Como pagar INSS como autônomo 2024

Você trabalha como um autônomo? Então saiba, ao ler este artigo, como pagar INSS como autônomo em 2024. Ao fazer sua contribuição para a Previdência Social, você poderá, além de se aposentar no momento certo, ter direito a diversos benefícios.

Como-pagar-INSS-como-autonomo-2024 Como pagar INSS como autônomo 2024

O que é um autônomo

Ser autônomo significa que a pessoa trabalha de forma liberal. Ou seja, a pessoa presta seus serviços, mas não possui nenhum vínculo empregatício com nenhuma empresa. Sendo assim, não possui registro em carteira de trabalho (CLT).

Geralmente, o autônomoINSS 2024 é protegido por lei através de um contrato de prestação de serviços.

Este tipo de trabalho é muito comum nos meios digitais, por exemplo.

Outra característica muito comum, é que esse tipo de trabalhador possui um CNPJ. Com isso, é considerado uma pessoa jurídica.

Mas, como não é registrado em carteira, ele acaba não contribuindo para o INSS. Isso então impacta na sua aposentadoria.

Por que um autônomo deve contribuir para o INSS em 2024

Além da tão famosa aposentadoria, o autônomo INSS 2024 tem direito a pedir outros benefícios. Sendo assim, o trabalhador consegue acesso a auxílios garantidos pela Previdência Social, como: Aposentadoria por invalidez; Auxílio Maternidade; Auxílio Doença; Pensão por Morte; entre outros.

Com isso, se você é um autônomo, deve pensar em contribuir para o INSS. Mas, qual o valor dessa contribuição? É o que veremos a seguir.

INSS-como-autonomo-2024-GPS Como pagar INSS como autônomo 2024

Valor de contribuição INSS autônomo 2024

O valor da contribuição para autônomo INSS 2024 varia de acordo com a renda. Além disso, a taxa de contribuição varia se serviço prestado pelo autônomo é para empresas ou para pessoas físicas.

Com isso, cada situação possui uma taxa específica e a aposentadoria é realizada de formas diferenciadas.

Sendo assim, a primeira situação é com relação a serviços prestados a empresas. Neste caso, é a própria empresa que paga a contribuição do autônomo. Isso mesmo! A empresa deverá, como um funcionário padrão, realizar o pagamento.

Agora, se o autônomo trabalha com serviços prestados a pessoas físicas, então existem três situações de contribuição.

A primeira, e a mais comum, é de uma contribuição de 20% do valor recebido no mês ou até o teto da aposentadoria. Com isso, a garantia de aposentadoria por tempo de contribuição (CTC) ou por idade.

A segunda situação é autônomo que possui baixa renda. Assim, o valor da contribuição é fixo. O autônomo então deverá pagar 5% do valor de um salário mínimo. Entretanto, o trabalhador só terá direito à aposentadoria por idade. Esse ainda é o valor mínimo para a contribuição de um autônomo no INSS 2024.

A terceira situação de contribuição é para autônomos que possuem plano simplificado, ou seja, só prestam serviços para pessoas físicas. Nestes casos, o valor também é fixado. Aqui, se deve pagar uma contribuição de 11% do salário mínimo. Assim como no caso anterior, o trabalhador só terá direito à aposentadoria por idade.

INSS-como-autonomo-2024 Como pagar INSS como autônomo 2024

Qual o valor da aposentadoria de um autônomo?

Como vimos, existem diversos valores que você pode contribuir para com o INSS. Sendo assim, sua aposentadoria estará garantida. Mas, qual o valor dela?

O autônomo que paga 5% ou 11%, tem direito a uma aposentadoria no valor do salário mínimo vigente. Já aquele que paga uma taxa de contribuição de 20% ou mais, poderá, além de se aposentar por tempo de contribuição, sua aposentadoria será maior do que um salário mínimo.

Bom, agora que vimos as vantagens de pagar o INSS como autônomo, os valores de contribuição e de aposentadoria, devemos ver como faz para começar a sua contribuição.

Como pagar INSS como autônomo 2024

Antes de fazer seu cadastro no site da Previdência Social, você deverá descobrir seu número do PIS (Programa de Integração Social) ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador). No caso de autônomo, você precisará do número do NIT, se você nunca foi registrado em carteira.

Para saber o número do NIT é muito fácil. Basta ir no site do CNIS e ir na opção cidadão. Assim, coloque em Inscrição e depois em Filiado. Preencha então os dados pedidos pela plataforma e uma mensagem irá aparecer, dizendo se você já possui o cadastro e o número de seu NIT. Caso não possua, poderá fazer pela plataforma mesmo.

Assim que você já descobriu o seu número de identificação, já pode usá-lo para fazer seu cadastro no INSS.

Para isso, vá no site oficial do INSS e clique na opção de Realizar Inscrição no INSS. Com isso, siga os passos dados pelo site e escolha a forma de contribuição, em um dos modelos que falamos anteriormente.

Assim, o autônomo INSS 2024 gerar uma Guia da Previdência Social (GPS). Para pagar essa guia é muito fácil, podendo ser feito diretamente do seu aplicativo do banco, por exemplo. Além disso, se optar por pagamento presencial, poderá realizar o processo através do caixa eletrônico.

Além disso, para emitir novas guias, poderá realizar o processo pelo site novamente ou pelo aplicativo Meu INSS.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como pagar INSS como autônomo 2024 O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário