Dá para fazer o primeiro milhão em um ano?

Nem Mega-Sena e nem herança. Para ser um milionário, especialistas recomendam estratégias financeiras e muita persistência.

um-milhao-em-um-ano Dá para fazer o primeiro milhão em um ano?

Todo brasileiro, pelo menos uma vez na vida, já pensou em ficar milionário. Ter a liberdade financeira para comprar a casa dos sonhos, ter uma aposentadoria tranquila ou apenas viajar pelo mundo são alguns dos sonhos possíveis de serem realizados com um milhão na conta. Mas, na prática, alcançar este objetivo parece muito distante.

Quando o assunto é ficar milionário, muitas pessoas acreditam que a meta só é possível ganhando na Mega-Sena ou herdando uma fortuna de um parente, até então, desconhecido. Entretanto, há algumas práticas que podem ajudar a tornar o objetivo possível sem precisar contar com a sorte ou situações inesperadas.

Com uma estratégia eficaz, bastante disciplina e paciência, é possível potencializar os lucros e se tornar o mais novo milionário do pedaço. Organizações ligadas à saúde financeira afirmam que com a orientação correta sobre como lidar com o dinheiro pode ajudar a tirar o objetivo do papel.

Para conquistar o primeiro milhão, deve-se mudar o estilo de vida, buscar formas de se ganhar mais dinheiro, escolher os investimentos certos e, assim, criar um plano para facilitar o caminho até o objetivo, lembrando-se que é preciso persistir sempre.

Tenha consciência financeira

Há um caminho a ser percorrido por aqueles que querem virar milionários, e o primeiro passo deve ser dado em direção a uma vida financeira mais saudável. Para conseguir aumentar os dígitos na conta bancária, é preciso entender quais são os gastos atuais e as despesas desnecessárias. Com este controle, será mais fácil liberar dinheiro para os próximos passos.

Dessa forma, deve-se analisar as contas mensais e buscar por práticas que sejam capazes de reduzir os custos. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) aponta, ainda, que é preciso manter essa consciência mesmo quando o dinheiro começar a entrar na conta, pois quando se eleva o padrão de vida, também há aumento de gastos.

A Anbima aponta que é importante entender o comportamento dos milionários que sempre aumentam o seu poder aquisitivo por cultivar hábitos financeiros saudáveis. Um exemplo é Warren Buffett, o segundo homem mais rico do planeta, vive na mesma casa desde 1958, só compra carros usados e é avesso aos restaurantes caros.

Busque por formas de ganhar mais dinheiro

Além de reduzir as despesas, uma estratégia eficaz é buscar novas formas para aumentar a renda. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, como o empenho para conseguir uma promoção com aumentos salarial, o desenvolvimento de novas habilidades que gerem lucro, a criação de um negócio paralelo, a realização de hora extra e a prática de investimentos.

Independente da escolha feita, a orientação é lembrar que cada situação é única, sendo fundamental adaptar a nova meta às circunstâncias pessoais. No caso dos investimentos, a Anbima recomenda estudá-los a fundo para entender qual é o perfil do investidor e quais produtos estão mais alinhados à estratégia de investimento.

Outra dica é acompanhar as taxas e as oscilações de mercado que podem interferir no comportamento dos produtos financeiros. Saber como está o CDI hoje, a taxa básica de juros Selic, a inflação, a cotação de moedas estrangeiras e outras variáveis faz parte do cotidiano do investidor.

Segundo a Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin), investir é o caminho para garantir uma vida financeira tranquila no futuro, e para começar é recomendável avaliar o orçamento, definir metas e livrar-se das dívidas. A Anbima também aponta os investimentos como uma forma de fazer o dinheiro render e ampliar o patrimônio financeiro.

Elabore um plano

Quem pretende se tornar milionário também precisa ser organizado e, para isso, é aconselhável elaborar um plano financeiro bem estruturado, com todos os objetivos de curto e longo prazo. A prática ajuda a manter o equilíbrio e, principalmente, minimizar riscos.

Com mais dinheiro entrando, é fácil cair nas tentações e gastar mais do que se deve para comprar algo supérfluo, o que impacta diretamente no objetivo final.

Segundo a Anbima, uma forma de evitar tais riscos é criar um conjunto de estratégias que combine com o próprio perfil, sendo importante mirar alto, mas tomando cuidado para não elaborar algo irrealizável.

A Associação traz como exemplo o dono da Amazon, Jeff Bezos, considerado o terceiro mais rico do mundo. Segundo ele, o sucesso financeiro exige altos padrões de cobrança: cortar o que tem que cortar, trabalhar o que tem que trabalhar e investir o que tem que investir.

Ao elaborar o planejamento, deve-se estabelecer metas claras, realistas e específicas, determinando o tempo para alcançar o objetivo, determinando marcos intermediários ao longo do caminho.

Persistência é fundamental

O caminho para chegar até o primeiro milhão não é rápido e, certamente, surgirá a vontade de desistir. Segundo a Anbima, em metas grandiosas, é importante ter persistência. Caso surja um contratempo no meio do percurso, deve-se retornar ao planejamento o mais rápido possível e manter o foco sempre.

Se o sonho de se tornar milionário não for alcançado em um ano, a orientação é manter a determinação. Com persistência, todas as metas  podem ser alcançadas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Dá para fazer o primeiro milhão em um ano? O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário