Dell vai fechar no Brasil? Empresa demite funcionários
Na última segunda-feira (06/02, a empresa de tecnologia, Dell veio a público anunciar uma demissão em massa. Com isso, começaram a surgir especulações se a Dell vai fechar no Brasil por conta dessas demissões, gerando preocupações. A empresa ainda publicou que que as ações para cortar gastos feitas em 2023, não haviam sido suficientes para conseguir manter a boa saúde financeira da empresa. Então, após a apresentação dos lucros e resultados da empresa no quarto trimestre de 2023, foi anunciada as demissões. Pois, o resultado apontou que havia tido uma queda de cerca de 37% nas vendas de computadores.
Empresa demite funcionários: Qual o motivo?
Após as demissões, foi publicado no site da Dell explicando o que havia acontecido, onde foi dito que mesmo tomando algumas decisões ano passado para conter gastos, não foi suficiente para evitar essas demissões. Dentre essas ações estão, a limitação de viagens de trabalho e redução de alguns gastos com serviços externos. Pois, essas medidas foram necessárias para conseguir passar pelas dificuldades e incertezas do cenário global econômico. Sendo que essa foi a principal causa da empresa ter ficado nessa situação e chegar a demitir 6.650 funcionários.
Na realidade, o total de empregados desligados não foi mencionado no comunicado de Jeff Clarke, codiretor operacional e vice-presidente da Dell. Pois, a informação foi na verdade publicada pela Bloomberg, e ainda esse total de funcionários desligados equivale a cerca de 5% de todo o quadro de funcionários. Mas, esse número pode ser ainda maior do que o apurado pelo site de notícias.
Da mesma forma que aconteceu com as demissões da Microsoft em massa, a situação atual da Dell é o resultado de um grande crescimento no início da pandemia. Pois, nessa época cresceu bastante o home office levando a maioria das pessoas a fazerem investimentos em computadores para conseguirem trabalhar de casa. Entretanto, o problema é que quase ninguém troca de computador de dois em dois anos, ainda mais ficando mais caros.
Sendo assim, após essa época de boas vendas dos computadores, deu-se início a grande tempestade na empresa de tecnologia. Pois, após a época de boas vendas dos consumidores no Natal, a empresa caiu cerca de 37% em suas vendas de PCs, sendo um péssimo resultado na receita da empresa.
Dell vai fechar no Brasil?
Após o anuncio da empresa, ela acabou fazendo parte de um grupo de companhias norte-americanas que recentemente anunciaram inúmeros cortes de empregos, para conseguir superar a diminuição da demanda. Pois, nos últimos meses os consumidores diminuíram os gastos por conta da alta inflação e também o aumento dos juros.
Além disso, no final de Janeiro de 2023, a Dell contava com cerca de 133 mil funcionários, onde um terço desses estava localizado nos Estados Unidos. Mas, segundo resultados divulgados, no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024, a receita da Dell caiu 6%. Além do mais, o faturamento caiu 10 % após diminuição das vendas de produtos, como computadores.
Com isso, os diretores do grupo atrelaram esses resultados à diminuição da demanda nos Estados Unidos e no mundo inteiro, por conta da inflação e às grandes taxas de juros. Além disso, estima-se que sem contar a Dell, mais ou menos 88 mil funcionários da área de tecnologia ficaram desempregados em janeiro, no mundo todo. Além disso, mesmo a empresa implantando medidas para cortar gastos, foi inevitável essas demissões. Pois, segundo eles, essas medidas não estava sendo suficiente para manter a empresa de pé.
Além do mais, é válido ressaltar que essas demissões aconteceram nos EUA como forma de amenizar as perdas da empresa. Mas, não há nada indicando que a empresa fechará no Brasil, além de não haver nenhum comunicado da empresa Dell afirmando que essas demissões continuarão.
O site mais atualizado de 2024!