É produzido por um empregador ou professor que conhece o candidato e tem experiência direta de trabalho ou de ensino.

A carta de recomendação profissional normalmente contém informações sobre a experiência profissional do candidato, seu desempenho em empregos anteriores, as qualificações acadêmicas ou profissionais, habilidades especiais, realizações e qualidades pessoais.

carta-de-recomendacao-profissional-modelo-e-como-fazer Carta de recomendação profissional: Modelo e como fazer

Como fazer uma carta de recomendação no Word?

Para fazer uma carta de recomendação profissional no Word, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra o Microsoft Word.
  2. Clique em “Arquivo” e selecione “Novo”.
  3. Escolha o modelo de carta de recomendação que melhor se adapte às suas necessidades.
  4. Insira as informações necessárias na carta, como o nome, endereço e contato do destinatário.
  5. Insira o objetivo da carta.
  6. Descreva as qualidades e habilidades do indivíduo que você está recomendando.
  7. Insira detalhes adicionais, como experiência, atitude e desempenho do indivíduo.
  8. Feche a carta de recomendação com um agradecimento.
  9. Salve o documento e envie-o para o destinatário.

Como fazer uma carta de recomendação de um ex-funcionário?

A carta de recomendação profissional de um Ex-funcionário deve ser escrita e assinada por um gerente ou supervisor que possa oferecer detalhes específicos sobre o desempenho, habilidades e qualidades do empregado. Ela deve incluir o nome do empregado, o cargo que ocupou, o tempo que trabalhou na empresa e qualquer outra informação relevante.

Além disso, é importante destacar algumas habilidades ou realizações do empregado que o destaquem de outras pessoas. Por exemplo, você pode mencionar qualquer trabalho excepcional que ele tenha realizado, tais como aumentar as vendas da empresa, criar novos processos, entre outras.

Ao escrever a carta, você deve destacar a personalidade e as habilidades do ex-funcionário, incluindo exemplos de seu desempenho. Por fim, é importante destacar que você recomenda o empregado para outras empresas, especificando o que o torna uma boa contratação.

Como ter uma carta de recomendação?

A melhor maneira de conseguir uma carta de recomendação profissional é procurar alguém que esteja familiarizado com seus trabalhos e ache que você seja uma boa candidata para o emprego ou oportunidade a qual você está se candidatando.

carta-de-recomendacao-modelo-e-como-fazer Carta de recomendação profissional: Modelo e como fazer

Para obter uma carta de recomendação profissional, entre em contato com essa pessoa e explique por que você precisa da carta e por que ela é a melhor pessoa para escrevê-la.

Peça a ela se ela estaria disposta a escrever a carta e ofereça-se para fornecer alguns documentos relacionados ao seu trabalho ou experiência acadêmica para ajudá-la a escrever a carta.

Também é importante lembrar de agradecer a essa pessoa por seu tempo e esforço. Certifique-se de que a carta seja enviada a tempo para atender às necessidades do processo de candidatura.

Quem escreve a carta de recomendação?

Normalmente, a carta de recomendação profissional é escrita por alguém que conhece bem o candidato, como um professor, chef de departamento, supervisor, mentor, etc.

Quem escreve a carta de recomendação deve ter informações relevantes sobre o candidato e seus trabalhos anteriores, para que possa fornecer um relato válido sobre as habilidades e qualidades do candidato.

Como fazer uma carta de recomendação simples?

Basta seguir o modelo abaixo:

Caro Sr. ou Sra. [Nome do destinatário],

Venho por meio desta carta recomendar [Nome do candidato] para o cargo/posição [Nome do cargo/posição].

Eu já tive o prazer de trabalhar com [Nome do candidato] durante [Período de tempo] e posso dizer que ele/ela é uma pessoa talentosa e extremamente motivada.

Durante o tempo que trabalhamos juntos, [Nome do candidato] demonstrou ter uma forte capacidade de liderança, criatividade e dedicação a todos os projetos que assumiu.

Além disso, ele/ela se destacou por sua habilidade em trabalhar em equipe, alcançar objetivos e lidar com pessoas de diversos setores da empresa.

Não tenho dúvidas de que [Nome do candidato] será um grande reforço para [Nome do cargo/posição] e acredito que ele/ela contribuirá de forma significativa para o crescimento da sua empresa.

Agradeço desde já a sua atenção e fico à disposição para responder quaisquer perguntas adicionais.

Atenciosamente,

[Seu Nome] carta-de-recomendacao-profissional-modelo-fazer Carta de recomendação profissional: Modelo e como fazer

Pode colocar carta de recomendação no currículo?

Sim, é possível colocar cartas de recomendação profissional no currículo, desde que sejam relevantes para a vaga pretendida. As cartas de recomendação devem ser escolhidas com cuidado e incluídas somente se forem relevantes para a vaga. É importante que a carta mencione as qualificações relevantes para o cargo e destaque os aspectos positivos do candidato.

Finalizando, agora que você já sabe de todas as informações sobre a carta de recomendação profissional, além de um Modelo a seguir e todo passo a passo de como fazer, basta preparar a sua e garantir uma boa recolocação no mercado de trabalho.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Carta de recomendação profissional: Modelo e como fazer O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário