Esquerda e Direita na Política: Qual a Diferença

Ao longo do último ano, o assunto política foi um dos mais comentados em todo o território brasileiro.

A cada ano, mais pessoas passam a se interessar por política e, não somente por política, mas por conceitos, ideias e ideologias que tem se espalhado ao redor do Brasil e do mundo, adentrando cenários políticos diversos.

No entanto, apesar destes conceitos políticos serem bastante comentados ao redor do Brasil, muitas pessoas não conhecem de fato o que estes conceitos são e o que eles representam.

Sabendo disso, abordaremos, ao longo deste texto, sobre os conceitos dos lados de Esquerda e Direta na política brasileira, falaremos sobre o histórico e o que representa cada um destes lados e, por fim, qual a diferença.

esquerda-e-direita-na-politica-qual-a-diferenca Esquerda e Direita na Política: Qual a Diferença

O que é a esquerda política no Brasil?

Bom, primeiramente, é importante compreender que, para definir os conceitos destes lados políticos, é importante colocá-los propriamente no Estado Brasileiro. Isso porque, a esquerda em outros países pode obter conceitos e ideias diferentes.

Portanto, a esquerda política no Brasil, nada mais é do que um lado político voltado à defesa e propagação de um regime e plano de governo socialista, ou seja, em oposição ao governo capitalista.

Podemos concluir, portanto, que esta oposição ocorre devido a planos de governos diferentes. A esquerda brasileira, sendo assim, compreende que o plano de governo ideal para o país consiste na aplicação do socialismo.

O socialismo, portanto, é um plano de governo e filosofia política e ideal que busca alcançar a igualdade social, maior controle do Estado para com os meios de produção e riquezas pessoais, assim como a erradicação da propriedade particular.

Isso porque, de acordo com os ideais socialistas, a desigualdade se apresenta como um malefício cultural para a sociedade, fomentando o preconceito, e o abuso de autoridade de um grupo que possui mais riquezas em relação a outro, que possui menos.

Em geral, a esquerda brasileira defende o sistema socialista segundo os ideais de produção apenas para o fim do uso e não para gerar lucro, portanto, podemos concluir que o socialismo é contrário a ideia de geração de lucro pessoal, levando, assim, a soberania do Estado.

E o que é a direita brasileira?

Bom, a direita política aqui no Brasil é denominada pela crença no comportamento e plano de governo capitalista, ou seja, contrário ao socialismo.

esquerda-e-direita-na-politica-diferenca Esquerda e Direita na Política: Qual a Diferença

A direita política entende que o poder do Estado deve ser limitado e, portanto, a geração de lucros e riquezas deve ser mantida entre os empresários e empresas atuantes no Brasil.

Esse sistema de governo compreende que o Estado deve ter o mínimo de responsabilidades em relação às riquezas acumuladas pelos cidadãos.

Diferentemente do socialismo, que busca controlar as riquezas e propriedades privadas, o capitalismo busca manter essas áreas cada vez mais livres para o cidadão, e cada vez mais longe do controle do Estado.

O capitalismo, também, traz em seu conceito a ideia do livre mercado, que se trata de trazer liberdade para que as empresas no Brasil possam agir e se regulamentar por conta própria, sem passar por qualquer intervenção do governo.

Em suma, a direita brasileira defende os valores tradicionais religiosos, a liberdade econômica para a geração de lucros e a integridade da propriedade privada.

Ao contrário disso, a esquerda brasileira busca pela erradicação da propriedade privada, mantendo nas mãos do governo todas as propriedades e eliminando a possibilidade de geração de lucro nas empresas brasileiras.

E qual a diferença destes dois lados?

Em geral, é importante compreender que, em ambos os lados, as divergências vão muito além do que apenas ideias e planos de governo. As maiores divergências entre os lados de esquerda e direita na política são as divergências ideológicas e culturais.

Em relação a essas divergências, podemos citar algumas. O lado direito político brasileiro se identifica mais com as ideias culturais conservadoras e religiosas. Portanto, mantém com grande importância a religião, a possibilidade de gerar lucros e a garantia de se constituir uma propriedade privada.

esquerda-e-direita-qual-a-diferenca Esquerda e Direita na Política: Qual a Diferença

Já o lado esquerdo, na política do Brasil, é mais voltado a ideias progressistas e, portanto, busca por reformas nas tradições, assim como busca fugir dos ideais religiosos, e identifica-se mais como qualquer política que promove a progressão do ser humano.

Hoje em dia, no Brasil, o lado esquerdo é bastante associado com uma luta por trabalhadores e pelos cidadãos que vivem em maior vulnerabilidade.

No entanto, os ideais de erradicação da geração de lucro e do controle da propriedade pelo Estado refuta essa suposta luta pelas classes menos favorecidas.

Encontramos, ainda, na esquerda política, as ideias dos planos de governo Comunista e autoritários. Já a direita no Brasil, mostra ser um lado mais preocupado com a integridade da família, dos valores e da religião, assim como a integridade do avanço da economia pessoal de cada indivíduo.

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre a esquerda e a direita política no Brasil e qual a diferença de ambas, aprofunde-se ainda mais neste tema tão importante para a política do Brasil e do mundo.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Esquerda e Direita na Política: Qual a Diferença O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário