CPF 2 Via: Como Tirar
Acontece de perdemos algum documento, seja por descuido, seja por roubo ou furto. Sabemos que quando isso acontece, é uma dor de cabeça. Por isso, vamos ensinar neste artigo CPF 2 Via: Como Tirar. Veremos então o passo a passo, bem como os cuidados ao perder ou ter o documento roubado.
E então, vamos começar?
Quando tirar a 2ª via do CPF
Você deve tirar a 2ª Via do CPF nas seguintes situações:
- Se perdeu o documento
- Caso o documento tenha sido roubado ou furtado
Mas, em qualquer um dos casos, é melhor você fazer um boletim de ocorrência. Isso é para atestar, caso alguém use seu documento, de que ele não estava em sua posse.
Não sabe como realizar um boletim de ocorrência? Não se preocupe, vamos ensinar a seguir. É importante você saber desse procedimento, antes de tirar a segunda via do documento. Afinal, esse é o primeiro passo, caso não esteja com o CPF sobre sua posse.
Vamos ver então como se faz um boletim para documentos perdidos ou roubados?
Como fazer boletim de ocorrência para documentos perdidos ou roubados?
Para realizar o boletim de ocorrência, antes de emitir a 2ª Via do CPF, você primeiro deve cumprir alguns requisitos, como:
- Ser maior do que 18 anos;
- Ter RG e CPF válidos;
- Não estar com pendências na Justiça Eleitoral;
Com isso, se você possui esses requisitos, então é só seguir os passos abaixo para realizar o boletim de ocorrência:
- Primeiramente, acesse o site da Secretaria de Segurança do seu Estado. Isso porque, o procedimento poderá ser realizado de forma online. Mais à frente, vamos deixar alguns links, não se preocupe;
- Quando acessar o sistema específico, escolha a opção que tenha a ver com o ocorrido. Geralmente, será perda de documentos;
- Com isso, será dado a você um formulário com os dados da ocorrência. Preencha todas as informações solicitadas e se atente para oferecer os dados corretos;
- Por fim, você deve oferecer um endereço de e-mail e criar uma senha. Com isso, você poderá imprimir o boletim de ocorrência e acompanhar o andamento do processo de investigação, caso seja necessário;
Lembrando que registrar uma ocorrência é um serviço gratuito!
Agora, confira abaixo alguns links de regiões do Brasil onde se tem o sistema de ocorrência online:
- Estado de São Paulo – Acesse Aqui
- Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins – Acesse Aqui
- Estado do Rio de Janeiro – Acesse Aqui
- Estado do Rio Grande do Sul – Acesse Aqui
- Estado do Paraná – Acesse Aqui
- Estado de Goiás – Acesse Aqui
- Estado do Mato Grosso – Acesse Aqui
Bom, agora que você já sabe fazer o boletim de ocorrência na sua região, é só realizar o procedimento. Depois de realizado, agora é hora de emitir a 2ª Via do CPF. Para isso, vamos ver a seguir como fazer isso.
2ª via CPF como tirar
Agora você já está protegido com seu boletim de ocorrência. Com isso, é hora de tirar a nova via do CPF.
Para realizar o procedimento é muito simples e tudo é feito, também, de forma online. Entretanto, existem dois procedimentos distintos. O primeiro é para quem não declara o Imposto de Renda. Enquanto o segundo, é para quem realiza a declaração junto à Receita Federal.
Com isso, vamos ver agora, em detalhes, cada um desses procedimentos.
2ª Via CPF para quem não declara Imposto de Renda
Se você se encaixa nesse grupo, então basta seguir os passos abaixo. Lembrando que este é um método um pouco mais simples. Para isso:
- Acesse o site da Receita Federal. Basta clicar aqui e você será levado para a página de Impressão do Comprovante de Inscrição do CPF;
- Com isso, basta preencher os campos solicitados, que são: número do CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe e número do título de eleitor;
- Por fim, clique em enviar e o sistema, automaticamente, irá gerar o comprovante de inscrição. Assim, você pode salvá-lo de forma online ou imprimir, para tê-lo de forma física;
2ª Via CPF para quem declara Imposto de Renda
Agora, se você se encaixa nesse segundo grupo, para emitir a 2ª Via do CPF, siga os passos abaixo:
- Acesse o portal eCAC e coloque seu código de acesso. Para gerar esse código, basta clicar aqui e preencher os dados solicitados pela Receita Federal;
- Assim que você tiver o código de acesso em mãos, poderá prosseguir para o eCAC.
- Na página inicial do eCAC coloque seu CPF ou CNPJ, o código de acesso e sua senha cadastrada.
- Quando estiver no sistema, vá na opção “Cadastro”;
- Por fim, clique na opção “Comprovante de Inscrição de CPF” e complete a emissão da segunda via. Assim como no grupo anterior, você pode salvar o documento de forma online ou imprimir, para tê-lo de forma física;
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