Comprovante Vacinação COVID 2 Via: Emissão
O comprovante de vacinação da COVID, é o comprovante de que determinada pessoa encontra-se com as vacinas tomadas corretamente. Após tomar todas as vacinas, os dados são registrados no sistema de informação integrada da Rede Nacional de Dados em Saúde, e em outros sistemas do estado e município.
Abaixo você poderá saber mais sobre o comprovante vacinação COVID e como solicitar a 2 via deste documento.
O que é comprovante vacinação da COVID?
É o comprovante de Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, documentando que o cidadão tomou todas as doses de vacinas. O Ministério da Saúde disponibiliza a possibilidade de visualizar, salvar ou imprimir o certificado.
Após a conclusão da vacinação, o registro deve ser inserido nos sistemas de informações integradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outro sistema,
A partir disso, o cidadão pode fazer a emissão do comprovante vacinação, tanto no serviço do aplicativo ou na versão web.
Para os viajantes, alguns países solicitam o Comprovante de vacinação, para permitir a entrada do cidadão no país.
Quem pode utilizar o comprovante vacinação
O comprovante vacinação pode ser utilizado por todos os cidadãos que tiverem o ciclo vacinal concluído contra a COVID-19, e que tiverem Registro de Imunobiológico Administrado enviado para a Rede Nacional de Dados em Saúde.
Emitir 2ª Via do Comprovante Vacinação
Caso ocorra de perder o certificado, é possível solicitar a emissão da 2° via do comprovante vacinação. Nesse caso, deve-se usar a plataforma “Conecte SUS” para fazer o pedido.
O Conecte SUS é uma plataforma digital ou Web com todas as informações de saúde dos cidadãos vacinados, possibilitando que eles consigam ver todo o histórico clínico, acessando por meio de um dispositivo celular ou pelo computador.
A missão do documento é disponibilizada no mesmo tempo, ou seja, o usuário que solicitar já poderá ter acesso a 2ª via.
Emissão pela internet Comprovante Vacinação COVID
Para emitir o comprovante vacinação pela internet, faça os seguintes passos:
- Acesse o portal Conecte SUS
- Informe o seu CPF para fazer login no site, caso nunca tenha usado, poderá criar uma conta seguindo os passos informados pelo sistema.
- Aceite os termos de uso do site
- Posteriormente, vá na opção “Vacinas”, nela é possível ver a carteira de vacinação digital ou acessar o certificado de vacinação. Basta clicar no nome do fabricante, que está disponível acima das datas em que o cidadão recebeu a vacina.
Emissão pelo Aplicativo Conecte SUS
Para fazer a emissão do comprovante pela internet, faça os seguintes passos:
- Acesse a loja do seu celular, Google Play para Android e App Store para iOS, e baixe o aplicativo Conecte SUS
- Quando ele estiver instalado, aperte em “Entrar com gov.br”, e caso nunca tenha utilizado o portal, clique na opção “Crie sua conta” e siga todos os passos que forem orientados
- Após entrar ou criar uma conta, vá na opção “Vacinas”, aqui será possível ver a Carteira de vacinação digital ou acessar o comprovante vacinação COVID, basta clicar no nome do fabricante da vacina, ele aparece acima da data em que você recebeu as doses da vacinação.
O cidadão pode emitir o comprovante em português, espanhol ou inglês. Todas as opções vão apresentar os mesmos dados pessoais.
Também vai constar o horário da emissão do comprovante, dados de autenticação, informações sobre as doses das vacinas como a data de aplicação, instituição que fabricou, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde.
Autenticação comprovante vacinação: Valida Certidão
Para ter mais segurança, o comprovante pode ser autenticado através do código ou QR code que vem no mesmo documento.
Esse documento possui validade de doze meses a partir da data da emissão. O comprovante de vacinação pode ser autenticado através do QR code pelo próprio aplicativo, basta usar a câmera do celular. A mesma função pode ser feita pela web, acessando o site Validar Certidão.
Dados incorretos no comprovante vacinação
Caso o cidadão encontre erros de seus dados no comprovante vacinação, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, n° 13.709 de 14 de agosto de 2018, é direito do titular dos dados solicitar a correção dos dados incompletos, incorretos ou desatualizados, por meio de uma requisição.
Os agentes que realizam a coleta, digitação e envio dos dados pessoais do cidadão para o Ministério da Saúde, são os responsáveis pela correção das informações erradas.
Para outros serviços do Ministério da Saúde, em casos de dúvidas, reclamações ou sugestões, o cidadão pode ter o atendimento através do formulário disponível no Conecte SUS cidadão.
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