Falência dos Bancos nos EUA em 2024, vem ai uma nova crise mundial?

Sem dúvidas, muitas pessoas foram pegas de surpresa nos últimos dias após o anúncio da falência dos bancos nos EUA. A notícia gerou muito alvoroço, mas, a ação imediata das autoridades do país fizeram com que o medo do mercado financeiro fosse afastado.

Falencia-dos-Bancos-nos-EUA Falência dos Bancos nos EUA em 2024, vem ai uma nova crise mundial?

Falência dos Bancos nos EUA em 2024, vem ai uma nova crise mundial?

No dia 10 de março, o (SVB Silicon Valley Bank), banco com especialidade em financiamento de startups nos EUA, pegou todos de surpresa ao fechar as portas. Além disso, a atitude foi tomada depois de um aumento de capital fracassado, e obrigado a controle do Estado. Logo depois, reguladores americanos precisaram fechar mais um banco, o Signature Bank de Nova York, um dos mais reconhecido no mercado de criptomoedas. O fechamento ocorreu após um significativo número de clientes retirar seus fundos do banco.

Sendo assim, nos dois casos foram assegurados os fundos dos clientes após declarações dadas junto a secretária do Tesouro dos EUA, o presidente do Federal Reserve e também a agência de depósitos bancários FDIC. Entretanto, continua sendo visível a insegurança e incerteza diante do problema. Além disso, depois das imensas perdas, houve queda de 3% na bolsa de valores de Frankfurt. Sem dúvidas, essa baixa se deu por conta da queda das ações do banco em todo o continente

De acordo com Christian Henke, da IG Markets: “Os investidores temem que outros bancos possam jogar a toalha diante do aumento das taxas de juros e dos rendimentos”. Além do mais, é válido ressaltar que o SVB se tratava de um dos bancos principais dos EUA no ramo de financiamento de startups. Portanto, o crescimento das taxas de juros nos EUA, fez com que os clientes sacassem os seus fundos o mais rápido possível, antes do esperado.

Portanto, o maior problema é que com o aumento das taxas de juros, os rendimentos aumentaram, mas caíram os títulos. Com isso, foi geradas muitas perdas para o banco que tentou equilibrar recorrendo ao aumento de capital emergencial, no entanto, a atitude causou mais incertezas. Em apenas um dia, as ações do SVB em Nova York reduziram em 60%, sendo uma perda recorde em um dia. Então, após a queda o banco passou a ficar sob controle do Estado.

Outros bancos também fecharão nos EUA?

Depois do fechamento do SVB, começou a surgir a insegurança sobre o fechamento de outras instituições nos EUA e muitos querem saber como forma de se precaver. Mas, a realidade é que a decisão imediata tomada pelos EUA fez com que o risco de novas falências fosse reduzida. No entanto, mesmo assim é preciso que o mundo inteiro esteja atento. Pois, esse é o tipo de coisa difícil de prever e é um problema que não afetou apenas os dois bancos que fecharam, é mais complexo.

Por isso, muitos se perguntam qual a consequência desses fechamentos, e para evitar que ocorra um efeito dominó, é preciso se atentar aos problemas do setor financeiro no mundo. Por esse motivo, foi preciso a intervenção das autoridades americanas, para evitar um estrago maior. Além de tudo, foi preciso assegurar que os clientes estavam seguros quanto aos seus investimentos.

Com isso, eles evitaram que os clientes corressem contra o tempo para retirar os seus investimentos do banco e colocar em segurança. Pois, se muitos clientes fazem isso ao mesmo tempo, acaba deixando sobrecarregado os bancos que não terão capital para suprir todos os pedidos. Apesar disso, não está prevista uma crise financeira global depois do fechamento dos bancos, de acordo com o Centro de Pesquisa Econômica Europeia (ZEW).

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Falência dos Bancos nos EUA em 2024, vem ai uma nova crise mundial? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário