Antena parabólica vai sair do ar em 2024

A antena parabólica convencional vai sair do ar em 2024, de forma total. Isso porque essa antena usa a tecnologia da Banda C, a mesma frequência da tecnologia 5G, que está chegando no Brasil.

antena-parabolica-vai-sair-do-ar-em Antena parabólica vai sair do ar em 2024

Apesar de não influenciar em nada no sinal de internet 5G, esse sinal atrapalha a transmissão de alguns canais com antena parabólica. Desta maneira, ela está saindo do ar e não ficará mais compatível a partir do ano que vem.

É o mesmo caso das televisões analógicas, que foram sendo substituídas pelas digitais, que possuem qualidade de imagem muito melhor. E, hoje, não se usa mais a TV analógica.

Ajuda para as TVs

Neste caso da antena parabólica, as pessoas de baixa renda que usam esse equipamento, poderão receber um conversor ou uma nova antena já digital por parte do governo federal.

No entanto, essas pessoas precisam comprovar a baixa renda e estarem inscritas no CadÚnico (Cadastro Único).

Inclusive, foi tema de uma reportagem este ano no portal de notícias UOL, em fevereiro. Mas nem todos pagarão pelos equipamentos.

Segundo Otávio Caixeta, diretor de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações, cerca de 8,9 milhões de famílias que recebem sinal de TV pela parabólica.

E essas pessoas estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal receberão gratuitamente kits com conversor digital e mini parabólica, além da instalação.

O investimento previsto é de R$ 3 bilhões, afirma, diz um trecho da entrevista ao portal de grande circulação.

antena-parabolica Antena parabólica vai sair do ar em 2024

Inclusão social

Assim, esse investimento em torno de R$ 3 bilhões do governo federal nas novas antenas visa dar acesso a todas as pessoas para assistirem televisão em casa. Até porque essas antenas parabólicas tradicionais, grandes, vão virar peça de museu.

É o mesmo caso da televisão analógica, que não tem mais nenhuma serventia, a não ser que tenha um conversor digital, que muitas vezes ficam com um preço que não compensa.

Por isso, existe essa preocupação em atender a demanda essas famílias que não terão condições financeiras de trocar de equipamento.

Inclusive, muita gente só tem antena parabólica em casa porque, em muitos lugares, o sinal de TV só pega com esse tipo de antena. Por isso, em muitas cidades mais distantes as pessoas possuem essa antena que, inclusive, não sintoniza canais regionais, apenas de outras regiões.

Mas, com o sinal digital, isso também vai melhorar. Aliás, a qualidade da imagem e da transmissão em si vai melhorar, como já tem melhorado nos casos das pessoas que possuem a tecnologia digital.

antena-parabolica-vai-sair-do-ar Antena parabólica vai sair do ar em 2024

Vantagens da tecnologia digital

Os mais velhos e os mais antigos viveram a época em que as televisões saíam do ar com facilidade, ou até mesmo ficavam com interferências de outros canais, os chamados fantasmas.

E, quando chovia, em muitos lugares a qualidade da imagem ficava tão ruim que não dava para acompanhada nada direito.

Mas, com a tecnologia do sinal digital, esses problemas de interferência não existem. Além disso, ainda se conta com uma qualidade de imagem melhor, mais limpa e que muitas vezes parecem real, algo raro nas imagens analógicas das TVs de antigamente.

Ou seja, assim como o velho tubão, as antenas parabólicas passam a ser peças de museu. E serão trocadas por essas antenas digitais. Elas até têm um formato parecido, contudo, são menores, mais fáceis de se instalar e possuem uma qualidade geral amplamente superior.

Para se ter uma ideia, a tecnologia das antenas digitais novas é a mesma que se usa nas antenas da TVs a cabo, como a Sky, por exemplo. Aliás, quem tem antenas da Sky não vai precisar fazer nenhum tipo de troca para o digital.

Isso porque a própria empresa já vem fazendo essa alteração de forma remota, sem permitir que se troque sem necessidade.

No Brasil, as antenas parabólicas ganharam grande fama na década de 1980, quando surgiu a possibilidade de poder assistir alguns canais estrangeiros, em um tempo que o país ainda não tinha as TVs a cabo e por assinatura que existem hoje.

Então, no início, era até sinônimo de’ status’ possuir uma antena parabólica em casa. No entanto, logo ela também se tornou necessária, especialmente como já citado acima, em regiões mais remotas e serranas, onde o sinal convencional de televisão tinha dificuldade em chegar.

Agora, em 2024, os sinais de televisão também entram em uma nova era, em um tempo de grande conectividade e onde a internet ocupou um grande e importante espaço em relação às TVs.

Agora, o que também domina nas televisões mais novas é a tecnologia 4K, que melhoraram ainda mais a definição das imagens de televisão.

Isso sem contar a vantagem de ter uma SmarTV em casa, que permite acessar programas e canais pela internet, além dos diversos serviços de streaming, aumentando cada vez mais a interatividade com os telespectadores no dia a dia.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Antena parabólica vai sair do ar em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário