Enel Pedido de Indenização por Danos Elétricos: Solicitar e Acompanhar

O grupo Enel é responsável pela produção de energia elétrica em diversas regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e algumas regiões do estado de São Paulo.

enel-pedido-de-indenizacao-por-danos-eletricos Enel Pedido de Indenização por Danos Elétricos: Solicitar e Acompanhar

No entanto, assim como qualquer outra companhia energética, há o risco de cair a luz e eventualmente danificar algum material elétrico em casa, como televisão, geladeira ou computador.

Desta maneira, o grupo Enel, que já atende no mercado brasileiro há muitos anos, possui em seu site oficial diversos caminhos onde os clientes podem correr atrás.

Assim, através do link, é possível fazer o atendimento virtual.

Direitos do Consumidor

Inclusive, o Código de Defesa do Consumidor prevê em um dos seus artigos que as companhias de energia elétrica devem ressarcir os clientes em casa de alteração de voltagem repentina, desde que tragam prejuízo aos aparelhos.

Assim, é preciso todo um procedimento técnico, chamar um especialista e cobrar a companhia energética. Caso não consiga por vias comuns, poderá acionar a Justiça ou até mesmo o Juizado de Pequenas Causas.

No entanto, no caso da Enel, muitas vezes é possível resolver diretamente pelo site, sem precisar sair de casa.

Inclusive, através desse link, onde se faz o cadastro, é possível acompanhar o pedido e aguardar o andamento. Até porque a Enel também vai investigar se, no determinado dia, houve realmente queda de energia. Afinal de contas, os dois lados precisam se defender.

enel-pedido-de-indenizacao-por-danos-eletricos-solicitar-e-acompanhar Enel Pedido de Indenização por Danos Elétricos: Solicitar e Acompanhar

Passo a passo para ressarcimento

Agora, no site da Enel, existe todo o passo a passo de orientação para o consumidor em caso de ressarcimento. Confira os dados divulgados pela própria empresa:

Quem pode solicitar:  titular da conta de energia, representante legal ou representante sem procuração autorizado anteriormente pelo titular. Se deferido (aprovado) o pagamento será feito a quem era o titular da unidade consumidora na data em que o aparelho foi danificado.

Documentação Necessária:

  • – Pessoa Física – CPF, RG ou qualquer outro documento com foto;
  • – Pessoa jurídica – Contrato Social ou último aditivo, CNPJ, CPF e RG do sócio;
  • – Representante legal – Procuração com firma reconhecida em cartório;
  • – Condomínio – Documentos de identificação (CPF e RG), Convenção do Condomínio e Ata de Nomeação do Síndico;
  • – Igreja ou Associações – estatuto, última ata de nomeação do representante da Diretoria.

Onde solicitar: Pelo site, nas Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento 0800 72 72 120.

Prazos:

Verificação

  • 10 dias, contados a partir da data do pedido;
  • Ou 1 dia útil quando o equipamento reclamado acondicionar alimentos perecíveis ou medicamentos (geladeira, freezer, etc,.).

Resposta sobre o resultado deste pedido

O prazo para te darmos a resposta final começa a contar a partir da nossa vistoria ou, não havendo vistoria, a partir da data em que você pediu o ressarcimento, da seguinte forma:

  • 15 dias corridos, se o pedido é feito em até 90 dias da data em que ocorreu o dano elétrico;
  • 30 dias corridos, se o pedido é feito após 90 dias da data em que ocorreu o dano elétrico.

Esse prazo fica suspenso, ou seja, para de contar, sempre que houver alguma pendência por parte do cliente. Exemplo: no caso de algum documento ou laudo que precisarmos receber de você para continuar a análise.

enel-pedido-de-indenizacao-por-danos-eletricos-solicitar Enel Pedido de Indenização por Danos Elétricos: Solicitar e Acompanhar

Pagamento

Se deferirmos seu pedido (resposta favorável), temos até 20 dias corridos para efetuar o ressarcimento.

Saiba mais sobre a empresa

Atualmente, a Enel é considera uma das principais empresas privadas do setor elétrico brasileiro Desempenhamos papel de liderança no desenvolvimento das fontes renováveis de energia no país.

Atuamos em toda a cadeia energética, com atividades nas áreas de:

  • Geração;
  • Distribuição;
  • Transmissão e comercialização.

Além de soluções em energia, diz a empresa em seu site oficial.

Além disso, também destaca os seus números, relativos aos usuários do serviço nestes estados.

Por meio de quatro distribuidoras:

  • Nos estados do Rio de Janeiro;
  • Ceará;
  • Goiás e São Paulo.

Levamos energia a 18,3 milhões de clientes residenciais, comerciais, industriais, rurais e do setor público, diz a empresa.

Energia eólica

Além da energia elétrica, a Enel também é especializada em geração de energia eólica, isto é, energia que vem do vento. Aliás, neste aspecto, a região nordeste do Brasil é a mais propícia para receber esse tipo de geração.

Afinal de contas, principalmente no litoral, venta bastante e é um lugar apropriado para isso.

Assim, além de ser 100% renovável, sustentável e sem poluição, ainda ajuda a economizar a energia elétrica convencional.

No segmento de geração, a companhia também é o maior operador de energia solar e eólica do Brasil em termos de capacidade instalada, gerenciando ao todo uma capacidade renovável.

Um total de mais de 4,3 GW, dos quais mais de 1,8 GW são de fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro destaca a Enel em seu site oficial.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Enel Pedido de Indenização por Danos Elétricos: Solicitar e Acompanhar O site mais atualizado de 2024!
Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário