PT pediu para STF proibir pessoas que tem dívidas de dirigir?

Quem tem dívida não pode dirigir?

Sem dúvidas, ultimamente não está faltando notícias falsas ou distorcidas sendo compartilhadas a respeito do governo Lula. Então, muitas dessas notícias ganham muita força nas redes e acabam gerando muita desinformação nas redes sociais. Então, é preciso estar sempre atento sobre o que está sendo compartilhado e checar sempre as informações. Por exemplo, nos últimos dias está circulando a notícia de que o PT pediu para STF proibir pessoas que tem dívidas de dirigir, mas, será que é verdade que quem tem divida não poderá mais dirigir? Vamos conferir logo a seguir.

PT-pediu-para-STF-proibir-pessoas-que-tem-dividas-de-dirigir PT pediu para STF proibir pessoas que tem dívidas de dirigir?

PT pediu para STF proibir pessoas que tem dívidas de dirigir?

Segundo esses textos que tem circulado nas redes sociais e estão sendo bastante compartilhados, o PT teria feito um pedido ao STF para proibir  pessoas que possuem dívidas de poder dirigir. Dessa forma, o Supremo depois decidiu após pedido do partido que a carteira de habilitação e o passaporte de todas as pessoas pudessem ser apreendidos em caso de pessoas com dívidas na Justiça.

Leia a seguir algumas dessas mensagens que estão circulando nas redes: Primeira Versão: “A pedido do PT, STF decide que quem não quitar dívidas não poderá mais dirigir e nem sair do país”. Segunda versão: “Amigos que fizeram o L, espero que todos estejam com o CPF regular, porque agora, graças a uma ação do PT, dívidas serão passíveis de recolhimento de CNH e Passaporte. E tinha debilóide que ainda achava que o PT governava pra pobre”.

Terceira versão: “A PEDIDO DO PT, STF DECIDE APREENSÃO DE CNH E PASSAPORTE DOS BRASILEIROS COM O NOME SUJO O Supremo Tribunal Federal julgou uma ação do Partido dos trabalhadores(PT) que obriga a apreensão de documentos, como CNH e passaporte, de pessoas que estejam com dívidas ativas e o nome nas listas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.” Quarta versão 4: “ATENÇÃO !! O PT ENTROU COM UM PEDIDO HOJE NO S.T.F. QUEM NÃO QUITAR DÍVIDA NÃO VAI PODER VIAJAR, RENOVAR SUA CNH E DIRIGIR.”

Sendo assim, rapidamente essas informações se espalharam em inúmeros sites e redes de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. E, com isso, foram disparadas também inúmeras críticas ao atual presidente Lula obviamente. No entanto, poucos sabem que essa é uma história falsa, pois, o PT não teria pedido ao STF que cobrasse as dívidas e proibisse as pessoas de dirigir.

Essa informação é verdadeira ou falsa?

Portanto, ao ir em busca da notícia e pesquisar mais afundo, dá para notar que se trata de uma notícia totalmente falsa. Pois, na verdade, o que aconteceu foi que o Plenário da corte declarou constitucional um dispositivo do Código de Processo Civil que estaria apontando para medidas obrigatórias com intuito de promover o cumprimento de decisões judiciais.

Entre essas medidas, que é válida para qualquer tipo de decisão da Justiça, estava também a apreensão da CNH e também do passaporte. Dessa forma, é possível identificar o primeiro erro na notícia, pois, não diz respeito a “apreender CNH de que está no SPC” e sim, usar medidas que ajudem a cumprir as decisões da Justiça.

Por exemplo, aplicar multas em um cidadão por cometer algum crime ou não pagar pensão alimentícia e impostos, são coisas que não estão ligadas com fato de ter o nome no Serasa e no SPC. Outro ponto importante, é que essa decisão não partiu do PT, na verdade, o julgamento, que é da Ação de Inconstitucionalidade 5941 (ADI 5941), da qual surgiu após o PT questionar a constitucionalidade das medidas.

Por fim, essa é mais uma informação falsa, pois, o PT não pediu para que quem tivesse o nome sujo no SPC fosse proibido de dirigir e nem existe nada sobre essa decisão do STF. Então, é importante reforçar a necessidade de checar as informações antes de compartilhar a notícia sempre.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news PT pediu para STF proibir pessoas que tem dívidas de dirigir? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário