Acesse Nossas Redes Sociais

Finanças

Dinheiro Esquecido: Como Resgatar, Consulta BC

Publicado

em

No ano de 2022 o Banco Central vai começar um processo de devolver aos brasileiros todos os valores que eles tenham a receber devido a dinheiro esquecido. Isso porque, em alguns casos, contas são encerradas com saldo disponível, ou de alguma forma, existe um dinheiro parado, que a pessoa não consegue ter acesso. Então, aos poucos, ao longo do ano, o Banco Central irá fazer um processo para devolver todo o dinheiro presentes nessas contas para seus donos.

Por isso, se você acredita que possui algum dinheiro esquecido, basta fazer a consulta no BC. Assim, nós te ensinaremos como resgatar o seu dinheiro esquecido.

bc-dinheiro-esquecido Dinheiro Esquecido: Como Resgatar, Consulta BC

Dinheiro Esquecido 2022

Como citamos, o Banco Central do Brasil divulgou um site onde as pessoas podem fazer todo o processo de resgate do dinheiro esquecido que possuem em 2022. Nesse site, a pessoa pode fazer desde a consulta para saber se possui algum dinheiro ou não, até a solicitação de saque.

Esse dinheiro esquecido 2022, em geral, é proveniente de contas que foram fechadas com saldo disponível, como citaremos mais detalhadamente ao longo do artigo.

Fontes atuais de dinheiro esquecido

Mas, como podem ser várias as fontes de dinheiro esquecido para resgate, o Banco Central optou por liberar algumas de cada vez. Para essa primeira rodada as fontes são:

  • Contas ou poupanças que tenham sido fechadas com dinheiro;
  • Cobrança de taxas indevidas relacionado ao BC;
  • Cotas de associados de cooperativas de crédito;
  • Consórcios que hoje já não existem mais.

Fontes futuras de dinheiro esquecido

Mas no futuro, a previsão é que sejam liberadas mais fontes para que o resgate do dinheiro esquecido dos brasileiros seja feito. Como por exemplo:

  • Taxas indevidas que não possuem relação com o BC;
  • Taxas indevidas cobradas em operações de crédito, as quais não são previstas pelo Banco Central;
  • Contas pré e pós pagas encerradas ainda com dinheiro em conta;
  • Contas mantidas por corretoras de títulos que foram encerradas com dinheiro;
  • Entidades com problemas judiciais;
  • Fundo Garantidor de Crédito;
  • Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

dinheiro-esquecido Dinheiro Esquecido: Como Resgatar, Consulta BC

Consulta do dinheiro esquecido 2022

Então, uma curiosidade muito comum entre os brasileiros é ser se tem ou não dinheiro esquecido para receber. E para tirar essa dúvida é necessário fazer a consulta através do site disponibilizado pelo Banco Central.

Para isso, será necessário fornecer alguns documentos básicos de identificação, como por exemplo, o seu CPF. Mas vale lembrar que essa consulta também é válida para empresas, e nesse caso será necessário fornecer o CNPJ.

Assim, o período para fazer a solicitação de transferência do valor referente ao dinheiro esquecido é a partir do dia 7 de março, quando as solicitações terão início.

Mas dependendo de alguns fatores, cada pessoa terá um período certo que conseguirá consultar qual é o valor e solicitar a transferência. Isso depende do nascimento da pessoa.

Repescagem dinheiro esquecido 2022

Mas, como existe um período fixado, muitas pessoas podem acabar se esquecendo de fazer a consulta na data especificada. Dessa forma, poderão ter uma nova chance de fazer a consulta e solicitação de transferência, a chamada repescagem.

E ainda, mais uma oportunidade dada pelo Banco Central é que a pessoa que perder o período de repescagem poderá consultar e solicitar transferência a partir do dia 28 de março.

De maneira geral, perder a data não deve ser motivo de alarde. Isso porque existirão novas datas para fazer a consulta e o resgate do dinheiro esquecido, mesmo após 28 de março.

Resgate dos valores a receber BC 2022

Então, para que o brasileiro que possua dinheiro esquecido para receber consiga fazer o resgate, ele deve incialmente:

  • Se cadastrar no site do governo, que é o Gov.br;
  • Assim, após fazer o cadastro, é necessário saber qual é o seu nível se segurança dentro da sua conta. Isso porque apenas os níveis prata e ouro poderão fazer o resgate;
  • Assim, dentro do site disponibilizado pelo Banco Central, no seu período de consulta e saque, o usuário deverá informar os seus dados e solicitar o saque com sua chave pix.

banco-central-dinheiro-esquecido Dinheiro Esquecido: Como Resgatar, Consulta BC

Prazo para recebimento do dinheiro esquecido BC

Depois que o usuário faz a consulta e verifica que tem dinheiro esquecido para receber, e portanto, faz a solicitação, existe um prazo para o pagamento. Esse prazo é de 12 dias úteis após a solicitação e poderá ser feito após o informe de chave pix da pessoa.

Outros meios de consulta do dinheiro esquecido

É importante que a pessoa que deseja resgatar os valores que tenha a receber referente ao dinheiro esquecido, saiba que a única forma de fazer isso é através do site fornecido pelo Banco Central. Por isso, é válido ressaltar que se você receber links em grupos de redes sociais para fazer a consulta do dinheiro esquecido, estes não são verdadeiros.

Além disso, para conseguir receber o dinheiro esquecido não é necessário fazer nenhum tipo de pagamento. Por isso, se você receber alguma mensagem nas redes sociais ou celular pedindo dinheiro em troca do seu dinheiro esquecido, não envie. Muitos criminosos podem se aproveitar de situações como essa para extorquir as pessoas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Dinheiro Esquecido: Como Resgatar, Consulta BC em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.