Consultar Benefícios do INSS pelo CPF

Muitas pessoas possuem direito a algum dos benefícios do INSS. Entretanto, muitas não sabem como dar entrada em um benefício, bem como consultar através do CPF.

Consultar-Beneficios-do-INSS Consultar Benefícios do INSS pelo CPF

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe! Aqui, neste artigo, iremos falar tudo sobre o tema, para que não reste nenhuma dúvida. Para isso, leia o texto atentamente e até o final e, garantimos, você sairá sabendo bem mais sobre o tema.

E então, vamos começar?

O que é o INSS

INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social. Tudo bem, mas o que isso quer dizer? Bom, é este órgão estatal que garante que os direitos do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), sejam obtidos pelos cidadãos.

O órgão foi criado em 1990 e trabalha em conjunto com a Secretaria de Previdência. Essa última é responsável por criar as regras do RGPS. Enquanto isso, o INSS garante que essas regras sejam cumpridas.

Sendo assim, é o INSS que paga todos os benefícios!

Mas, que benefícios são esses? É o que veremos a seguir!

Consultar-Beneficios Consultar Benefícios do INSS pelo CPF

Alguns dos benefícios do INSS

Entre alguns dos benefícios do INSS, temos:

Aposentadoria

A aposentadoria é um salário mensal que uma pessoa recebe, por ser aposentado. Ser aposentado significa que o trabalhador foi afastado de sua função, por algum motivo.

É este motivo que configura o tipo de aposentadoria.

Sendo assim, os tipos de aposentadoria são:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: este é o tipo mais comum. Acontece quando o trabalhador atingiu o mínimo de tempo necessário de contribuição com o INSS.
  • Aposentadoria por Idade: também é um dos mais comuns tipos de aposentadoria. Nele, após uma idade específica (65 anos para homens e 60 anos para mulheres). Mas, não é só isso, o trabalhador deve ter contribuído com o INSS por, no mínimo, 15 anos.
  • Aposentadoria por Invalidez: este tipo é quando o trabalhador fica incapacitado de exercer sua função. Com isso, ele deve passar por uma perícia médica para analisar sua situação. Perícia essa que é conduzida pelo próprio INSS e acontece a cada dois anos.
  • Aposentadoria para pessoas com deficiência. Aqui, dependendo da deficiência, fica impossível do cidadão trabalhar. Com isso, também através de perícia, o trabalhador pode se aposentar. Entretanto, ainda é analisado o grau de deficiência que pode ser: leve, moderada ou grave. Isso impacta no tempo de contribuição.

Auxílio-Acidente

Este benefício do INSS é dado quando o trabalhador, após sofrer um acidente, tem sua capacidade de trabalho reduzida de forma permanente. Ou seja, ele não poderá trabalhar como antes, mesmo que se recupere do acidente, ainda possui sequelas.

Para esse tipo de auxílio, não é necessário um período mínimo de contribuição com o INSS. Entretanto, se deve provar o acidente, bem como a redução de sua capacidade.

Além disso, você ainda continua recebendo seu salário normalmente, já que este auxílio é considerado como uma indenização.

Auxílio-Doença

Este auxílio é parecido com o anterior. Mas, qual é a diferença? A diferença entre eles é que o Auxílio-Doença tem caráter temporário, enquanto o Auxílio-Acidente é proveniente de uma sequela de caráter permanente.

Com isso, o Auxílio-Doença tem um prazo para acabar. Entretanto, este tipo possui tempo mínimo de contribuição com o INSS, além de que há um prazo curto para se fazer a perícia médica. Outra regra é que o empregado já deve estar afastado do cargo por, no mínimo, 15 dias.

Pensão por Morte

A Pensão por Morte é um benefício à família de um trabalhador que veio a falecer. Neste caso é considerado aquelas pessoas que tinham dependência financeira, para com o falecido. Sendo assim, existem algumas regras, como:

  • Os filhos terem até 21 anos de idade, se não possuírem nenhuma deficiência;
  • Cônjuges que também eram dependentes. Além disso, caso forem separados, deve-se comprovar a situação de dependência de pensão alimentícia;
  • Caso não haja filhos e nem cônjuges, os pais do falecido, caso forem dependentes financeiramente, também tem direito ao auxílio;

Salário Maternidade

Este auxílio é dado para mães gestantes que foram afastadas, em decorrência do nascimento de seu filho. Mas, não é só isso. Já falamos tudo sobre este benefício do INSS. Você pode conferir clicando aqui e saber mais sobre.

Salário Família

Este benefício é dado para trabalhadores de baixa-renda, empregadas domésticas e trabalhadores avulsos. Entretanto, os trabalhadores devem ter filhos menores do que 14 anos de idade.

inss-aposentadoria Consultar Benefícios do INSS pelo CPF

Como consultar benefícios INSS pelo CPF

Para consultar seu benefício pelo CPF, você deverá baixar o aplicativo do INSS ou ir no site do órgão. Estes são os meios mais simples e rápidos de realizar a consulta. Entretanto, você já deve ter feito o cadastro no sistema, com informações como Login (que é seu CPF) e Senha (criada por você mesmo).

Com isso, ao acessar qualquer um dos dois, basta informar esses dados para você entrar no sistema e poder consultar a situação de seu benefício.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Consultar Benefícios do INSS pelo CPF O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário