DETRAN RJ: Transferência de Veículo

Vendeu o seu veículo ou pensa em comprar um e não sabe como realizar o procedimento de transferência de veículo no Detran?

Então saiba que este texto é destinado justamente para ensinar passo-a-passo a realizar a transferência de veículo no Detran RJ.

Ressaltando que os procedimentos que iremos trazer aqui são específicos do Estado do Rio de Janeiro – RJ.

Mas, mesmo que você seja de outra localidade, não deixe de acompanhar. Pois algumas etapas podem ser semelhantes no seu Estado.

Confira abaixo!

detran-rj-transferencia-de-veiculo-informacoes DETRAN RJ: Transferência de Veículo

DETRAN RJ: Transferência de Veículo

Inicialmente, é importante que você saiba que a transferência de veículo é uma obrigação do proprietário após realizada a compra.

Dessa forma, você que deseja comprar ou vender algum veículo deverá se informar sobre os procedimentos de transferência do veículo RJ.

Vamos te ensinar etapa por etapa sobre os procedimentos necessários.

Mas antes, você tem que se lembrar que documentos que tenham autenticação ou reconhecimento de firma em cartório devem ter sido colhidos pelo menos oito dias antes.

DETRAN RJ Transferência de Veículo: documentação

Os primeiros documentos que você deverá separar para realizar a Transferência de veículo RJ são os documentos pessoais.

Se você for pessoa física os documentos são: algum documento de identificação com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação); CPF e comprovante de residência (original e cópia).

É importante que você saiba que o comprovante de residência deverá ser recente com até 90 dias.

Mas, se a transferência de veículo RJ for para pessoa jurídica é necessário o documento de constituição da empresa, como, por exemplo, o estatuto social ou contrato social.

O segundo documento que você deverá providenciar é o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

O CRV deverá estar preenchido corretamente e assinado pelo comprador e pelo vendedor. A firma das assinaturas deverá estar reconhecida em cartório.

Lembre-se que o reconhecimento da firma deve ter sido realizado, pelo menos, 8 dias antes da data para o atendimento para realizar a transferência de veículo RJ.

Esse é o único documento exigido, além dos pessoais, caso a transferência envolva apenas pessoas físicas e o veículo não tenha sido adquirido por leilão.

Abaixo vamos trazer as documentações específicas em caso de pessoa jurídica e no caso da compra ter sido realizada por leilão.

Em caso de pessoa jurídica ser a vendedora deverá providenciar cópia autenticada em cartório de documento que comprove que a pessoa que autorizou a transferência poderia fazê-lo.

Nesse caso, também deverá providenciar uma Certidão Negativa de Débito do INSS em nome da empresa vendedora do veículo caso o bem seja de alto valor.

Já, no caso de veículo adquirido em leilão deverá juntar a divulgação da publicação do edital de convocação para o leilão.

detran-rj-transferencia-de-veiculo DETRAN RJ: Transferência de Veículo

DETRAN RJ Transferência de Veículo: pagamento da taxa

O proprietário também deverá realizar o pagamento da taxa de transferência no valor de R$ 175,00 (cento e setenta e cinco reais)

Além disso, em caso de transferência de veículo RJ adquirido em contrato de financiamento com cláusula de reserva de domínio, o proprietário deverá realizar o pagamento de uma taxa adicional.

O valor dessa taxa adicional dos veículos adquiridos por financiamento é no valor de R$ 195,00 (cento e noventa e cinco reais).

detran-rj DETRAN RJ: Transferência de Veículo

DETRAN RJ Transferência de Veículo: agendar atendimento

O próximo passo é agendar o seu atendimento. Mas antes disso, você deve saber que para transferência deverá haver a vistoria do veículo. Então, não se esqueça de realizar esse procedimento.

Também é importante que você saiba que você deverá pagar todas as taxas referentes ao veículo, bem como a taxa cobrada pela vistoria que será realizada.

Dessa forma, antes de agendar o seu atendimento verifique os valores das multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA, taxa de emissão do CRLV e a taxa de vistoria.

Verificou os valores de todas essas taxas mencionadas e já providenciou todos os documentos necessários? Então agora você já pode realizar o agendamento do seu atendimento.

Para realizar o agendamento você deverá saber que o procedimento será diferente dependendo da localidade do veículo no Estado do Rio de Janeiro.

Caso o veículo esteja registrado na cidade do Rio de Janeiro ou na região do Grande Rio, o proprietário deverá agendar o atendimento clicando aqui, selecionando a opção que se enquadra.

Você também tem a opção de buscar atendimento pela Central, ligando para o nº (21) 3460-4040 / 3460-4041.

Mas, se o seu veículo estiver registrado em município do interior, o procedimento de transferência do veículo RJ você deverá verificar se a sua localidade já permite o teleagendamento, clicando aqui.

Se a localidade estiver na lista, você deverá adotar o mesmo procedimento da Capital do Rio de Janeiro. Caso contrário, deverá buscar atendimento no Serviço Auxiliar de Trânsito ou Ciretran.

Pronto, agora você já sabe como realizar a Transferência de Veículo pelo DETRAN RJ. Então, caso você realize a compra de algum veículo, não deixe de utilizar essas informações!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news DETRAN RJ: Transferência de Veículo O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário