Multa Celular: Pontos, Valor, Como Recorrer
Uma das maiores causas de acidentes de trânsito é o celular. Por esse motivo, o Detran possui uma multa para os motoristas que não seguirem a regra. Pode parecer algo bobo mas usar o celular enquanto dirige é bem perigoso.
O Detran em ação conjunta com a polícia busca coibir esse ato. Portanto, caso o condutor do veículo seja pego usando o aparelho será autuado.
Porém, não apenas um valor terá de ser pago, mas também um número de pontos será aplicado na CNH. Para entender como funciona a multa celular, leia o texto abaixo.
Como funciona a multa celular?
A multa de excesso de velocidade é fácil de ser entendida. Afinal, existem radares que captam a velocidade do veículo e registram. Já para a multa por beber e dirigir também, pois existe o bafômetro que identifica a quantidade de álcool no sangue.
Contudo, como funciona a multa celular é uma dúvida que muitos motoristas talvez tenham. E se você faz parte desses motoristas, descubra agora como é feita a autuação do motorista que for pego usando celular.
Para esse caso de multa, o condutor é autuado caso um veículo da PM o veja realizando o ato. Além disso, é proibido usar o aparelho mesmo que esteja no sinal vermelho.
Segundo profissionais da área de trânsito, usar o celular é bem perigoso para todos os envolvidos. Em primeiro lugar, o motorista coloca sua vida em risco e a de terceiros.
Quando estamos conduzindo nosso veículo, a regra é atenção plena. Pois, o condutor está dirigindo por ele, mas precisa conduzir pensando nos outros motoristas.
Um dos perigos causados pelo celular, é que tira o foco do motorista na pista, e isso é perigoso. Assim sendo, é como se o veículo estivesse sem piloto.
Dessa forma, caso exista algum perigo na via. O motorista não irá conseguir desviar. Por conta disso, a multa celular é considerada gravíssima. Dessa forma, caso o motorista esteja com problemas na CNH, pode ter ela suspensa.
Entretanto, caso o motorista esteja usando fones de ouvido a penalidade passa a ser média. Apenas quando o celular estiver sendo usado é que a multa será considerada gravíssima.
Por esse motivo, seguir a regra criada pelo Detran é de suma importância, pois garante sua segurança.
Valor da multa
Você já compreende como funciona a multa celular. Contudo, além da pontuação na CNH, um valor também é aplicado ao motorista. Os Detrans de todo o Brasil possuem um sistema de multas bem eficaz.
Além disso, é possível conferir suas multas direto pelo site do Detran do seu estado. Portanto, para aqueles que são de Minas Gerais basta clicar aqui.
Todavia, quando a multa é aplicada, é sempre bom compreender qual será o valor. Afinal, mesmo que exista a chance do recurso funcionar, é bom saber o preço. Pois, em alguns casos o recurso falha e o valor deve ser pago de forma integral.
Em primeiro lugar, a multa celular possui um valor de pontos dado para multas gravíssimas. Ou seja, 7 pontos serão debitados na sua CNH. Além disso, o motorista também passará a ter 20 pontos como número máximo na pontuação da CNH.
Para aqueles que não tiverem nenhuma multa gravíssima, o valor total é de cerca de 40 pontos. Ademais, o motorista também irá receber uma multa no valor em torno de R$293,00 que deverão ser pagos caso o recurso não funcione.
Todavia, ainda existe o chamado Recurso. Este, por sua vez, busca evitar ou cancelar a multa. No tópico a seguir você confere mais sobre esse direito.
Recurso multa celular: Como fazer
Primeiro, é preciso entender para que serve o recurso. Em alguns casos, uma multa é aplicada de forma indevida. Dessa forma, o motorista sofre os danos causados sem ter culpa.
Assim sendo, caso um erro tenha ocorrido, o condutor pode e deve realizar o chamado Recurso.
Este, por sua vez, serve para invalidar a multa, para que seus itens não sejam aplicados. A melhor maneira de realizar um recurso é com um profissional da área.
Pois, no site do Detran do seu estado pode haver a opção Recursos, mas esta serve apenas para acompanhar.
Além disso, existem plataformas na internet que buscam auxiliar nisso. Porém, nesses casos é preciso tomar cuidado para não ser enganado.
Elaborar um Recurso exige algumas etapas. O órgão responsável por acolher e aceitar ou não essas multas é o chamado Jari. A Junta administrativa de recursos de infrações faz parte do Detran.
Portanto, essa junta fica responsável por julgar os recursos. Assim sendo, é preciso elaborar um recurso com o máximo de informações possíveis. Dessa forma, fica mais nítido sua inocência fica mais percebida.
Para auxiliar seu recurso, clique aqui e confira um modelo para preencher. A melhor forma de evitar a multa celular é tomando cuidado.
O site mais atualizado de 2024!