Como Regularizar as Contribuições do INSS atrasadas

Pagar as Guias da Previdência Social (GPS) atrasadas é uma das dúvidas principais dos segurados que por algum motivo deixaram de fazer a sua contribuição para a previdência social em algum momento ao longo da vida.

Além disso, muita gente tem na história alguns anos de trabalho, do qual não foi recolhido o INSS da maneira que deveria.

Talvez você tenha esquecido de pagar o INSS do mês anterior, ou tenha ficado por anos sem pagar nada. Sendo assim, se você possui interesse neste artigo, é bem possível que esse seja o seu caso.

Provavelmente, uma das dúvidas mais frequentes de quem está nessa situação é: “como pagar Guias das Previdência em atraso de forma que dê tempo para se aposentar”?

Isso é um assunto um tanto delicado, pois, não é todo mundo que pode fazer a contribuição em atraso e também não são todas as pessoas que precisam contribuir quando está em atraso. Leia até o final para entender melhor.

regularizar-contribuicoes-inss-atrasadas-1024x585 Como Regularizar as Contribuições do INSS atrasadas

Algumas pessoas não precisam pagar o INSS atrasado:

Antes de se desesperar e começar a fazer os cálculos para pagar o seu INSS em atraso, você deve saber se é necessário realmente pagar o INSS. Afinal, não é em toda situação que a obrigação de pagar o INSS é sua. Em muitos casos, você não precisará pagar nada.

De acordo com o INSS, basta apenas fazer a comprovação que você estava trabalhando na época para o INSS considerar este período para sua tão sonhada aposentadoria.

Existem alguns casos mais populares, em que não é necessário o recolhimento atrasado, são eles:

  • Os trabalhadores rurais antes do ano de 1991;
  • Prestação de serviço como autônomo para uma pessoa jurídica após o ano de 2003;
  • Trabalho informal, sem registro algum em carteira.

Caso você já tenha trabalhado algum tempo em condições como essa, então, não perca seu tempo calculando qual será o valor das suas GPS.

O ideal seria, procurar os documentos necessários para contagem desse tempo sem pagar nada. Pois, na época não era sua a obrigação de pagar o INSS, ou seja, você não poderá ser penalizado por conta disso.

Em um caso como esse, pegue todos os documentos que comprovem o seu trabalho nesse período e agende o serviço atualização de tempo de contribuição.

regularizar-inss-atrasado-1024x585 Como Regularizar as Contribuições do INSS atrasadas

Como fazer para regularizar as contribuições

Antes de mais nada, é preciso saber quem são as pessoas que podem pagar as suas contribuições em atraso.

Por isso, saiba que é preciso ter alguns pré-requisitos antes de consolidar qualquer pagamento ou talvez o tempo pago em atraso pode não ser contabilizado para a aposentadoria.

Então, isso quer dizer que não basta apenas pagar alguns meses de atraso para adiantar a aposentadoria. Caso você faça isso, sem se atentar as regras exigidas, poderá simplesmente perder todo o seu dinheiro.

Observe quem são as pessoas que podem pagar em atraso, primeiro é o contribuinte individual, que são os autônomos, como diaristas, pintores, vendedores ambulantes e outros.

Podendo pagar a contribuição em atraso a qualquer momento.

O segundo grupo dos que podem pagar são os contribuintes facultativos, que são aquelas pessoas com mais de 16 anos que não possuem renda própria e querem contribuir mesmo assim, como por exemplo, desempregados, donos de casa e etc. Podendo pagar a contribuição com até seis meses de atraso

Como calcular multas e juros:

Agora, para saber sobre multas e juros referente ao atraso com menos de 5 anos das suas contribuições, você deverá entrar no site da receita federal.

Com isso, basta preencher corretamente todos os campos e esperar que o próprio site calcule o quanto deverá pagar. Assim, você poderá escolher quanto irá pagar ao final.

Já para dívidas com mais de 5 anos de atraso existe uma outra regra e o valor a ser pago não pode ser escolhido.

O valor pago a cada mês pelo contribuinte é 20% de uma média de 80% das suas maiores contribuições, já corrigidas, desde julho de 1994 até o mês anterior ao pagamento em atraso.

Em suma, faça o recolhimento das contribuições em atraso calculando o valor direto da internet se o período atrasado estiver menor que 5 anos. Já para períodos maiores que esse, é necessário ir até uma agência do INSS.

inss-atrasado-1024x585 Como Regularizar as Contribuições do INSS atrasadas

Para regularizar as contribuições do INSS não basta apenas fazer os pagamentos atrasados:

Em alguns casos, é possível ver que não basta apenas recolher o INSS atrasado, antes é preciso regularizar a situação.

Tal procedimento dependerá da comprovação de você exerceu alguma atividade no período em que você deseja pagar o atraso, ou seja, sem regularizar qualquer pendência no INSS, de nada adiantará fazer os pagamentos em atraso, pois, você apenas desperdiçará o dinheiro.

A regularização deverá ser em uma agência do INSS pelo serviço “atualização de tempo de contribuição.”

 Por isso, o serviço poderá ser agendado diretamente no INSS ou deverá solicitar sempre que fizer o requerimento de um benefício, como aposentadoria, pensão ou auxílio ao INSS.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como Regularizar as Contribuições do INSS atrasadas O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário