CPF com divergência na Receita Federal: O que fazer   

Ter o CPF com divergência na Receita Federal pode te dar uma grande dor de cabeça, visto que o documento é um dos que lhe torna cidadão. Assim caso esteja com falhas relacionadas à ele, perderá acesso à diversos direitos.

3-1 CPF com divergência na Receita Federal: O que fazer   

Enquanto isso o órgão responsável pela emissão e administração dos dados é a Receita Federal, o que é algo excelente. Afinal a organização é uma das mais respeitadas do país e conta com sistemas de segurança de alta qualidade.

A chance de vazamento de dados é bem reduzida, o que torna o CPF um documento ainda mais útil. Contudo podem ser encontradas divergências no cadastro do cidadão, situação que deve ser resolvida o quanto antes.

Então se está tentando abrir uma Conta Bancária ou usar seu CPF em alguma situação mas não conseguiu, saiba que pode estar com divergências. E na matéria de hoje vamos contar tudo o que você precisa saber sobre esse problema e como resolvê-lo. Além disso vamos falar um pouco sobre o CPF e sua importância em nosso dia a dia.

CPF: para que serve

Em primeiro lugar vamos contar um pouco sobre a importância do CPF, um dos documentos básicos de qualquer cidadão brasileiro. Pois o Cadastro de Pessoas Físicas é item indispensável para quem deseja ter uma vida plena e com direitos.

Sem ele seria impossível realizar compras, obter crédito e até mesmo ter um nome próprio, o que são itens básicos para nossa existência. Assim o CPF serve para identificar um cidadão e comprovar sua situação fiscal junto ao Governo Federal.

Além disso o documento tem 11 dígitos de identificação exclusivos e que em hipótese alguma, podem ser usados por outra pessoa e dessa forma, assim que atingimos certa idade, é preciso solicitar a emissão do nosso CPF. E existem várias formas de solicitar o documento, inclusive pela internet e em agências ligadas à Receita Federal.

Más em ambos os casos é preciso realizar uma taxa, cujo valor de R$14 deve ser pago na própria agência. É importante que você faça consultas regulares à situação do seu CPF, a fim de constatar a regularidade. Afinal em caso de divergência nos dados da Receita Federal, é importante que você atualize seu cadastro.

Pois do contrário você pode perder acesso à diversos direitos básicos como empréstimos, votos nas Eleições e muito mais. E para ficar de olho na situação do CPF, basta clicar aqui e acessar a página oficial da Receita Oficial.

3-3 CPF com divergência na Receita Federal: O que fazer   

Divergência no CPF: o que pode ser?

O Cadastro da Pessoa Física é um documento básico, mas em alguns casos pode ocorrer divergência. Pois nem sempre os dados disponíveis na Receita Federal estão corretos e isso gera uma inconsistência:

  • Contudo isso pode gerar diversos problemas e abaixo você confere uma lista com os principais.
    Movimentação de contas bancárias: divergências no CPF torna a abertura de contas e até mesmo a movimentação impossível, já que o documento é usado em todas as transações;
  • Acesso a crédito: um outro problema causado pela inconsistência nos dados é a falta de acesso à crédito. Então, se estiver com problemas para obter novos cartões de crédito e/ou empréstimos, saiba que o motivo pode ser esse;
  • Emissão de documento: uma das consequências mais graves, e que mais afetam nossa vida, geradas pelas divergências cadastrais é que não podemos emitir outros documentos. Portanto, se planeja tirar seu Passaporte ou sua Carteira de Identidade, fique sabendo que seu CPF deve estar atualizado.

Além disso por ser um documento ligado à Receita Federal, todos os processos feitos pelo órgão exigem um CPF regular. E dentre as causas mais comuns das divergências no CPF temos:

  • Não ter votado ou justificado sua ausência em uma eleição;
  • Mudança de nome ou endereço não comunicada à Receita Federal;
  • Ter seu CPF usado em fraudes e golpes;
  • Não ter feito a declaração do Imposto de Renda nos últimos 5 anos.
3-2 CPF com divergência na Receita Federal: O que fazer   

Como regularizar seu CPF

Antes de mais nada, você deve consultar a situação do seu Cadastro de Pessoa Física e conferir se está tudo certo. Então caso perceba alguma irregularidade que possa ou já tenha bloqueado seu CPF, não entre em desespero.

Pois felizmente é possível regularizar essa situação e ter o controle de sua vida mais uma vez. Então caso queira saber o que deve fazer para recuperar seu CPF, confira como logo abaixo:

  • Primeiro, veja o que causou a suspensão ou bloqueio do seu CPF;
  • Em seguida, reúna todos os seus documentos pessoais e agende um horário na Receita Federal. Contudo, em alguns casos você pode atualizar seu cadastro em uma agência ligada ao Governo Federal;
  • Pronto, agora é só aguardar alguns dias e seu CPF voltará ao status Regular.

E não perca tempo pois as divergências no seu CPF podem lhe tirar diversas oportunidades, prejudicando sua vida em vários âmbitos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CPF com divergência na Receita Federal: O que fazer    O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário