A importância do controle de ponto digital na gestão de recursos humanos

Muitas empresas ainda dependem de sistemas ultrapassados para controlar as jornadas de trabalho dos seus funcionários e, quanto maior o quadro de funcionários, mais complexa e demorada se torna a gestão do ponto. Entretanto, com os avanços tecnológicos, o controle a partir do controle de ponto digital surgiu com o objetivo de facilitar o controle da jornada, otimizando o tempo.

Essa é uma ferramenta que contribui para uma melhor otimização de processos na rotina das empresas.

Além de controlar a frequência dos colaboradores, facilita a resolução de questões relativas aos direitos trabalhistas e a gestão eficiente do banco de horas.

Sendo assim, no artigo de hoje vamos explicar o uso da importância do controle de ponto digital na gestão de recursos humanos.

E então, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e veja como o ponto digital consegue otimizar os processos do RH.

controle-de-ponto-digital A importância do controle de ponto digital na gestão de recursos humanos

O que é o controle de ponto digital?

O ponto digital é basicamente um tipo de controle de jornada, que consiste em uma maior automatização e digitalização para gestão dos recursos humanos de uma empresa.

Para utilizar esse sistema de ponto eletrônico, basta configurá-lo com as informações da sua empresa.

A partir do momento em que o funcionário registra o seu ponto, todas as informações são armazenadas em um servidor – que pode ser consultado a qualquer momento pela RH.

Este é um sistema completo, digital e móvel que não precisa de sistemas auxiliares para funcionar.

Vale ressaltar, que em relação à segurança, o sistema de ponto eletrônico é uma das opções mais seguras para a sua empresa.

Além dos sistemas digitais passarem por diversos testes de segurança antes de serem disponibilizados, eles também, apresentam as suas próprias medidas de segurança e proteção – como reconhecimento facial, senha, QR Code, geolocalização e entre outros.

Quais são os benefícios de contar com um sistema de ponto eletrônico?

Após a leitura acima, já ficou evidente que o ponto digital é muito mais eficiente do que planilhas feitas à mão ou sistemas ultrapassados. Entretanto, ele ainda fornece mais vantagens para a empresa que o utiliza, como:

  • Bom custo-benefício
  • Inovação
  • Programas práticos
  • Suporte online 24 horas
  • Ponto no home office
  • Indicadores em relação à frequência de cada funcionário.

O ponto digital possui integração?

Uma das maiores vantagens do ponto digital é a sua integração com diversos sistemas de folha de pagamento, o que permite que os gestores exportem as informações da jornada para o sistema de folha de pagamento de forma rápida e prática.

Há homologação pelo Ministério do Trabalho? 

Sim, ele deve seguir obrigatoriamente todas as recomendações e exigências feitas pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Sendo assim, o sistema deve ser adequado às recomendações da Portaria 671 – responsável por consolidar todas as regras de ponto eletrônico em um único documento.

Tais sistemas precisam atender a certos requisitos técnicos e legais para serem considerados válidos e homologados pelo Ministério da Economia.

O ideal é que antes de escolher um sistema de ponto eletrônico para sua empresa, você busque orientação jurídica ou uma consultoria especializada para garantir a conformidade do sistema com as regulamentações locais.

Como o ponto digital otimiza as rotinas do RH?

Além do sistema de ponto eletrônico garantir todas as vantagens citadas acima, ele também é responsável por otimizar as rotinas do RH, o que é de grande importância para a gestão de uma empresa.

O ponto digital é capaz de registrar o ponto através de diversos meios – computador, celular, tablet -, o que facilita a rotina da empresa e evita a falta de registro dos funcionários.

Além disso, ele é um sistema único, ou seja, você consegue consultar as informações contidas nele a qualquer momento, em qualquer lugar. Para isso, basta abrir o sistema em algum dispositivo. Nesse caso, o RH não precisa esperar até uma hora específica ou puxar tais informações para outro sistema.

O sistema de ponto eletrônico ainda fornece cálculo de horas automático de acordo com a jornada pre-cadastrada de cada funcionário, o que facilita muito a vida dos responsáveis pela gestão do controle de jornada. Além de evitar a ocorrência de erros humanos que podem causar problemas sérios para a empresa.

Um dos fatores que mais contribuem para a otimização dos processos do RH é quando os colaboradores fazem uma autogestão de sua folha de ponto.

Além de aumentar a confiança do colaborador com a empresa, permite que os erros sejam corrigidos com mais facilidade.

Qual a importância do ponto digital na gestão de recursos humanos?

O sistema digital se adequa às necessidades de sua empresa e oferece uma gestão de banco completa, otimizando assim, as rotinas do RH. Ele é extremamente importante na gestão dos recursos humanos de uma empresa, afinal, o sistema de ponto desempenha um papel fundamental no controle de jornada dos funcionários.

Com os avanços tecnológicos surgiu-se o RH digital – que utiliza tecnologias e processos mais modernos para cumprir as obrigações trabalhistas de uma empresa e obter melhores resultados em tarefas mais complexas.

A automatização e digitalização do RH promoveram uma maior agilidade na realização das tarefas, um aumento da precisão nos processos diários e um aumento na segurança da informação.

O ponto garante uma maior precisão dos dados, visto que, elimina a possibilidade de erros humanos e também fornece uma maior transparência em relação aos funcionários, permitindo que eles visualizem seus próprios registros de frequência e analisem se estão sendo pagos de forma correta, garantindo assim, seus direitos trabalhistas.

Em suma, o ponto digital desempenha um papel essencial na gestão de recursos humanos, fornecendo de forma precisa, eficiente e transparente o controle de jornada dos funcionários e colaboradores de uma gestão, garantindo o cumprimento de regulamentações legais e facilitando a tomada de decisões sobre o que pode ser melhorado na empresa de forma geral.

Agora que você já sabe a importância do controle de ponto digital e como ele funciona, não perca tempo e modernize o controle de jornada da sua empresa, evitando assim, erros e processos operacionais na sua gestão.

E então, o que achou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso site e encontre mais conteúdos como esse!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news A importância do controle de ponto digital na gestão de recursos humanos O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário