Detran PR Emitir guia para pagamento do IPVA

O Detran (Departamento de Trânsito) do estado do Paraná, tem um site onde é possível emitir a guia para pagamento do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores).

detran-pr-emitir-guia-para-pagamento-do-ipva Detran PR Emitir guia para pagamento do IPVA

Apesar de o IPVA ser um imposto cobrado pela Secretaria da Fazenda, se o pagamento estiver pendente, o Detran não pode emitir a documentação do veículo.

Dessa forma, transações como as de compra e venda e de transferência, acabam sendo prejudicadas, explica o Detran paranaense em seu site oficial.

Como emitir a guia para pagar o IPVA

Agora, para pagar a guia do IPVA do estado do Paraná é necessário clicar no link e começar a procurar a área específica. Assim, em poucos minutos, vai conseguir resolver o problema.

No Paraná, assim como em outros estados brasileiros, a cobrança do IPVA começa em janeiro e é 3,5% sobre o valor venal do veículo. Mas, se for um utilitário, como ônibus e caminhões, o valor é de 1%.

Na hora que for emitir o boleto, terá que pagar naquele dia, direto pela própria conta bancária. Mas é importante sempre manter o IPVA em dia. Caso contrário, em uma operação policial, poderá ter o carro apreendido.

No Paraná, também é possível parcelar o valor do IPVA. Afinal de contas, é um imposto caro e nem todo mundo tem como pagar à vista.

Contudo, uma dica é guardar dinheiro durante o ano e, em Janeiro, já pagar o imposto à vista, com desconto, sem precisar pagar algum tipo de juro. Com isso, vai ter um dia a dia mais tranquilo.

Ainda segundo o governo do Paraná, é possível parcelar o imposto em até cinco vezes durante o ano. Mas, se for vencido naquele ano, tem que pagar à vista.

Contudo, se tiver débitos anteriores acumulados no Paraná, poderá buscar um acordo e parcelar junto ao governo estadual.

Outra questão importante é o licenciamento obrigatório anual, que também pode ser pago junto com o IPVA.

Embora o vencimento seja de acordo com o final da placa do veículo, as pessoas mais organizadas podem quitar tudo no começo do ano e ficar livre dessas contas mais pesadas.

O Paraná é, atualmente, um dos estados mais ricos do Brasil e, assim, tem uma arrecadação considerável todos os anos com o valor do IPVA.

Afinal de contas, quando maior o poder aquisitivo das pessoas, mais elas compram carros novos e mais vão pagar em imposto veicular para poder rodar pelas vias com os seus veículos.

detran-pr-emitir-guia-para-pagamento-do-ipva Detran PR Emitir guia para pagamento do IPVA

Para que serve o IPVA

Cada estado tem uma alíquota própria e um método diferente de cobrança, onde a maioria cobra o valor de carros com até 20 anos de idade.

Geralmente, o valor é de 4% do valor total do veículo na tabela Fipe, uma tabela definida oficialmente pelo governo federal.

Portanto, se o carro se valorizar, no ano seguinte vai ter que pagar um imposto maior, ou vice-versa.

E cada estado tem uma forma de facilitar a cobrança. Em São Paulo, por exemplo, quem paga à vista, até determinada data em Janeiro, ganha desconto. Ou pode pagar o valor integral parcelado em três vezes.

Recentemente, passou também a possibilitar o pagamento do IPVA com cartão de crédito, minimizando os impactos nos condutores e proprietários de veículos automotivos no estado de São Paulo durante o ano.

detran-pr-emitir-guia Detran PR Emitir guia para pagamento do IPVA

Licenciamento

Além disso, para quitar o IPVA, é necessário também que o licenciamento do veículo no ano anterior esteja devidamente regularizado. Caso contrário, não vai conseguir e poderá até ter o carro apreendido em blitz de trânsito.

No entanto, os estados cobram esse imposto dos veículos como uma forma de garantir renda para fazer as manutenções necessárias nas vias públicas.

Por exemplo, o recurso do IPVA ajuda na pavimentação e reforma de vias públicas e também ajuda na construção de pontes e estradas. Caso contrário, os estados ficariam sem recurso para tanto.

Ainda assim, mesmo com os altos impostos, vemos no Brasil muitas rodovias esburacadas e algumas até mesmo sem asfalto, principalmente nas regiões mais remotas.

Assim, isso até desmotiva muitos proprietários a pagarem o imposto, que é cada vez mais alto. Mesmo carros com mais de 10 anos de uso, muitas vezes precisam pagar valores acima dos R$ 600, por exemplo.

Então, para quem vive alguma dificuldade financeira, pagar o IPVA acaba ficando em segundo plano.

Por fim, se a pessoa sabe que não tem condições de pagar o Imposto Para Veículos Automotores, o ideal é não ter carro. Ou, no máximo, comprar um carrinho mais antigo, acima dos 20 anos de usa.

Com isso, ao menos não vai precisar fazer o pagamento desse imposto que, no início do ano, causa um forte impacto no orçamento familiar.

No final das contas, acaba comprometendo também o 13º salário, o qual muitas famílias usam justamente para pagar o IPVA e também o IPTU, que é o imposto imobiliário.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Detran PR Emitir guia para pagamento do IPVA O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário