Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Consultar Cadastro Único pelo CPF

Publicado

em

Só quem precisa de algum auxílio do Governo Federal para saber a necessidade de consultar Cadastro único pelo CPF, afinal, todos os benefícios atuais são oferecidos somente para quem conta com o cadastro nesse sistema.

consultar-cadastro-unico-pelo-cpf Consultar Cadastro Único pelo CPF

Mas, o que é o Cadastro Único?  Quem está inscrito nesse sistema pode fazer a consulta do Número de Identificação Social (NIS) além do código familiar, da situação do cadastro e da última atualização da data limite por meio do aplicativo do Cadastro Único.

Cadastro Único pelo CPF

Outra forma de obter essas informações ligadas ao CadÚnico é através do site, onde estão exibidos os dados de identificação do Responsável pela Unidade Familiar bem como as informações sobre os membros de uma família.

Para a Consulta Simples, a pessoa não precisa fazer o login no Gov.br, mas é necessário fazer a identificação pessoal com os seguintes dados:

  • Nome completo
  • Nome da mãe
  • Estado/cidade onde foi criado o CadÚnico
  • Data de nascimento

Pelo site acima e com todas as informações reunidas, você tem acesso à base de dados do Governo Federal e, dessa forma, consegue consultar seu Cadastro Único pelo CPF.

Nesse acesso sem login, porém, a pessoa consegue apenas fazer uma consulta simples e tem acesso apenas à emissão e validação do Comprovante de Cadastro para usar em outras finalidades e saber os locais onde estão os Postos de Atendimento do Cadastro Único.

Veja as duas formas de consultar o Cadastro Único pelo CPF, afinal, existe o método mais simples e o processo completo.

consultar-cadastro-unico Consultar Cadastro Único pelo CPF

Como consultar Cadastro Único

Existem algumas etapas que precisam ser realizadas para quem precisa consultar Cadastro Único pelo CPF, portanto, vamos falar sobre cada uma delas para facilitar sua vida. Veja abaixo:

Consulta Simples do Cadastro Único

Esse método de Consulta Simples do Cadastro Único pode ser feito por meio de uma identificação positiva em que o cidadão tem acesso tanto à emissão quanto à validação do Comprovante de Cadastro e à Busca por Postos de Atendimento do Cadastro Único.

Ou seja, esse é o método indicado para quem deseja apenas comprovar para alguma instituição que exige o cadastro para oferecer algum programa ou benefício.

Os canais para fazer a Consulta Simples é fácil, já que pode ser realizado por meio dos aplicativos da Play Store ou Apple Store ou pela sua versão web no site.

Consulta completa do Cadastro Único

No entanto, se a pessoa precisa saber informações mais precisas e detalhadas, o ideal é a realização da Consulta Completa do Cadastro Único.

Por esse método, a pessoa terá acesso através do login.gov.br, portanto, é preciso criar uma conta e uma senha para ter acesso a vários serviços oferecidos pelo Governo Federal através da plataforma.

Se você deseja criar a conta para fazer a Consulta Completa do Cadastro Único, clique aqui que será direcionado para a página oficial do Governo Federal. Depois de acessar o link acima, você precisará fornecer alguns dados como:

  • Nome completo
  • Endereço de e-mail
  • Data de nascimento
  • Número de telefone

Depois de fazer o cadastro, você deverá criar uma senha e aceitar os termos de privacidade antes de prosseguir. Feito isso, você tem acesso aos seus dados cadastrais, informações de código familiar, data limite, entre outras questões que envolvem o Governo Federal.

Mais uma vez, o canal para fazer a Consulta Completa é muito fácil de acessar, já que basta você fazer o download do aplicativo nas lojas on-line ou acessar o site.

O tempo estimado para a realização de qualquer uma dessas duas Consultas do Cadastro Único não foram estimadas ainda pelos órgãos reguladores.

cadastro-unico-pelo-cpf Consultar Cadastro Único pelo CPF

Informações extras sobre o Cadastro Único

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre quaisquer procedimentos ou exista qualquer reclamação ou sugestão a ser feita, entre em contato pelos seguintes canais de comunicação:

Ouvidoria do Ministério da Cidadania

Disque 121 – Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania

Não se preocupe, porque a ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone, seja fixo, seja móvel.

Tratamento da Ouvidoria no atendimento

Outro ponto importante para quem deseja entrar em contato e, por desconfiança, acaba desistindo é que o tratamento a ser dispensado para o usuário no atendimento deve seguir os princípios garantidos pela lei n° 13.460/17, portanto, as diretrizes são as seguintes:

  • Respeito;
  • Cortesia;
  • Presunção de boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Segurança;
  • Ética;
  • Urbanidade

Além disso, o usuário que preferir pode solicitar o atendimento presencial garantido por essa mesma lei e tem direito à locais com boas condições, seguros e com sinalizações que garantem a acessibilidade de cada pessoa com limitações de mobilidade.

Além disso, conforme a lei 10.048 de 8 de Novembro de 2000, é garantido o tratamento prioritário para pessoas acima de 60 anos de idade, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e quem sofre com obesidade.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Consultar Cadastro Único pelo CPF
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Programas Sociais

CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro

Publicado

em

Você já deve saber que alguns Estados do Brasil já adotam o sistema conhecido como CNH Social. Um bom exemplo disso é o Estado do Maranhão.

Veja abaixo, neste texto, mais informações sobre a CNH Social DETRAN MA 2022.

Não perca!

cnh-social-detran-ma CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro

CNH Social DETRAN MA 2022: sobre o programa

A CNH Social é um sistema adotado por diversas localidades para fornecer habilitações para pessoas de baixa renda.

No programa CNH Social DETRAN MA 2022 é possível que os selecionados realizem todo o procedimento de realizar a sua primeira habilitação sem o pagamento de qualquer taxa.

É importante que você saiba que os serviços relacionados com a CNH são de competência estadual. Dessa forma cada localidade poderá estabelecer seus regramentos próprios.

E com a CNH Social DETRAN MA 2022 isso não é diferente.

Este estado possui uma preocupação maior com o fornecimento de habilitação para os seus jovens cidadãos com o programa CNH Jovem.

O programa CNH Jovem é similar com a CNH Social, porém é destinada ao público de 18 a 21 anos de idade.

Outra informação que você precisa saber sobre a CNH Social DETRAN MA 2022 é que ela é realizada em edições.

O estado do Maranhão, para promover uma edição da CNH Social deverá verificar a quantidade de vagas que o orçamento irá permitir.

Depois, haverá a divulgação do programa CNH Social DETRAN MA com os requisitos e com o prazo de inscrição.

Assim, se você tiver interesse em participar do programa da CNH Social  deverá ficar de olho em todas as novidades no site do Detran.

Assim que lançar uma edição do programa CNH Social você deverá analisar os requisitos exigidos.

Caso você cumpra todos os requisitos, basta você cadastrar no programa CNH Social DETRAN MA 2022 e aguardar o resultado do programa.

Veja as principais informações sobre a última edição do programa!

cnh-social-detran-ma-cadastro-2 CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro

CNH Social DETRAN MA 2022: Requisitos

É importante que você saiba que a última edição da CNH Social DETRAN MA foi destinada ao público jovem.

Sendo assim, um dos requisitos era que o candidato deveria ter entre 18 a 21 anos de idade.

Além disso, para participar do programa CNH Social DETRAN MA 2022 é necessário que o interessado tenha cursado os três ano em escola da rede pública de ensino localizada no Maranhão.

O interessado também deverá ser residente no estado do Maranhão, ter realizado o último exame do ENEM e não ter condenação pela não observância das normas de trânsito.

CNH Social DETRAN MA 2022: Etapas

A seleção dos candidatos interessados no programa CNH Social normalmente é realizada em duas etapas.

A primeira etapa da CNH Social DETRAN MA 2022 é para o preenchimento de 50% das vagas, onde são selecionados os candidatos que mais pontuaram no último ENEM.

Em caso de haver empate entre as notas dos interessados ao programa da CNH Social DETRAN MA 2022 são adotados os seguintes critérios:

  • Maior idade
  • Maior nota na redação
  • Residente em município que integra o Sistema Nacional de Trânsito
  • Realizou primeiro a inscrição

É importante que você saiba que esses requisitos da primeira fase do programa CNH Social DETRAN  deverão ser seguidos na ordem indicada acima.

Para o preenchimento da outra metade das vagas da CNH Social DETRAN MA 2022 é realizado um sorteio.

Nessa segunda etapa do programa CNH DETRAN não é adotado nenhum critério de preferência entre os candidatos.

cnh-social-detran-ma-cadastro CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro

CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro

Já verificou se você preenche todos os requisitos para participar do programa CNH Social DETRAN MA 2022?

Então basta você aguardar a divulgação de uma nova edição do programa CNH Social  e realizar o seu cadastro dentro do prazo de inscrição.

É importante que você saiba que a inscrição para a CNH Social DETRAN MA 2022 deverá ser realizada exclusivamente no site do Detran do Estado.

O cadastro no programa CNH Jovem é realizado através do preenchimento de um formulário com os seus dados pessoais.

Além disso, é necessário que você encaminhe documentação para comprovar o atendimento de todos os requisitos exigidos para a participação no programa.

Para a participação na CNH Social DETRAN MA 2022 é necessário encaminhar documento pessoal, certidão de conclusão de ensino médio em escola da rede pública, entre outros.

Também é necessário que você encaminhe a comprovação de suas notas no ENEM para a realização da primeira etapa do programa CNH Social DETRAN MA 2022.

Pronto! Agora você já sabe as principais informações sobre como participar do programa CNH Social.

Então não deixe de participar caso você cumpra os requisitos exigidos pelo DETRAN do Estado do Maranhão.

Não deixe de compartilhar esse texto com todos os seus amigos que cumprem os requisitos para solicitar a sua CNH Social DETRAN MA 2022.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.