Nível do Cantareira em 2024

O sistema Cantareira, na região norte da cidade de São Paulo, é de extrema importância para o abastecimento de água de todas as cidades da Grande São Paulo e até algumas cidades do interior.

nivel-do-Cantareira. Nível do Cantareira em 2024

Afinal de contas, são mais de 20 milhões de pessoas que dependem das águas que vêm da Cantareira.

Portanto, a preocupação com o nível do reservatório de água é sempre normal, tanto pelos moradores quanto pelos governantes e também pelos responsável pelo abastecimento de água a esses lugares.

Afinal de contas a água é o elemento mais essencial que existe no planeta e, sem ela, a vida se torna impossível.

Melhoria do nível em 2024

No entanto, ao menos há uma boa notícia para os Paulistas comemorarem. Assim, com as chuvas constantes deste início de ano, o nível da represa subiu.

Segundo dados divulgados pelo portal Clima Tempo, que acompanha a previsão no país inteiro, o Sistema Cantareira, atualmente, tem o seu melhor nível de reservatório de água desde 2017.

Então, neste momento, o nível da Cantareira chegou a 50,9% no último dia 24 de janeiro, o melhor nível também do ano de 2024. Assim, é possível ‘respirar’ um pouco mais aliviado por conta dessa medida.

Antes, no dia 22 de janeiro, o nível do Cantareira chegou aos 50,4%, também o melhor nível desde o dia 3 de maio de 2023, no auge da pandemia da Covid-19, quando registrou 50,5% de nível preenchido de água.

Então, com esse nível mais alto, é possível trabalhar com um pouco mais de segurança, sem a pressão sofrida em outros tempos, como em 2014 e 2015, quando o sistema viveu um dos piores momentos de sua história.

nivel-do-cantareira Nível do Cantareira em 2024

Volume morto

Naquela época, o Cantareira chegou a ficar praticante zerada e entrou no chamado volume morto, que era uma reserva técnica de água para o uso emergencial, que ficava abaixo do nível do último cano do sistema.

Assim, houve um forte racionamento e uma correria por parte do governo do estado de São Paulo para tentar reverter a solução e criar solução. Na oportunidade, técnicos da ANA (Agência Nacional da Água), atuaram ativamente na tentativa de tentar recuperar o sistema.

Logo, uma das ações do governo do estado de São Paulo naquela época foi mudar o curso do córrego de Atibainha, levando água do interior para a capital do estado, com a promessa de que não iria interferir diretamente no abastecimento de água das cidades do interior.

Mas também é preciso contar com as chuvas, para que o nível dos reservatórios não entrem em colapso, com praticamente aconteceu em 2014 e 2015. Isso porque, como se sabe, a água é essencial.

Contudo, o homem também é, de certa forma, responsável por isso, pois, a falta de chuvas na região sudeste do país está diretamente associada ao desmatamento desenfreado da floresta amazônica.

Isso vem impactando em diversos lugares do país, como nas duras estiagens no estado de São Paulo e também de Santa Catarina, onde os agricultores inclusive tiveram muitos prejuízos grandes nos últimos anos por conta disso.

nivel-do-Cantareira- Nível do Cantareira em 2024

Economia de água

Agora, no caso do sistema Cantareira, o que também ajudar a evitar o racionamento de água é a colaboração direta da população em geral.

Isso porque, aqueles que conseguem economizar água em casa, vão ajudar a evitar esse desperdício e o gasto excessivo. Neste caso, é preciso ter um importante senso de coletividade, evitando que as demais pessoas também tenham prejuízo no consumo de água.

Portanto, as próprias concessionárias de saneamento básico que atuam no sistema Cantareira já fazem diversos serviços de conscientização para o bom uso da água.

Por exemplo, pedem para se evitar lavar calçadas com mangueiras e até mesmo o carro, usando sempre que possível baldes de águas que sobraram das chuvas dos dias anteriores.

Se todo mundo agir desta maneira, já haverá um auxílio dos mais importantes para a continuidade do bom andamento do sistema Cantareira, em São Paulo.

Atualmente, está chovendo bastante na região, mas no meio do ano, já se sabe que vem um período mais duro de estiagem e, com isso, as reservas do sistema Cantareira precisam estar em boas condições para garantir a rentabilidade da água e o bom andamento dos trabalhos.

Não é porque está pagando a conta de água, que tem o direito de usar à vontade, sem conscientização. Então, quando for consumir a água, sempre faça com responsabilidade.

Aliás, o próprio governo já incentivou as pessoas a captarem águas da chuva em casa, com cisternas, como uma forma também de economizar e guardar uma água renovável para o uso na limpeza do dia a dia.

Assim, com esses dados e ações, vamos ajudar a evitar a falta de água no sistema Cantareira.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Nível do Cantareira em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário