Donos de casas vazias vão perder os imóveis no Brasil?
Sem dúvidas, a maior parte das notícias oriundas da oposição ao governo Lula sempre é de uma crítica seguida do termo “faz o L” diante de qualquer suposta situação do atual governo. No entanto, existe um detalhe importante, nem tudo que é dito se trata de uma notícia verdadeira. Atualmente, está circulando a notícia de que donos de casas vazias vão perder os imóveis no Brasil, mas, será que essa é uma notícia verdadeira? A seguir você poderá acompanhar se essa informação é verdadeira ou falsa.
Desse modo, é preciso entender que nem toda informação que circula na rede é verdadeira e por isso é importante ficar sempre atento. O melhor de tudo, é sempre procurar se informar em fontes confiáveis antes de compartilhar qualquer informação.
Donos de casas vazias vão perder os imóveis no Brasil?
A seguir, veja uma das mensagens que estão circulando sobre o assunto nas redes: “Proprietários de casas vazias vão ter prazo para dar uso a imóvel antes de o Estado entrar Só depois desse período, que ainda não está definido, é que o Estado arrenda de forma coerciva. De fora ficam as casas de férias, de emigrantes, pessoas deslocadas por razões de saúde ou profissionais e ainda pessoas em lares ou cuidadores informais. Plano em consulta pública até 10 de março. Daí ? FAZUÉLI.”
Certamente, não faltou pessoas compartilhando essa informação e junto com a história muitas pessoas falavam por aí “faz o L”. Entretanto, a notícia que afirma que Lula tomou essa decisão sobre os proprietários de casas vazias no Brasil é totalmente falsa. Na verdade, como na maioria das fake news, existe um erro de interpretação e distorção da mensagem.
Desse modo, para saber a verdade, é necessário checar a informação, tomando precauções básicas, como por exemplo, buscar a fonte da notícia em questão. Na realidade, existe um governo implantando medidas voltadas a proprietários de casas vazias, mas, não é o do governo Lula. Para quem não sabe, essa é uma medida que está em discussão em Portugal, onde a câmara de Lisboa pretende realizar essa ação há bastante tempo. No entanto, essa medida ainda será discutida e apresentada ao governo do país.
Além de tudo, o governo do país possui um plano de monitoração das casas desocupadas em Portugal que são consideradas “devolutas” para, fazer acordo com os donos. No caso de aluguéis que repassam dinheiro para os proprietários através de outras pessoas, não sendo válido em caso de casas de verão. Sendo assim, aqui no Brasil não existe nenhuma medida em vigor parecida com essa, além de não existir planos futuros para isso.
Na verdade, esse assunto nunca foi mencionado pelo governo Lula, então, sair espalhando a notícia e ainda falar “faz o L” não faz o menor sentido. Portanto, essas notícias não possuem nenhuma relação com o governo brasileiro e se trata de mais uma informação distorcida com intuito de espalhar fake news.
Como saber se uma informação é falsa?
Normalmente, a maneira melhor de não cair em Fake News é sempre buscar sempre checar a veracidade das informações, pois, sempre terá uma brecha. Além disso, evite espalhar notícias sem antes pesquisar sobre elas em fontes seguras. Na maioria das vezes, pessoas que espalham notícias distorcidas, só possui um intuito, denegrir a imagem de alguém.
Então, quem propaga essas informações maldosas, acabam compactuando com esse ato, então, o ideal é sempre buscar mais sobre o assunto. Por fim, tente sempre ir em busca de mais informações sobre o assunto e desconfie quando não achar muitas informações a respeito, pois, pode ser notícia falsa.
O site mais atualizado de 2024!