Dono da Seara gravou vídeo xingando bolsonaristas? Veja se é verdade

Nos últimos dias, surgiu pelas redes sociais, um vídeo gravado por um homem xingando os invasores da Praça dos Três Poderes, em Brasília e, a esse homem, foi atribuída a identidade de Paulo Seara, dono do frigorífero Seara, um dos maiores do Brasil.

dono-da-seara-gravou-video-xingando-bolsonaristas-veja-se-e-verdade Dono da Seara gravou vídeo xingando bolsonaristas? Veja se é verdade

No vídeo, o homem aparece xingando os invasores de ‘cornalhada’ e perguntando porque os manifestantes não aceitaram a vitória de Lula.

Naturalmente, o vídeo viralizou, parou nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp, Telegram e gerou a ira de muitos bolsonaristas, que passaram a também xingar o dono da Seara e também convocaram um boicote aos produtos da empresa.

Assim, muita destilação de ódio aconteceu para cima do proprietário da Seara. No entanto, só tem um detalhe: o vídeo é falso, pois, o homem que aparece xingando os manifestantes não é o dono da Seara, Paulo Seara. Mas um outro homem que não é possível saber quem é.

Com isso, essa fake news se espalhou e acabou criando problemas para uma empresa que, na prática, não teve nenhuma ligação com isso.

O fato é que, no dia 8 de janeiro, milhares de manifestantes contrários ao atual governo e com pautas antidemocráticas e golpistas, tomara a Praça dos Três Poderes, em Brasília, pedindo intervenção militar e destruindo vários pontos do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e também do STF (Supremo Tribunal Federal).

Fato ou Fake

Mas, para perceber que o texto era falso, alguns detalhes chamam a atenção, como os diversos erros de grafias no compartilhamento. Por isso, é muito importante que as pessoas tenham o máximo de atenção e evitem esses problemas.

Assim, se compartilharem esses textos e vídeos falsos, vão estar colaborando e cooperando com os grupos antidemocráticos que tentam criar situações de desequilíbrio na democracia brasileira.

Agora, o que também pode ajudar a ver se o vídeo é verdadeira, é procurar as redes sociais da pessoa, para ver se é ela mesmo.

Em alguns casos, os vídeos podem ser verdadeiros, mas na ampla maioria das vezes são falsos, quando acabam se multiplicando e replicando, fortalecendo as fake news.

Com o crescimento das redes sociais, a popularização da internet e, principalmente, o avanço dos aplicativos de mensagens, esses problema se tornaram cada vez maiores.

Agora, em tempos de grande polarização política, muitos casos desses surgiram, se multiplicando e criando muitos problemas, inclusive para as pessoas dos vídeos.

dono-da-seara-gravou-video-xingando-bolsonaristas-veja-se-e-verdade-2 Dono da Seara gravou vídeo xingando bolsonaristas? Veja se é verdadedono-da-seara-gravou-video-xingando-bolsonaristas-veja-se-e-verdade-6 Dono da Seara gravou vídeo xingando bolsonaristas? Veja se é verdadedono-da-seara-gravou-video-xingando-bolsonaristas-veja-se-e-verdade-3 Dono da Seara gravou vídeo xingando bolsonaristas? Veja se é verdade

Vídeo Gravado

Por exemplo, agora deve ter muita gente achando que o Paulo Seara realmente falou mal dos golpistas, com os termos chulos que estão no vídeo.

Mas, nem imaginam que, na prática, as imagens são de outras pessoas, ou neste caso, outra pessoa, que não tem nada a ver com o dono Seara.

Muitas vezes, alguém grava um vídeo desses de forma aleatória e outra pessoa vai lá e cria legendas dizendo que é outra pessoa, criando uma série de problemas.

Assim, passam a compartilhar aquilo como se fosse verdadeiro e aumenta ainda mais a mentira. Isso, além de prejudicar a imagem da pessoa no vídeo, também pode prejudicar a própria empresa, que passaria a sofrer boicotes.

Então, vale reforçar, antes de compartilhar um vídeo, sempre busque a fonte verdadeira. E sempre desconfie dos vídeos que circulam pelas redes sociais e pelos grupos de aplicativos de mensagens.

Nestes casos, isso pode ser ainda mais grave e uma possibilidade grande de ser fake news. Assim, compartilhando um vídeo irreal, vai estar também propagando um desserviço para toda a sociedade e até mesmo colocando a democracia do país em risco constante por conta disso.

Logo, vale sempre evitar esse tipo de compartilhamento no dia a dia.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Dono da Seara gravou vídeo xingando bolsonaristas? Veja se é verdade O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
3 comentários
  • Responder

    está materia também é fake news e mentirosa na essência.
    não sempode acusar ninguém de terrorista ou baderneiro sem a devida condenação. deveria dar os nomes de quem está acusando de baderna e atos anti democráticos e não acusar de forma generalizada. fica a dica.

  • Responder

    Luciana, no video, como podemos ver, e bem claro que Paulo Seara nao tem semelhanca nenhuma o homem. Porem Fernando Seara sim. Entao eu nao sei qual a intencao de mostrar uma semelhanca diferenciada. Erro ou Proposital ? Verifique tambem suas fontes.

  • Responder

    Até os petistas, os comunistas, os presidiários que comemoraram a “vitória” do pt, os jornalistas vendidos sabem que quem promoveu a invasão e depredação de “vários pontos do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e também do STF” foram infiltrados contratados para esse fim. Do mesmo modo que Adélio não é investigado, não há interesse do atual governo em esclarecer o ocorrido em 8 de janeiro.

Deixe seu comentário