Como vender doces pelo Instagram: 5 dicas infalíveis

A internet possibilitou a expansão de muitos negócios que antes eram limitados a determinadas localizações geográficas. Isso porque, com um mundo cada vez mais conectado, já é possível conhecer muitos produtos e serviços que antes não seriam vistos. No ramo da confeitaria, pequenas empresas e mesmo profissionais autônomos têm aproveitado essa oportunidade, e a parte boa é que o investimento inicial pode ser muito baixo.

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Seja como profissão em tempo integral ou como uma forma de conseguir dinheiro extra, vender doces pode ser uma das escolhas mais rentáveis no ramo da gastronomia atualmente. Algumas estratégias de marketing são sempre bem-vindas para impulsionar pequenas empresas, por isso, acompanhe algumas das dicas que podem fazer crescer o negócio através do Instagram!

  1. Mantenha um Instagram organizado

A primeira impressão é a que fica, e essa premissa aplica-se a muitas áreas. No caso dos negócios que vendem produtos ou serviços através do Instagram, isso não é diferente. Sendo assim, é fundamental que o vendedor aposte no branding da marca, por mais nova que ela seja no mercado. De forma simples, branding nada mais é do que um conjunto de ações que indica o posicionamento da marca com textos, imagens e principalmente uma identidade visual bem definida (o que inclui a necessidade de criar um logo bem pensado, cores adequadas, fontes confortáveis etc.). No caso da venda de doces, não basta que os doces sejam bons, é preciso que eles pareçam bons. Isso envolve desde boas fotos e edições até legendas convidativas. Todo esse investimento transmite ao público uma imagem profissional mais organizada, e desperta muito mais confiança. Pode parecer complicado, num primeiro momento, ter de pensar em todos esses elementos para a construção de um simples perfil de Instagram. No entanto, a longo prazo, esse certamente vai ser um diferencial.

  1. Produza conteúdo de alta qualidade

Quando o assunto são as vendas no Instagram, o conteúdo é uma peça fundamental para o sucesso de um negócio. Fazer publicações com fotos de qualidade, que despertem a atenção do cliente, é extremamente importante, juntamente com boas descrições dos produtos. Elas devem responder a todas as dúvidas que os clientes possam ter, por exemplo, se o produto é adequado para vegetarianos ou intolerantes ao glúten. Além disso, uma boa dica na hora de criar legendas é o uso de um caractere invisível que pode tornar o texto mais organizado, com espaçamentos entre as frases — contribuindo para a legibilidade.

  1. Interaja com o público

Um bom Instagram é uma via de mão-dupla. Ao mesmo tempo que o vendedor produz conteúdo para atrair a atenção do público, ele também precisa aprender a interpretar e interagir com a sua audiência. Isso significa responder a todas as interações, seja por comentários ou mensagens diretas, de forma rápida e eficiente — sempre garantindo a satisfação dos interlocutores. Mesmo os comentários com possíveis críticas ou potencial agressivo devem ser respondidos de forma educada, tentando resolver o problema dos clientes. É extremamente importante não responder com os nervos à flor da pele, afinal de contas, por mais que o negócio se limite a apenas um proprietário, ele não deve refletir uma postura pessoal, mas profissional. Além disso, outra forma muito interessante de interagir com o público do Instagram é através de enquetes ou caixinhas de perguntas, por exemplo, assim é possível entender o que engaja mais a audiência.

  1. Seja constante

Pode parecer difícil no início, principalmente quando os clientes ainda não tiverem aparecido, mesmo assim, a constância é a principal chave para o sucesso. Algumas fotos podem ter demorado horas para serem editadas e mesmo assim não receberem nenhum comentário. Isso faz parte do processo! Não desanime e lembre-se de que as coisas demoram tempo. No caso das vendas online, as pessoas insistentes conseguem resultados louváveis, por exemplo, é possível começar vendendo bolos e, num futuro não tão distante, passar a vender cursos online ensinando o que aprendeu na área. É fundamental continuar produzindo conteúdos e divulgando os produtos mesmo que a audiência seja pequena!

  1. Faça parcerias

Outra forma interessante para aumentar a venda de doces pelo Instagram é fazendo parcerias com outros perfis. Essas parcerias precisam ser produtivas para os dois lados, e os perfis precisam ter alguma relação (não seria o mais indicado para uma confeitaria de doces veganos, por exemplo, fazer uma parceria com um açougue!). Imagine uma doceira que costuma fazer bombons artesanais para a venda. Um exemplo de boa parceria poderia ser um perfil de salão de beleza. A confeiteira deixa os bombons no salão, para que os profissionais de beleza possam mimar as clientes e, em troca, o salão também divulga os doces. Além do marketing online, os próprios clientes que consumirem o produto podem fazer a divulgação boca a boca, o que é uma excelente publicidade!

O tempo é o melhor aliado

Podem ser muitas informações novas para serem assimiladas, e sabemos bem disso. A boa notícia é que não é preciso aprender tudo de uma vez só, já que estas dicas são principalmente para estabelecer um negócio a longo prazo de forma eficiente. É importante começar aos poucos, lembrando que, da mesma forma que é importante cuidar de um perfil no Instagram, também é uma opção inovadora investir em divulgar produtos viralizando no TikTok, a famosa “rede vizinha” que também tem conquistado cada vez mais adeptos!

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