DPVAT vai voltar em 2024? Volta do Seguro obrigatório é analisada pelo governo

O seguro DPVAT passará por uma formulação a partir do próximo ano, de acordo com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com isso, ele  e pode voltar a ser cobrado dos motoristas a partir do ano que vem, então, é preciso já começar a se preparar. Sendo assim, será que o DPVAT vai voltar em 2024? Volta do seuro obrigatório é analisada pelo governo atualmente.

DPVAT-vai-voltar DPVAT vai voltar em 2024? Volta do Seguro obrigatório é analisada pelo governo

DPVAT vai voltar em 2024? Volta do Seguro obrigatório é analisada pelo governo

Primeiro, de acordo com Marcos Barbosa Pinto, secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, o Executivo tem trabalhado para colocar em prática um novo modelo de seguro. Então, provavelmente novidades deverão ser anunciadas até o fim do ano de 2024. Para eles: “Nós precisamos refazer os modelos do DPVAT e reconstruir um novo DPVAT, com uma nova arquitetura para esse seguro, que é extremamente relevante. Temos um ano para fazer isso”.

Além disso, era cobrado do DPVAT o licenciamento de todos os veículos até 2020, entretanto, em 2023 o governo federal permitiu a isenção dos motoristas e da cobrança anual . Com isso, foi elaborado um fundo de R$ 4,3 milhões para substituir o consórcio. Posteriormente, esse fundo começou a ser administrado através da Caixa Econômica Federal e foi usado para despesas médicas, suplementares e casos onde houvesse invalidez permanente ou morte.

No entanto, com o fato da reserva estar chegando ao fim, é provável que os donos do veículo comecem a pagar pelo seguro do DPVAT novamente. Além disso, para quem não sabe, o DPVAT é destinado para vítimas de acidente de trânsito, podendo ser motoristas, pedestres ou passageiros. Além de também ser destinado a beneficiários se houver morte, caso o ocorrido tenha sido em território nacional após 01/01/2023 e caso tenha sido causado por veículo de via terrestre.

Além do mais, não importa qual o número de vítimas ou quantos são os beneficiários legais, todos os envolvidos no acidente de trânsito poderão solicitar, de forma individual, a indenização do DPVAT e receberá o valor a que tem direito. Inclusive, menores de idade também possuem direito a receber indenização, em casos assim a solocitação deve ser feita pelo representante legal.

Quais as indenizações que o seguro cobre:

O seguro cobre despesas de Assistência Médica e Suplementares, que se trata de despesas feitas pela vítima, por causa do acidente. Nessas despesas, estão inclusos medicamentos, fisioterapias, equipamentos ortopédicos, próteses, órteses, além de outras medidas terapêuticas feitas pelo médico e que tenham comprovação por cupons, recibos e notas fiscais que possuam identificação dos estabelecimentos e profissionais de saúde.

O seguro também poderá ser solicitado em casos de Invalidez Permanente, onde é necessária Indenização concedida aos que sofreram acidente de trânsito redução ou perda da funcionalidade de algum órgão ou membro. Das quais, sejam vistas como invalidez permanente e definitiva, ou não haja possibilidade de recuperação. Além disso, a Invalidez Permanente pode acontecer de forma total ou parcial, sendo subdividida também em parcial completa ou incompleta.

Além do mais, em casos de morte o seguro também cobre pagando indenização em caso de falecimento da vítima por causa de acidente de trânsito. Como visto até aqui, o seguro parou de ser cobrado desde o ano de 2020, depois que o consórcio Líder feito por seguradoras privadas passou a ser substituído pela Caixa. A partir disso, foi feito um fundo de R$ 4 bilhões até aquela data. Do qual, passou a ser utilizado para o pagamento de indenizações e para tratar vítimas de acidente de trânsito.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), alertou ano passado para a escassez de recursos no fundo, mas o presidente da entidade, afirmou que tinha dinheiro o bastante para cobrir os custos de mais um ano de indenizações e disse que deveria ser repensado o modelo de gestão do fundo. Por fim, acredita-se que haverá a reformulação da cobrança do seguro.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news DPVAT vai voltar em 2024? Volta do Seguro obrigatório é analisada pelo governo O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário