Como os hormônios femininos e masculinos influenciam a pele

O aumento ou redução da oleosidade é a principal mudança que você pode sentir devido às alterações hormonais que acontecem no seu corpo

como-os-hormonios-influenciam-a-pele Como os hormônios femininos e masculinos influenciam a pele

Diferente de outros órgãos, a pele não tem um padrão a ser seguido, tanto que você pode lidar com ela mais seca, mais oleosa ou mista, e existem produtos variados que vão te ajudar nos cuidados diários. No entanto, já é comprovado que diferentes hormônios influenciam na saúde da pele, inclusive os femininos e masculinos.

A testosterona e a sua pele

Dentre os muitos hormônios existentes no corpo, a testosterona é tida como um hormônio masculino, mas, mesmo as mulheres o produzem em menor quantidade. Neles, a produção acontece nos testículos e nas glândulas adrenais, nelas, nos ovários e, também, nas glândulas adrenais.

Além de questões relacionadas com o corpo feminino e masculino, a testosterona é quem influencia sua pele a ficar mais seca ou oleosa. Tanto que as temidas espinhas surgem quando esse hormônio está em desequilíbrio. Quando isso ocorre, além de visitar o endocrinologista, é importante usar produtos como o ácido glicólico ou mandélico para reduzir a acne e a aparência dos poros, sem espremer as espinhas ou os cravos.

A barreira lipídica é importante para a pele, por isso é preciso que a testosterona atue no organismo, afinal, é essa barreira que impede a perda de água. Inclusive, quando o desequilíbrio envolve a falta do hormônio, a pele pode ficar mais seca.

O estrogênio e a sua pele

As mulheres já estão acostumadas a lidar com o estrogênio, afinal, ele atua no ciclo menstrual. No entanto, os homens também produzem esse hormônio, mas em menor quantidade, tanto nos testículos quanto no córtex da suprarrenal. Nelas, a produção é mais intensa nos ovários.

E o estrogênio também interfere na saúde da pele? A resposta é sim, ainda mais quando se fala na hidratação, na produção de colágeno e nas linhas de expressão. Tanto que, as mulheres, após determinada idade, com a chegada da menopausa, notam a pele mais seca, resultado da baixa na produção do estrogênio. Aí aumentam os cuidados com a pele e o médico pode sugerir a reposição hormonal caso outros sintomas incomodem.

Além de contribuir para a saúde da pele, a função do estrogênio é atuar no crescimento do endométrio ao longo do ciclo menstrual. Quando está em baixa, situação comum no início da menstruação, a pele fica mais oleosa.

A influência da progesterona

Outro hormônio bastante conhecido por elas, a progesterona não é apenas o hormônio que prepara o corpo para a gestação. Ela também vai deixar sua pele mais oleosa ou seca, tudo depende de como está a produção de sebo.

Se você notou seu rosto mais seco, saiba que isso pode estar relacionado com seu ciclo menstrual. Na fase lútea, a progesterona está alta e o corpo produz menos oleosidade, então, prepare-se para caprichar na hidratação e cuidar ainda mais da sua pele.

Na situação inversa, quando a progesterona está baixa, a pele pode ficar mais oleosa ou equilibrada. Ou seja, há melhora na barreira cutânea e as células conseguem reter mais água, deixando a pele mais hidratada.

A acne hormonal

Alterações nos níveis dos hormônios femininos e masculinos estão relacionadas à acne hormonal. Na verdade, a causa é a produção elevada de testosterona e o consequente aumento da oleosidade da pele. Com a maior produção de sebo, os poros entopem e a acne aparece no rosto em regiões específicas, como queixo, mandíbula e pescoço.

Na adolescência, você pode ter lidado bastante com esse tipo de acne, mas as mulheres adultas também podem enfrentar as temidas espinhas. Nesse caso, a alteração hormonal ocorre por causa da gravidez, da menopausa e até mesmo do ciclo menstrual.

Além da região específica em que as espinhas aparecem, você irá notar que são dolorosas e bastante inflamadas. Mesmo que fique tentada a espremer, passe longe dessa ideia, já que pode piorar a situação. O ideal é conversar com seu médico para entender o melhor tratamento que pode, inclusive, envolver a pílula anticoncepcional.

No mais, limpeza diária, hábitos alimentares saudáveis, redução do estresse e uso de produtos próprios para a pele acneica são recomendados para diminuir as lesões e melhorar a autoestima.

Como manter a pele saudável e livre da acne

De causa hormonal ou não, a acne é uma questão que pede cuidados diários específicos. Assim, para que sua pele esteja sempre saudável e com a produção equilibrada de sebo, é indicado:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • Dormir bem;
  • Controlar o estresse e a ansiedade;
  • Visitar o dermatologista e o endocrinologista.
Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como os hormônios femininos e masculinos influenciam a pele O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário