Como saber se uma criptomoeda ou token é scam ou verdadeira

Fala investidor, com mais de 21.000 tokens negociados no mercado, de acordo com os dados mais recentes da CoinMarketCap, os investidores devem garantir que não sejam enganados ao comprar criptomoedas e tokens. Confira nossas dicas.

criptomoedas-o-que-sao-para-que-servem-como-investir-1 Como saber se uma criptomoeda ou token é scam ou verdadeira

O que são criptomoedas

Criptomoeda quer dizer que qualquer forma de moeda que existe digitalmente ou virtualmente e usa criptografia para que as transações sejam seguras . As criptomoedas não têm uma autoridade central de emissão ou reguladora. É um sistema que permite que qualquer pessoa envie e receba pagamentos de onde estiver. Ao contrário da moeda física, que é transportada e trocada no mundo real, os pagamentos com criptomoedas existem apenas como valores digitais em bancos de dados online que registram transações específicas. Quando são transferidos os montantes de criptomoeda , é registrada em um documento parecido com o livro. As criptomoedas ficam em carteiras ditais.

Como as criptomoedas funcionam

As criptomoedas funcionam em um livro público que se chama blockchain. Este é um registro de todas as transações recentes mantidas pelos detentores de tokens. As unidades de criptomoeda são criadas por meio de um processo chamado mineração que usa poder computacional para resolver problemas matemáticos complexos para gerar moedas. Se você possui criptomoeda, não possui nenhum objeto físico, mas uma chave que permite transferir registros ou unidades de medida de uma pessoa para outra sem a necessidade de um terceiro confiável.

Como surgiram as criptomoedas

A Bitcoin foi a primeira criptomoeda criada ela  nasceu em 31 de outubro de 2008. Naquele dia, o criador (ou criadores) da criptomoeda com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto enviou um e-mail para qualquer pessoa interessada em criptografia. No corpo da mensagem, ele escreveu que estava “desenvolvendo um novo sistema de dinheiro eletrônico totalmente ponto a ponto sem terceiros confiáveis”. Ele também inseriu um link em inglês para o white paper (manual) sobre criptomoedas. No documento de nove páginas, Satoshi Nakamoto descreveu brevemente os fundamentos do Bitcoin com base em quatro pontos principais: É uma rede peer-to-peer que evita gastos duplos (as mesmas moedas podem ser enviadas várias vezes); elimina a necessidade de intermediários como bancos; permite que os participantes permaneçam anônimos; e usa prova de trabalho (um algoritmo) para gerar bitcoins (um para minerar o processo de mineração) e evitar esse gasto duplo.

No manual, Satoshi Nakamoto também estipulou que o fornecimento de BTC é limitado. No total, apenas 21 milhões de unidades podem ser extraídas (feitas) até 2140, tornando-as escassas. Em outubro de 2023, 18,8 milhões de bitcoins foram emitidos, de acordo com o agregador Coingecko. EO Bitcoin existe desde 2009, mas a aplicação da tecnologia de criptomoeda e blockchain no setor financeiro ainda está em sua infância, e mais usos são esperados no futuro. Nesse bloco, chamado Genesis, Satoshi Nakamoto escreveu a mensagem criptografada “The Times 03/Jan/2009 Chancellor of the Exchequer à beira de um segundo resgate de bancos”. O texto, que significa “o chanceler está prestes a entregar um segundo resgate aos bancos” em português, era uma alusão à manchete do jornal britânico The Times na época. Essas palavras foram interpretadas como indicando a motivação de Satoshi Nakamoto para criar a criptomoeda.

Bitcoin-criptomoeda-deixa-a-desconfianca Como saber se uma criptomoeda ou token é scam ou verdadeira

O que são token

Um token é um dispositivo eletrônico que gera uma senha, geralmente sem estar fisicamente conectado a um computador, e em algumas versões também pode ser conectado a uma porta USB. Há também uma variante de cartões inteligentes e smartphones que são capazes de realizar as mesmas tarefas que os tokens. Os modelos OTP (One Time Password) podem ser baseados em tempo, gerando uma senha dinâmica a cada porção de tempo predeterminada (por exemplo, a cada 36 segundos), ou baseados em eventos, gerando uma senha toda vez que um botão é clicado, que é sempre uso, não depende do tempo. Existem outras funções de token OTP, como desafio/resposta, em que o usuário lê um desafio digital gerado em um site ou aplicativo, insere esse desafio no token e obtém uma resposta que deve ser inserida no site ou aplicativo – essa função é usada para Verificar a autenticidade de um site ou aplicativo.

Como saber se uma criptomoeda ou token é scam ou verdadeira

1- O código foi verificado no Etherscan A primeira etapa aqui é encontrar o endereço do token que você deseja investigar. Você pode encontrá-lo acessando sites como o CoinMarketCap e clicando em “Contratos” nas propriedades do token definidas no lado esquerdo da página, logo abaixo do seu ID. Também pode ser encontrado diretamente digitando o nome da moeda sob investigação através da ferramenta de busca Etherscan.

2. Verifique a seção de comentários do Etherscan A última aba à direita, na mesma seção onde você pode inspecionar o código, tem um espaço para comentários. Se houver reclamações ou mesmo acusações de que a moeda é uma farsa, é melhor ter cuidado. Este provavelmente não é um investimento sólido.

conceito-de-criptomoeda-com-bitcoin_ Como saber se uma criptomoeda ou token é scam ou verdadeira

3. Use o Google e as redes sociais para pesquisar informações O token pode ser descartado se nenhum site for encontrado na Internet após uma pesquisa básica no Google. No entanto, os golpistas dificilmente deixam de tomar esses cuidados básicos. Assim, após acessar o site de um projeto específico, procure o white paper, que deve conter informações básicas sobre o token, como seu caso de uso, modelo econômico etc. A mera existência de um white paper pode causar uma boa impressão se um investidor não tiver conhecimento técnico do mercado de criptomoedas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como saber se uma criptomoeda ou token é scam ou verdadeira O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário