Como visitar o Congresso Nacional: Agendar no Senado, Regras, Roupas e Dicas

Você sabia que é possível visitar o Congresso Nacional? Se você tem a curiosidade de saber como o Palácio é por dentro e pessoalmente, essa é uma ótima oportunidade de matar a sua curiosidade e quem sabe até fazer um programa em família diferentes de todos que você já fez.

No entanto, por se tratar de um local sério e diretamente ligado ao nossos parlamentares, o ideal é agendar a visita com antecedência. Veja no artigo de hoje como funciona o agendamento, quais as regras da visita e receba ainda algumas dicas referente as roupas adequadas para não passar vergonha.

agende-sua-visita-ao-congresso-nacional Como visitar o Congresso Nacional: Agendar no Senado, Regras, Roupas e Dicas

Visita ao Congresso Nacional

Talvez ao assistir alguma notícia ou cena ligada ao Congresso Nacional você tenha sentido vontade de visitar o local para descobrir com ele funciona, como ele é pessoalmente e quem sabe até encontrar alguma pessoa pública que você admira. Saiba que é possível realizar esse desejo, e o melhor de tudo, qualquer pessoa pode fazer isso, basta seguir as regras e orientações.

Se você é uma das pessoas que tem interesse em fazer essa visita, continue com a gente, afinal esse artigo é para você. A intenção é que ao final dele você saiba como agendar a sua visita e quais roupas você deve usar para isso.

É bem possível que após a invasão, inclusive, muitas pessoas tenham criado ainda mais curiosidade, para ver de perto os locais que tanto assistiram na TV, buscando quem sabe visualizar alguma marca ou objeto quebrado, tentando de alguma forma relembrar e fazer parte da história que chocou grande parte do país.

Além disso, o Congresso Nacional é repleto de artes e obras que vale à pena conhecer a história. A visita ao Congresso pode acabar se tornando uma extensa aula sobre a história e a sobre a arte do nosso país. E sabemos que aprender sobre a nossa própria história nunca é de mais, não é mesmo?

visite-o-congresso-nacional-agendamento Como visitar o Congresso Nacional: Agendar no Senado, Regras, Roupas e Dicas

Como agendar a visita no Congresso Nacional

A visita ao Congresso Nacional é possível graças ao  Programa Visite o Congresso. Aparentemente é uma forma de incentivar a população a participar de maneira mais ativa na política, mesmo que de uma maneira diferente daquilo que consideramos comum. Ainda hoje, em pleno 2024, muitas pessoas acreditam que evitar a política é o melhor caminho.

Não apenas evitar as brigas, o desrespeito e outros fatores, mas evitar de fato a política como um todo. Projetos como esse aproximam os eleitores, desperta o interesse de participar de alguma forma, além de permitir fiscalizar os parlamentares eleitos por nós. E considerando que a população colocou essas pessoas no poder, nada mais justo do que cobrar e acompanhar seus respectivos trabalhos de perto.

Fazem parte do roteiro da visita não apenas o Senado Federal, mas também a Câmara dos Deputados. Mas, para ter acesso ao tour completo, além de agendar a visita é necessário ficar atendo aos dias e horários disponíveis para visita. Os visitantes que não realizarem o agendamento, não serão proibidos de entrar e participar da visitação. No entanto, a visita possui um roteiro menor que o comum.

Visitante não agendado é chamado de visitante espontâneo. Na terça-feira, quarta-feira ou quinta-feira, somente os visitantes agendados estão livres para participar da visita completo no Congresso Nacional. Já os visitantes espontâneos fazem apenas parte do percurso, conhecendo o Salão Negro, Salão Nobre do Senado e da Câmara, Salão Verde e os Plenários das duas Casas.

Já durante a segunda-feira e a sexta-feira tanto visitantes agendados, quanto os visitantes agendados podem fazer o percurso completo da visita. Durante os sábados e domingos não é feito o agendamento da visita, mas os visitantes espontâneos também poderão fazer a visitação completa.

regras-de-visita-no-congresso-nacional Como visitar o Congresso Nacional: Agendar no Senado, Regras, Roupas e Dicas

Dicas sobre roupas e regras da visita ao Congresso Nacional

A primeira dica importante é que uma das regras para a visita ao Congresso Nacional é que no caso de visitas com um grupo com mais de 15 pessoas ela deve ser obrigatoriamente agendada. Para os visitantes que precisam de tradutores, sejam em inglês, francês ou espanhol.

O agendamento para visitantes que possuem necessidades especiais, como atendimento em libras, pessoas que possuem alguma dificuldade de locomoção, entre outras deficiências, o agendamento também é recomendado, a fim de garantir uma experiência agradável e satisfatória durante a visita.

Já em relação as roupas, as regras também são claras e bastante simples. Nos dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira é proibido circular no Congresso Nacional usando roupas como bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias ou chinelos. A única exceção a essas regras são crianças de até 12 anos de idade.

A visita ao Congresso Nacional dura aproximadamente 50 minutos. De segunda a sexta-feira a entrada ocorre através do Salão Branco, já no sábado e domingo os visitantes devem se dirigir a entrada do Salão Negro. As visitas são gratuitas e o agendamento ocorre no site oficial do próprio Congresso.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como visitar o Congresso Nacional: Agendar no Senado, Regras, Roupas e Dicas O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário