Demite funcionários em 2024: Empresa fecha fábrica

Sem dúvidas, o ano iniciou com o anúncio do fechamento de inúmeras empresas em vários setores diferentes, deixando inúmeros funcionários desempregados. Agora, no último mês uma outra empresa acabou de anunciar que encerraria suas atividades também. O Grupo Simples Passo anunciou dia 30 de Janeiro que iria encerrar as atividades da fábrica Irauçuba, demitindo inúmeros trabalhadores no Estado.

Além disso, além dessa fábrica no Ceará, o grupo também fechou outra sede em Birigui, São Paulo, somando cerca de 500 funcionários desligados. A Simples Passo, atua no ramos de calçados infantis e inauguração da loja foi em 2019, gerando mais de 100 empregos diretos.

Empresa-fecha-fabrica Demite funcionários em 2024: Empresa fecha fábrica

Demite funcionários em 2024: Empresa fecha fábrica

Ao anunciar a decisão, a empresa publicou comunicado informando que a decisão havia sido “motivada pelo atual cenário econômico do país, que apresenta muitas inconsistências e incertezas para o futuro das empresas”. Além disso, a prefeita de Irauçuba, também se pronunciou a respeito do encerramento.

Em comunicado a prefeita declarou que recebeu “com muita tristeza” a notícia e que “não adotará postura passiva” para conseguir “novas parcerias que ocupassem a estrutura da antiga empresa”. A prefeita ainda ressaltou: “Tentaremos superar o mais rápido possível este prejuízo na economia local, esforço e foco não faltarão”.

Além de tudo, o grupo Simples Passo é considerada a segunda indústria a encerrar as suas atividades no Ceará no começo deste ano. Pois, em 10 de janeiro, a Guararapes, situada em Fortaleza desde os anos 70, acabou também com as suas atividades e demitiu cerca de 2 mil funcionários. Além do mais, o Grupo DOK, com sede em Birigui (SP) possui uma dívida de R$ 400 milhões.

Ao fechar a empresa demitiu cerca 500 trabalhadores contratados para atuar em unidades fabris no Estado de Sergipe e tinha um total de 1.800 funcionários. Essas informações foram divulgadas pelo SINDCAFIT e segundo informações o grupo demitiu 320 pessoas que eram funcionárias da fábrica do município de Frei Paulo, além de mais 180 trabalhadores do município de Salgado.

Além disso, foi solicitado por e-mail ao escritório que trabalha com o grupo para divulgarem o diagnóstico da situação financeira da empresa, mas não houve retorno.

Como fica a situação dos funcionários demitidos:

Também, é válido ressaltar que o grupo foi questionado em relação aos pagamentos dos direitos dos trabalhadores. De acordo com Roneclecio Alves da Cruz, o presidente do SINDCAFIT, todo empregador tem até dez dias garantidos por lei para homologar todas as rescisões dos trabalhadores demitidos.  Ainda ressaltou: “Nos próximos dias me reunirei com a empresa pra por em pauta o assunto. Pagar é obrigatório”.

Ainda segundo o presidente, até o último dia primeiro de março, os valores do FGTS referente ao mês de dezembro para os trabalhadores ainda não tinham sido depositados. Além disso, o pagamento do vale também ficou atrasado e os trabalhadores encerraram suas atividades desde o dia 23 de Janeiro.

De acordo com informações, o escritório do Grupo DOK desistiu de solicitar a tutela que antecedia à apresentação do plano para recuperação judicial. Com isso, o juiz da 2ª Vara Cível, anunciou que estaria extinto o processo. Ainda foi instaurado um inquérito pela Polícia Civil para investigação de uma provável fraude com intuito de antecipar recursos com instituições financeiras, além de fundos de investimento com emissão de notas frias.

Por fim, a empresa terá que cumprir as suas obrigações trabalhistas, após a demissão em massa de cerca de 500 funcionários. Além disso, os processos que tramitam na justiça contra a empresa, também deverão prosseguir, mesmo a empresa encerrando suas atividades.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Demite funcionários em 2024: Empresa fecha fábrica O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário