Comprovante do PIS 2024: Como consultar e tirar a 2ª via
Uma das grandes dúvidas que o trabalhador possui é sobre a emissão do Comprovante do PIS 2024. Esse abono salarial é muito importante para os colaboradores que fazem parte da iniciativa privada, visto que funciona como uma renda extra.
E muitos não fazem ideia disso, afinal o PIS é apenas um número, e muitos não entendem como o recurso funciona. Por isso, em alguns casos, essa dúvida pode prejudicar o trabalhador em vários âmbitos.
Pensando nisso e em te ajudar a entender como funciona o programa, para quem ele serve, e como realizar a consulta e emissão do comprovante, fizemos esse texto. Nele vamos contar um pouco sobre a história do serviço, qual o banco e muito mais.
Portanto, se você ainda está com alguma dúvida, é só continuar a leitura!
História do PIS
O Programa de Integração Social foi criado em 1970, e funciona como um abono salarial. Isto é, todos os meses o trabalhador terá um valor depositado em um fundo. Com isso, em um período do ano, será possível realizar o saque desses valores.
O PIS tem a mesma função do Pasep, a diferença é o público-alvo dos dois. Enquanto o Pasep tem como foco os servidores públicos, o PIS serve para colaboradores de empresas privadas.
A criação dos fundos serve como um seguro extra ou uma poupança social, paga aos colaboradores uma vez no ano. E uma coisa que você, trabalhador, precisa entender, é o cadastro no serviço.
Muitos não fazem ideia de como isso funciona, mas vamos explicar de maneira bem simples. Após ter a carteira assinada pela primeira vez, o profissional passa a ter acesso a diversos serviços.
E um deles é o PIS, cujo cadastro é feito de maneira automática, e caso você troque de empresa, não precisará se cadastrar de novo. Em suma, a única coisa que você precisa fazer é ter seu comprovante em mãos e aguardar a data do pagamento do valor.
Uma maneira bem simples é entender o PIS como um 14º salário, que é pago baseando-se em algumas questões.
Quem pode receber o PIS
Agora que você já conhece melhor o PIS e sabe para que ele serve, é hora de entender quem pode recebê-lo. Afinal, nem todos os trabalhadores têm direito ao abono salarial, e nesse tópico vamos explicar isso.
Para que você tenha direito aos valores, a primeira coisa a ser feita é conferir se sua empresa realizou seu cadastro no programa. Isso significa que o empregador deve enviar todos os seus dados para o Governo Federal.
Este, por sua vez, irá analisar o requerimento e conferir alguns quesitos. Um deles diz respeito ao salário pago, que não pode ultrapassar 2 salários mínimos. Caso o valor seja este, você terá direito aos valores.
Todavia, para receber a parcela integral do PIS, é preciso que você tenha atuado na empresa por pelo menos 12 meses. Porém, caso tenha trabalhado por menos tempo, também terá direito de receber o abono, mas nesse caso os valores tendem a ser reduzidos.
Valores pagos
Outra grande dúvida a respeito do benefício são os valores pagos. Em suma, o PIS não paga mais de um salário mínimo vigente no ano, mas para isso, você precisa ter trabalhado durante 12 meses.
Se esse for o caso, em 2024 a expectativa é que o PIS pague em torno de R$1300. Mas caso você tenha trabalhado por menos tempo, e ainda queira receber seu PIS, é só dividir o total por 12. Agora multiplique pelo número de meses trabalhados e pronto.
Feito isso, você já terá uma base do valor que ficará disponível.
PIS Comprovante: como consultar?
Agora que você conhece os principais detalhes respectivos ao PIS, é hora de conhecer como emitir a segunda via do seu comprovante. É bem fácil realizar esse procedimento, e você nem mesmo precisa ir à Agência Caixa.
Para visualizar seu comprovante e seus dados, você pode acessar sua conta através do app Caixa Trabalho. Essa plataforma é bem completa, e através dela você pode ver diversas informações sobre abonos salariais, seguro-desemprego e até mesmo sobre o INSS.
Nesse sentido, você pode até mesmo conferir o calendário de pagamentos de diversos benefícios. Mas, antes disso, é importante que você tenha feito um cadastro na plataforma, e isso é bem fácil de ser feito.
É só acessar o serviço e clicar em Cadastro, e em seguida você pode digitar seus dados pessoais como CPF e data de nascimento. Por último, é só inserir um e-mail que seja válido e uma senha para acesso.
Não se esqueça de conferir a data de pagamento do seu PIS, e emita seu comprovante, pois ele pode ser solicitado em diversos momentos. Como você já leu, é bem fácil fazer tudo isso, então não deixe para depois e acesse o portal agora mesmo.
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