Dell vai fechar no Brasil? Empresa demite funcionários

Na última segunda-feira (06/02, a empresa de tecnologia, Dell veio a público anunciar uma demissão em massa. Com isso, começaram a surgir especulações se a Dell vai fechar no Brasil por conta dessas demissões, gerando preocupações. A empresa ainda publicou que que as ações para cortar gastos feitas em 2023, não haviam sido suficientes para conseguir manter a boa saúde financeira da empresa. Então, após a apresentação dos lucros e resultados da empresa no quarto trimestre de 2023, foi anunciada as demissões. Pois, o resultado apontou que havia tido uma queda de cerca de 37% nas vendas de computadores.

Dell-vai-fechar-no-Brasil Dell vai fechar no Brasil? Empresa demite funcionários

Empresa demite funcionários: Qual o motivo?

Após as demissões, foi publicado no site da Dell explicando o que havia acontecido, onde foi dito que mesmo tomando algumas decisões ano passado para conter gastos, não foi suficiente para evitar essas demissões. Dentre essas ações estão, a limitação de viagens de trabalho e redução de alguns gastos com serviços externos. Pois, essas medidas foram necessárias para conseguir passar pelas dificuldades e incertezas do cenário global econômico. Sendo que essa foi a principal causa da empresa ter ficado nessa situação e chegar a demitir 6.650 funcionários.

Na realidade, o total de empregados desligados não foi mencionado no comunicado de Jeff Clarke, codiretor operacional e vice-presidente da Dell. Pois, a informação foi na verdade publicada pela Bloomberg, e ainda esse total de funcionários desligados equivale a cerca de 5% de todo o quadro de funcionários. Mas, esse número pode ser ainda maior do que o apurado pelo site de notícias.

Da mesma forma que aconteceu com as demissões da Microsoft em massa, a situação atual da Dell é o resultado de um grande crescimento no início da pandemia. Pois, nessa época cresceu bastante o home office levando a maioria das pessoas a fazerem investimentos em computadores para conseguirem trabalhar de casa. Entretanto, o problema é que quase ninguém troca de computador de dois em dois anos, ainda mais ficando mais caros.

Sendo assim, após essa época de boas vendas dos computadores, deu-se início a grande tempestade na empresa de tecnologia. Pois, após a época de boas vendas dos consumidores no Natal, a empresa caiu cerca de 37% em suas vendas de PCs, sendo um péssimo resultado na receita da empresa.

Dell vai fechar no Brasil?

Após o anuncio da empresa, ela acabou fazendo parte de um grupo de companhias norte-americanas que recentemente anunciaram inúmeros cortes de empregos, para conseguir superar a diminuição da demanda. Pois, nos últimos meses os consumidores diminuíram os gastos por conta da alta inflação e também o aumento dos juros.

Além disso, no final de Janeiro de 2023, a Dell contava com cerca de 133 mil funcionários, onde um terço desses estava localizado nos Estados Unidos. Mas, segundo resultados divulgados, no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024, a receita da Dell caiu 6%. Além do mais, o faturamento caiu 10 % após diminuição das vendas de produtos, como computadores.

Com isso, os diretores do grupo atrelaram esses resultados à diminuição da demanda nos Estados Unidos e no mundo inteiro, por conta da inflação e às grandes taxas de juros. Além disso, estima-se que sem contar a Dell, mais ou menos 88 mil funcionários da área de tecnologia ficaram desempregados em janeiro, no mundo todo. Além disso, mesmo a empresa implantando medidas para cortar gastos, foi inevitável essas demissões. Pois, segundo eles, essas medidas não estava sendo suficiente para manter a empresa de pé.

Além do mais, é válido ressaltar que essas demissões aconteceram nos EUA como forma de amenizar as perdas da empresa. Mas, não há nada indicando que a empresa fechará no Brasil, além de não haver nenhum comunicado da empresa Dell afirmando que essas demissões continuarão.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Dell vai fechar no Brasil? Empresa demite funcionários O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário