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Imposto de Renda

Emissão DARF Imposto de Renda 2022: Receita Federal

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O pagamento dos impostos para a Receita Federal é uma das responsabilidades dos investidores. Referente a renda variável, é imprescindível saber tudo sobre a DARF e como ela funciona em diversas operações.

Vamos conhecer as regras do imposto de renda. Geralmente, o pagamento é obrigatório, porque não há imposto retido na fonte.

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Imposto de Renda 2022: o que é DARF?

E essencial entender que o DARF é um documento de arrecadação de tributos federais. Na prática, é usado para recolher o imposto de renda sobre diversas transações financeiras.

Não pagar o imposto e não emitir a DARF resulta na irregularidade fiscal do contribuinte.

Imposto de Renda 2022: como funciona a DARF?

A guia de pagamento é uma forma de repasse de recursos diretamente ao tesouro nacional, através da Receita Federal. A emissão é feita pelo contribuinte, o qual é obrigado a fazer o pagamento.

O valor a ser pago deve ser revisado pelo responsável, de acordo com as leis e as taxas pertinentes. O imposto é obrigatoriamente pago após a emissão do DARF e os tributos são quitados.

A DARF é usada para pagar vários impostos. O IRPF, Imposto de Renda Pessoa Física, é o mais utilizado, porém, também existe o IRPJ, Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Pode ser usado também para regularizar outros tributos pagos pela empresa.

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Imposto de Renda 2022: tipos de DARF

Existem vários tipos de DARF, embora são muito parecidas. Na verdade, o DARF Simples é chamado de DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Como o próprio nome sugere, as empresas que se enquadram no Simples Nacional o utilizam para pagamento de seus impostos. É permitido o pagamento 8 impostos de uma vez.

Há também o DARF comum, que serve para isentar os tributos federais. Inclui empresas que não fazem parte do Simples Nacional, que pagam impostos de renda de investimentos e alfandegários. Esse é o DARF usado por pessoas físicas.

Imposto de Renda 2022: gerando o DARF

Já vimos o que é o DARF, agora vamos aprender a gerar a guia. Tenha em mente que o investidor é total responsável por fazer o download do arquivo e instalação do Sicalc.

Esse procedimento é feito através do site da Receita Federal (acesse aqui). Em seguida, é necessário preencher a guia, de acordo com o tipo de investimento. O CPF do contribuinte, além do endereço completo, são dados obrigatórios a serem preenchidos.

Em seguida, informe o código da receita e também o valor de ganho nas vendas, chamado de base de cálculo. Após isso, inclua o mês em que a transação foi executada. Em caso de atraso no pagamento, o contribuinte passa a pagar multas e juros.

Além do correto preenchimento de todas as informações, é preciso ter controle total sobre as operações realizadas, pois o informe de rendimentos é não faz uso de algumas informações, diferente dos rendimentos retidos na fonte.

Vamos utilizar o exemplo da venda de ações, nas quais pode-se usar notas de corretagem. O correto é a pessoa, ou empresa, ter todas as informações documentadas, a fim de não ocorrerem erros e diferenças tributárias.

Imposto de Renda 2022: prazo de pagamento

É essencial acompanhar os prazos e as regras para emissão de guias e aplicação da alíquota. Via de regra, o procedimento deve ser realizado no último dia do mês seguinte à operação.

Por exemplo, se alguém vendeu cotas ou ações em 1º de agosto, o recolhimento da DARF deve ser realizado até o último dia útil de setembro.

Em caso de atraso, outra guia pode ser emitida, essa com juros. A multa possui o valor de 0,33% do imposto diário a pagar, até no máximo 20% da Selic acumulada.

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Imposto de Renda 2022: como pagar a DARF

Para realizar o pagamento da DARF 2022, é preciso a emissão e impressão da guia. Depois de imprimir, basta quitar o vencimento através de qualquer banco, seja ele físico ou não, se atentando ao prazo do pagamento.

Pode-se ser utilizado o aplicativo do banco, ou o internet banking, podendo ser tudo realizado pela internet. Para isso, é necessário utilizar a ferramenta Sicalcweb, que é uma versão mais simples para emitir a guia.

Utilizando essa ferramenta, não é preciso imprimir qualquer documento. O processo é todo online.

Imposto de Renda 2022: considerações finais

Aprendendo sobre a DARF e seu funcionamento para realizar o pagamento do imposto de renda 2022, fica mais simples para cumprir todas as recomendações impostas pela receita federal.

Caso tenha alguma dúvida sobre os procedimentos, pode-se acessar um dos canais de atendimento da Receita Federal, através do portal Gov.br (acesse aqui).

O Fale Conosco possui atendimento ao cidadão e às empresas, além de informações sobre legislação. Outras informações e solicitações podem ser feitas também em algum posto de atendimento presencial da Receita Federal.

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Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro.

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Nota Carioca RJ Cadastro

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Neste artigo, iremos falar sobre a Nota Carioca. Com isso, este texto é para você que não sabe o que ela é ou sabe, mas ainda não conhece as vantagens do programa. Veremos aqui: o que é a Nota Carioca, as vantagens de se pedir a nota, como é realizado o cadastro, além de outros pontos que tenham a ver com o assunto.

nota-carioca-rj Nota Carioca RJ Cadastro

E então, vamos começar a ver sobre?

O que é a Nota Carioca?

A Nota Carioca está disponível apenas na cidade do Rio de Janeiro. Ela também é conhecida como Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Seu principal objetivo, é combater a sonegação de impostos de prestadores de serviços.

Com isso, as pessoas podem pedir sua Nota Carioca na cidade do Rio de Janeiro, toda vez que contratarem o serviço. Assim, ajudam a prefeitura na fiscalização, em troca de algumas vantagens. Veremos sobre elas um pouco mais à frente.

Além disso, a nota também serve para que o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) seja recolhido pela prefeitura de forma mais rápida. O que agiliza o processo, já que a nota é emitida de forma online.

Outro ponto, é que o prestador de serviço cadastrado é obrigado a oferecer a Nota Fiscal Carioca. Além disso, é o responsável pelo preenchimento correto da nota.

Todo o programa foi baseado na Nota Fiscal Paulista, que se mostrou uma iniciativa bem sucedida. Trazendo vantagens para o governo.

Tudo bem, mas o que você ganha com isso? Bom é o que veremos a seguir.

Vantagens do cadastro da Nota Carioca para pessoas físicas

Se interessou pela Nota Carioca? Então, entre as vantagens temos:

  • Através do cadastro, a pessoa poderá colocar imóveis no sistema, que poderão ter o IPTU abatido.
  • Outro ponto, é que a pessoa poderá participar de sorteios exclusivos, onde cada nota emitida equivale a um cupom. Os prêmios podem chegar até R$ 20 mil.

Mas não é só a pessoa física que consegue vantagens com a Nota Carioca.

nota-carioca Nota Carioca RJ Cadastro

Vantagens da Nota Carioca para os prestadores de serviço

Para os prestadores de serviço, se cadastrar no programa dá algumas vantagens, como:

  • Agilidade em processos burocráticos, como pagamentos de alguns impostos;
  • Não precisa renovar o registro junto a Prefeitura a cada dois anos. Ao se cadastrar na Nota Fiscal, o cadastro é realizado uma única vez;
  • O recolhimento do ISS, passa do quinto dia útil para o dia 10 de cada mês;
  • Cria um ambiente de competição, entre os prestadores de serviço, mais justo;

Como fazer o cadastro na Nota Carioca?

Para realizar o seu cadastro, você deverá seguir alguns passos. O procedimento pode ser um pouco complexo, já que não é apenas online. Veja a seguir como é esse cadastro para o consumidor:

  • Você, para se cadastrar, deve entrar no site da Nota Carioca. Para isso, basta você clicar aqui e ser automaticamente redirecionado para lá.
  • Na tela principal, à esquerda, você verá um menu com algumas opções. Para o cadastro, você deve clicar na opção “Cadastramento de Senha”.
  • Irá aparecer uma página, com vários campos para preencher. Primeiramente, você deve selecionar a opção Pessoa Física.
  • Em seguida, preencha todos os campos com as informações solicitadas pelo sistema. Assim, clique em prosseguir.
  • Se seus dados já estiverem no sistema da Prefeitura do Rio de Janeiro, a senha cadastrada será desbloqueada no mesmo instante.
  • Caso a prefeitura ainda não tenha os seus dados, o sistema irá gerar uma “Solicitação de Desbloqueio de Senha WEB”. Nós veremos o que é isso mais à frente.
  • Se essa solicitação aparecer, você deve imprimi-la.
  • Posteriormente, assine o documento e faça reconhecimento de firma em cartório.
  • Esse documento deve ser entregue à Prefeitura do Rio de Janeiro, mais especificamente em um dos Postos de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda.
  • Depois que o órgão receber o documento, sua senha será desbloqueada e então você poderá começar a pedir a Nota Carioca.

Uma observação: caso você já tenha um certificado digital, o e-CPF, pode acessar o sistema diretamente, sem precisar cadastrar uma senha WEB. Mas, a prefeitura recomenda o cadastro dessa senha. Nesse caso, ela já é desbloqueada automaticamente.

Bom, falamos muito sobre esse tipo de senha, mas não o que ele é.

nota-carioca-rj-cadastro Nota Carioca RJ Cadastro

O que é a Senha Web?

Essa senha WEB, é uma espécie de assinatura eletrônica, cadastrada pela pessoa física ou pelo prestador de serviço (pessoa jurídica).

Ela deve ter de 8 a 10 dígitos, com uma mistura de letras e números. Além disso, ela não pode ser transferida para ninguém.

Outro ponto, é que você pode alterá-la a qualquer momento, sem precisar de todo o processo que falamos anteriormente. Ele serve apenas para poder desbloqueá-la.

Sendo assim, é com ela que você pode entrar no Sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, para consultar as emissões e os prêmios, caso tenha sido contemplado com algum.

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