Dores, coceira ou desconforto na parte íntima: O que pode ser
Toda dor, coceira e desconforto são incômodos, em qualquer parte do corpo. Entretanto, em alguns casos pode ser ainda mais incômodo quando ocorre na parte íntima de alguém. Até mesmo porque nem sempre é possível coçar o local, caso você esteja em público, por exemplo.
No texto de hoje falaremos sobre os possíveis motivos para gerar esses incômodos. Além de possíveis tratamentos para ao menos aliviar esses sintomas. Se você está com qualquer um desses problemas, continue com a gente até o final, pois o nosso texto poderá ajudar você.
Faça uma boa leitura!
Dores, coceira ou desconforto na parte íntima
Quanto mais íntimo o local onde uma pessoa sente dor ou qualquer tipo de desconforto, é mais difícil pra ele falar sobre isso. Isso acontece principalmente a grande quantidade existente de tabus, além da timidez. Sendo assim, é de se esperar pessoas que estão sentindo coceira ou algum outro problema na parte íntima demorem de procurar algum médico.
Muitas vezes, as pessoas optam por realizar pesquisas na internet, em busca de causas e de tratamentos que possam aliviar seus incômodos.
Eu posso adiantar que existem diversos motivos para isso acontecer, dos mais simples e possíveis de resolver em casa, até os mais complicado que podem exigir tratamento médico. Para saber em quais dos grupos você se encontra, é preciso observar cada um dos sintomas, a aparência do local atingido, e é claro, procurar por ajuda médica para confirmar o diagnóstico. Principalmente se for necessário ir além de um exame clínico, fazendo exames e outros procedimentos.
No próximo tópico, conheça as principais condições que causam coceira, dor e desconforto na parte íntima, e saiba o que fazer caso aconteça com você ou com alguém próximo.
O que pode ser dores, coceira ou desconforto na parte íntima
A parte íntima está entre as regiões mais sensíveis do corpo de uma mulher, e por isso, o surgimento de qualquer sintoma, ainda que pequeno, como uma coceira, deve ser levado em consideração e a sério, pois certamente possui algum significado.
Inclusive para evitar que um problema pequeno, transforme-se em algo maior e mais grave.
Alguns dos principais motivos para dor, coceira e até mesmo inchaço, são as infecções e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A herpes, por exemplo, tem como sintomas feridas que causam dor e sensibilidade. Se ao urina, você sente muito ardor no local, pode ser um sintoma de herpes e significa que você deve atenta e procurar por ajuda médica de um ginecologista.
Entre as doenças sexualmente transmissíveis que causam dor e desconforto na parte íntima feminina estão também a gonorreia, a tricomoníase e a clamídia. Além disso, essas doenças, como o próprio nome já diz, são contagiosas. Sendo assim, tratá-las, significa cuidar não apenas da própria saúde, mas daqueles com quem você se relaciona.
Existe também a vulvodínia, que é uma doença crônica que também causa dor e desconforto na parte íntoma, especialmente no momento da relação sexual.
Existe também a possibilidade das dores, coceiras e desconforto serem gerados por cistos, especialmente os cistos de bartholin, que são nódulos repletos de líquido, e que pode gerar ainda infecções e pus na parte íntima feminina.
Por último, mas não menos importante, não podemos descartar a possibilidade do problema ser causado por uma doença chamada endometriose, que além do desconforto na parte íntima, pode gerar fortes cólicas, ciclo menstrual irregular, inchaço, constipação, náusea e até mesmo infertilidade.
Independente do motivo pelo qual você está com dor, coceiras e desconforto na parte íntima, a indicação é procurar um profissional da sua confiança.
Como tratar dor, coceira e desconforto na parte íntima
Para saber como tratar, o primeiro passo é procurar um profissional da área que seja da sua confiança, então essa é a nossa primeira dica para te ajudar a se livrar seja de dor, coceira ou desconforto na parte íntima, ou qualquer outro sintoma que tenha ligação com a sua saúde íntima ou sexual.
Na consulta fale de todos os sintomas e o tempo que está acontecendo. Ouça atentamente todas as orientações e realize todos os exames solicitados, caso seja necessário.
O profissional poderá receitas pomadas ginecológicas, anti-inflamatórios e em alguma casos até antibióticos, caso envolva infecções, bactérias e afins.
Banhos de assento com ervas como aroeira também podem auxiliar e aliviar a coceira e o desconforto. Atentar-se para o uso de sabonetes e outros produtos na parte íntima, pois os sintomas podem ser gerados também por reações alérgicas.
Além disso, usar calcinhas de algodão e evitar calças e shorts muito apertados, podem fazer uma grande diferença na sua saúde ginecológica. Lembre-se também de ir ao ginecologista e fazer seus exames de maneira regular, pelo menos duas vezes ao ano.
E cuide da sua saúde sexual, faça uso de preservativos, pois essa é a única maneira de evitar as doenças sexualmente transmissíveis.
O site mais atualizado de 2024!