DETRAN RS Reclamações: Ouvidoria, Telefone

Quando se é um condutor ou se está no processo de habilitação, uma das palavras que mais se escuta é, sem dúvidas, DETRAN.

Isso se deve pois, nos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) são realizados serviços como licenciamento de veículos, pagamentos que são feitos no processo de habilitação e muitos outros procedimentos.

Tendo em vista que o DETRAN é um dos órgãos mais presentes na vida dos cidadãos, vamos conhecer um pouco mais sobre sua história, funcionamento e como o cidadão poderá tirar suas dúvidas.

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Um pouco mais sobre o DETRAN RS

Instituído pela Lei Estadual nº 10.847, o DETRAN RS deu início às suas atividades no dia 1º de julho de 1997 e atende cerca de 500 mil pessoas por ano.

Dentre os serviços mais comuns, o DETRAN é responsável por emitir e regularizar todo o processo para emissão de CNHs e realizar o licenciamento de um veículo, por exemplo.

O DETRAN pertence ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), uma organização ainda maior, que é formada por diversos órgãos e entidades que se unem para administrar o trânsito de veículos no Brasil.

Principais atribuições do DETRAN RS

Mesmo que cada DETRAN tenha regimentos distintos, todos cumprem funções similares, que impactam diretamente no dia a dia dos condutores ou de quem está no processo de habilitação.

Uma das principais atribuições do DETRAN é o processo de primeira habilitação. O órgão é responsável por realizar, fiscalizar e controlar esse processo, que pode ser feito online e presencial.

Outro processo no qual o DETRAN é responsável é a Reciclagem de CNH. As infrações que têm como consequência a obrigatoriedade de cursar uma reciclagem são os mesmos que causam a suspensão da CNH.

O órgão fica responsável também por vistorias e inspeções, verificando as condições de segurança e uso do veículo. As vistorias são obrigatórias no primeiro licenciamento do veículo e para realizar transferências de propriedade.

O DETRAN fica responsável também, pelas autuações de infrações e consequentemente as aplicações de medidas administrativas cabíveis. Essas medidas podem variar de acordo com a conduta cometida pelo condutor.

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Reclamações DETRAN RS

Para registrar uma reclamação acerca de algum dos serviços prestados pelo DETRAN RS, é necessário que seja preenchido um campo com o número de protocolo que foi informado no primeiro atendimento.

As reclamações podem ser realizadas pelos canais: Disque-Detran, Chat, Fale Conosco ou atendimento presencial. Caso não possua um protocolo, basta buscar o primeiro atendimento nos canais citados acima.

Para enviar uma reclamação, basta seguir os seguintes passos:

– Acesse o site www.detran.rs.gov.br 

– Informe seus dados;

– Informe o número do protocolo;

– Descreva qual sua reclamação;

Feito esse processo, basta aguardar uma resposta via e-mail.

Ouvidoria DETRAN RS

A ouvidoria é o canal responsável pelo recebimento, apuração e tratamento das reclamações dos serviços que são prestados pelo DETRAN RS, bem como o atendimento dos demais canais de informação.

Para acessar a ouvidoria e poder consultar o andamento das suas reclamações registradas, acesse o site www.detran.rs.gov.br  e siga os seguintes passos:

– Clique em “Consulta Ouvidoria”;

– Será exibida uma janela do gov.br para que o usuário realize o login;

Feito isso, o DETRAN terá acesso aos seus dados e exibirá o status dos atendimentos cadastrados no nome do usuário.

Meios de contato DETRAN RS

Para um melhor atendimento ao público, o DETRAN RS disponibiliza diversos meios de contato para melhor atender ao público, são eles:

– Chat online (atendimento eletrônico);

– FALE CONOSCO (atendimento via e-mail);

– Disque Detran (atendimento por telefone);

0800 905 5555 – As ligações são gratuitas para dentro e fora do estado.

– Tudo Fácil (Atendimento presencial);

O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mediante agendamento obrigatório.

Você pode encontrar o Tudo Fácil nos seguintes endereços:

Zona Norte – Rua Domingos Rubbo, n° 51. Bairro Cristo Redentor.

Zona Sul – Av. Wenceslau Escobar, n° 2666. Bairro Tristeza.

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Agendamento para atendimento presencial DETRAN RS

Para ser atendido de maneira presencial, é obrigatório que seja feito o agendamento prévio.

Vale ressaltar que o agendamento para atendimento presencial do DETRAN RS é diferente conforme o local de atendimento e o perfil do solicitante.

Para agendar seu atendimento presencial, siga os seguintes passos:

– Acesse o site www.detran.rs.gov.br

– Selecione o tipo de atendimento no qual deseja ser atendido, são elas:

Agenda – Cidadão

Consulta/Cancelamento – Cidadão

Agenda – Despachante/Advogado

Consulta/Cancelamento – Despachante/Advogado

– Informe a cidade em que deseja ser atendido;

– Informe Data e Horário;

– Informe dados pessoais como Nome completo, CPF, Telefone e Email;

– Clique em “Confirmar Agendamento”;

Feito isso o atendimento estará agendado e o usuário receberá uma confirmação por e-mail.

Para que os atendimentos sejam possíveis, é necessário que o cidadão possua os seguintes documentos em mãos: CNH ou outra documentação com foto do responsável pelo agendamento e entrega do documento.

Vale ressaltar que o agendamento e atendimentos só podem ser feitos exclusivamente pelo cidadão, ou seja, por uma pessoa física.

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Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
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