Vinho 2024: Conheça os 10 Melhores Vinhos
Desde os tempos mais remotos, o vinho já reconhecido como símbolo de união e estava presente em quase todas as festas e confraternizações. E não precisa ir muito longe, os próprios gregos já tinham como Dionísio, deus do vinho, símbolo de festanças e alegria. Outro exemplo está na bíblia cristã, quando Jesus realiza seu primeiro milagre ao transformas água em vinho durante uma festa. Seja como for, o vinho acompanhou a história da humanidade, e ainda se mantém presente nas mais variadas culturas ainda hoje. E como você já deve saber, nossa equipe está sempre preocupada em trazer a vocês, caros leitores, os mais importantes conteúdos e as mais valiosas dicas. Por isso, fizemos uma seleção minuciosa e completa dos 10 melhores Vinhos em 2024.
1- Miolo Merlot Terroir 750 mL
Se você é um apreciador de vinhos, já devia estar esperando que esse vinho premiadíssimo estivesse presente nessa lista. Sua produção comercial teve início em 1990 pelo Miolo Wine Group, localizado no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. O que torna esse vinho tinto tão especial é a uva que se utiliza para a sua produção, a uva Merlot, com origem em Bordeaux, na França. O Miolo Merlot Terroir tem teor alcoólico de 14% e deve ser servido em 16 e 18 graus Celsius, possui uma cor rubi intensa e seu aroma intenso combina com pratos complexos.
2- Torcello Tannat Tinto 750mL
Em segundo lugar temos o Torcello Tannat, um vinho encorpado com uma coloração forte, rústico e potente. Esse vinho é produzido na Serra Gaúcha pela Vinícola Torcello desde 2000, a intensidade do vinho está relacionada pela uva que se utiliza na sua fabricação, a Tannat, de origem francesa. O nome da uva se deve a forte presença de taninos, substância química presente nas casacas das uvas, que é a grande responsável pelo aroma de frutas negras e toque de couro e madeira do Torcello Tannat.
3- Gratavinum 2pr Priorat Espanha
Apesar de ocupar a terceira posição nesse ranking, esse é o vinho mais caro desta lista. Um vinho espanhol que vale cada centavo a ser pago por ele. Produzido pela vinícola espanhola Gratavinum, este vinho conta com uma variedade de uvas para sua produção: Grenache, Cabernet Sauvignon e Syrah. Possui um teor alcoólico de 14,5% e possui uma coloração roxa escura com tons rubi, seu aroma é intenso e sua complexidade é explicada pelo fato de combinar frutas vermelhas com o sabor sofisticado dos barris de carvalho, onde permanece por 12 meses antes de chegar a sua mesa.
4- Portas de Lisboa 750 mL
A quarta posição é ocupado por um vinho português, produzido pela Casa Santos Lima, altamente premiada em exposições internacionais. Com teor alcoólico de 13%, esse vinho é produzido a partir de uvas Cabernet Sauvignon, Castelão e Touriga Nacional. Portas de Lisboa conta com aromas de compota de frutas vermelhas e especiarias, numa combinação que o torna muito fácil de se bebido, deixando no paladar uma sensação agradável de frutas maduras e toques instigantes de baunilha.
5- Pérgola Tinto Suave 1 litro
Figura na quinta posição um dos vinhos com um dos melhores custo-benefício, produzido pela brasileira Vinícola Campestre, uma casa tradicional que está presente no mercado há mais de meio século. O Pérgola vai muito bem com frutos do mar, especialmente com pratos que trazem camarões, já que ele é suave e com paladar doce equilibrado.
6- Casillero Del Diablo Malbec 750 mL
Na sexta posição temos o primeiro vinho chileno, produzido pela Viña Concha y Toro, uma das mais reconhecida vinícolas do mundo. Um dos fatores responsáveis pela especialidade desse vinho é a utilização das uvas Malbec, que da ao vinho uma característica robusta e concentrada, com aromas de frutas vermelhas, como cereja e morango. Um vinho excelentíssimo, que utiliza bem as uvas Malbec, com taninos macios e final aveludado.
7- Calvet Bordeaux Supérieur Grande Reserve 750 mL
Este excelentíssimo vinho é produzido com uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, pela vinícola Calvet, vem diretamente de Bordeaux, na França. Com teor alcoólico de 13,5%, esse vinho traz um aroma muito marcante de frutas vermelhas com um toque de especiarias, em uma coloração vermelha intensa com brilho roxo. Não é atoa que é um dos vinhos mais vendidos no Reino Unido.
8- Concha y Toro Reservado Carmenere 750 mL
Produzido pela chilena Concha y Toro, esse vinho possui um teor alcoólico de 12,5%, com uma coloração rubi e tons violetas. Um dos fatores que o torna tão especial, é o uso da uva Carménerè para sua produção. O nome da uva vem de carmim, devido ao vermelho intenso de sua casca, daí a coloração tão marcante do vinho, sem contar o seu sabor intenso com aromas doces e taninos suaves.
9- Hardys Stamp of Australia 750 mL
Nós não poderíamos deixar de trazer um vinho australiano na nossa lista. E o país está muito bem representado com o vinho produzido pela Vinícula Hardy’s, com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. Apreciado no mundo todo, ele traz a mesa um paladar jovem, fresco e com taninos macios e com um aroma que mistura amora, cereja, framboesa, acrescentando também toques amadeirados.
10- Pata Negra Oro Tempranillo 750 mL
Da casa espanhola Pata Negra, esse vinho tinto leva em sua produção as yvas Tempranillo, tendo como resultado final uma acidez equilibrada que combina com sua textura macia e agradável. Seu aroma de frutas maduras traz toques peculiares de cacau e caramelo.
O site mais atualizado de 2024!