Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Como pagar IPVA 2023 parcelado com cartão de crédito

Publicado

em

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto que é cobrado no Brasil e incide sobre aqueles que possuem a propriedade de um veículo automotor.

Esse imposto é considerado estadual, ou seja, somente o Distrito Federal e os Estados possuem competência para cobrá-lo de acordo com o artigo de número 155 da Constituição Federal.

O IPVA é cobrado a partir do seu fator gerador, que consiste sobre a propriedade de um veículo automotor, não sendo incluído o porte de aeronaves e embarcações.

como-pagar-ipva-parcelado-com-cartao Como pagar IPVA 2023 parcelado com cartão de crédito

Sendo o IPVA um imposto cobrado em solo brasileiro, ele é por padrão, considerado uma prestação perlocucionária e compulsória.

Aqueles que exercem o pagamento e são considerados os contribuintes desses impostos, são aqueles que possuem propriedade sobre os veículos automotores.

A referência utilizada para a cobrança desse imposto, é determinada diferentemente por cada um dos governos estaduais, possuindo como base o seu critério próprio.

O cálculo funciona e tem como base, o valor do veículo, que fica estabelecido pelo determinado Estado, que cobra o valor desse imposto.

Os valores que podem ser cobrados pelo IPVA variam de estado para estado. Os maiores valores que são cobrados são de 4% em alguns estados, sendo comumente cobrados entre 1% e 3%.

O IPVA teve sua fundação no ano de 1969 e inicialmente realizava atividades que eram vinculadas aos gastos relacionados com o meio de sistema de transportes.

Como funciona o pagamento do IPVA

Alguns contribuintes possuem débitos com o Detran de seu estado e necessitam realizar o pagamento de seu IPVA, visando quitar todas as pendências e evitando possíveis prejuízos futuros.

Por esse motivo, vamos conhecer as maneiras de consulta do IPVA, como realizar o pagamento e como o mesmo poderá ser realizado parcelado e com o cartão de crédito.

como-pagar-ipva-parcelado-com-cartao-de Como pagar IPVA 2023 parcelado com cartão de crédito

Como realizar a consulta do IPVA

Sendo um pagamento feito anualmente, a melhor maneira de realizar essa consulta é por meio do site ou portal do Detran da cidade em que o proprietário do veículo resida.

Além disso, o site da Secretaria da Fazenda também realiza essa consulta e disponibiliza o calendário para que seja possível realizar essa consulta.

Esse calendário estabelece as datas referentes aos pagamentos que deverão ser realizados e são divididos de acordo com a parte final do emplacamento do veículo.

Para que seja possível consultar a sua pendência, o usuário deverá seguir os seguintes passos:

– Acessar o site do Detran da sua cidade;

– Clique na opção “Serviços”;

– Clique na opção “Consultas”;

– Informe os dados que serão solicitados para a realização da consulta.

Feito isso o usuário terá acesso a todas as pendências que estiverem vinculadas ao seu nome. Vale ressaltar que essa consulta pode informar pendências não vinculadas ao FGTS.

como-pagar-ipva-parcelado-com-cartao-de-credito Como pagar IPVA 2023 parcelado com cartão de crédito

Como realizar o pagamento do FGTS 2023 utilizando o cartão de crédito

O parcelamento do FGTS pode ser feito pelo portal do Detran após a consulta do débito. Porém, esse parcelamento do IPVA às vezes precisa ser maior que o oferecido.

Por esse motivo, diversas empresas proporcionam que esse parcelamento do FGTS possa ser maior do comumente oferecido, que está na faixa dos 3x.

No entanto, com esse parcelamento, o valor pode ficar um pouco maior por conta dos juros acrescidos. Com isso, fica a cargo das empresas o valor dos juros e como serão cobrados.

Além disso, é de suma importância que os devidos prazos estabelecidos pelo Detran sejam cumpridos e pagos em dia. Caso esses valores ultrapassem os prazos, os valores podem ser acrescidos em até 20%.

Entre essas penalidades referentes ao atraso no pagamento, possui uma multa que causa 7 pontos na carteira, apreensão do veículo pertencente ao usuário e uma cobrança que chega ao valor de 293 reais.

No momento em que o usuário realizar acesso ao débito, serão exibidas todas as opções de pagamento no portal de pagamento. Além do pagamento do IPVA, o usuário pode optar pelo pagamento de outros débitos.

Aqueles que possuírem o pagamento do IPVA atrasado, também tem a possibilidade de realizar o parcelamento desse débito. Possuindo novos prazos e um pagamento facilitado.

Para acessar as empresas que disponibilizam outras opções de parcelamento, os usuários devem seguir os seguintes passos:

– Acessar o site da SEFAZ da cidade em que reside;

– Clique na opção “IPVA”;

– Busque pela opção “Débitos”;

– Clique na opção “Parcelamentos”;

– Realize o preenchimento do formulário que será exibido e informe a quantidade de parcelas que deseja efetuar o pagamento.

Além disso, as empresas possuem autonomia para definir quais as condições comerciais de suas transações, as bandeiras dos cartões que serão utilizados, a quantidade de parcelas, o valor dos juros e as taxas que serão cobradas.

Feito isso, serão exibidos todos os juros e acréscimos referentes ao parcelamento. Com isso, o usuário terá realizado o pagamento parcelado com sucesso.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como pagar IPVA 2023 parcelado com cartão de crédito em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.