Quais são os tipos de extintores de incêndio e para que servem
Houve um tempo em que todos os carros eram obrigados, por lei, a ter o chamado extintor de incêndio do tipo ABC nos veículos.
Então, foi uma correria dos motoristas para se adequarem ao mercado e, inclusive, o preço do produto inflacionou, assim como aconteceu com o álcool em gel no início da pandemia da Covid-19.
Desta maneira, o extintor ABC, que hoje não é mais obrigatórios nos carros, ficou comum nos veículos e, quem não tivesse, iria levar uma multa e ainda ter o carro apreendido em caso de fiscalização por parte da polícia, especialmente nas estradas.
O que significa o ABC?
Atualmente, uma nova lei desobrigou os motoristas a usarem o extintor ABC. Contudo, é um item que ainda assim é muito importante. Mas, o que significa a sigla? Por que o extintor leva este nome?
Então, o ‘A’ é a parte responsável pela extinção de incêndios em madeira.
Enquanto isso, o B é para combustão de gasolina e outros líquidos que são considerados inflamáveis, como o álcool, por exemplo. Por fim, o ‘C’ é para apagar incêndio em equipamentos elétricos, de uma forma que não coloque em risco a pessoa que está apagando aquele fogo.
Desta maneira, o extintor ABC é extremamente útil e importante. No caso dos carros, também se usava essa opção por conta da maior frequência de fogo causado por combustível e também por panes elétricas.
Agora, com a desobrigatoriedade deste item, muitos motoristas deixaram de se importar e, para economizar dinheiro, simplesmente não compraram mais.
Importância do extintor
No entanto, deveria haver uma conscientização maior sobre a importância do extintor de incêndio, que poderá salvar vidas e até mesmo evitar uma perda total do seu bem material.
Afinal de contas, no caso do carro, por exemplo, muitas pessoas lutam muito para comprar e, quando veem, perdem tudo em cinco minutos por conta de um incêndio.
Aliás, boa parte dos incêndios em veículos acontecem por conta de um problema de falta de manutenção. Portanto, os motoristas devem também cuidar desse detalhe do carro para não ter problemas futuros.
Quanto ao extintor ABC, ele pode ser importante para apagar o fogo do seu carro e também do carro de terceiros.
Por exemplo, imagine uma situação em que colide o seu carro em um outro e este outro começa a pegar fogo, com um ou mais ocupantes dentro do veículo.
Então, se o motorista do outro carro tiver um extintor ABC, poderá apagar e controlar o incêndio enquanto as vítimas poderão ser resgatadas com vida. Caso contrário, poderão até mesmo morrer.
Então, o extintor ABC é altamente importante. E, se o seu carro não tiver seguro e tiver um princípio de incêndio no motor, por exemplo, poderá usar o equipamento para apagar e garantir a integridade do restante do veículo.
Assim, vai evitar uma perda maior e vai poder levar depois ao mecânico para reparar apenas o motor. Caso contrário, se não tiver o extintor ABC, verá o seu carro pegando fogo e se perdendo por conta disso.
Prazo de validade
Outra questão importante e que muita gente não fica atenta é ao prazo de validade do extintor ABC. Isso porque se preocupam apenas em encher o equipamento, em uma loja especializada, mas depois não olham o prazo.
E isso é algo dos mais importantes, pois, na hora que o prazo de validade vence, o líquido também pode ressecar. Então, se precisar de uma emergência e o extintor não funcionar, vai ter problemas.
Inclusive, nos carros quando o extintor era obrigatório, esse prazo de vencimento também era motivo de multa e apreensão do veículo.
Além disso, é sempre bom ter um curso de primeiros socorros, onde será possível aprender algumas técnica e o manuseio correto de um extintor. Desta maneira, isso se torna mais fácil na hora que precisar usar e não vai acontecer nenhum problema mais sério.
Além disso, é bom também ter um extintor ABC em casa, mesmo pequeno, pois, pode ajudar em pequenas emergências, como uma panela que pegou fogo na cozinha.
Entretanto, também é importante levar em consideração a importância de chamar o corpo de bombeiros em caso de incêndios de proporções maiores. Isso porque apenas eles estão habilitados e possuem os equipamentos corretos e necessários para a utilização.
Caso contrário, o produto poderá ser utilizado de maneira incorreta e não vai ter o devido funcionamento.
Então, sempre conte com um profissional especializado para casos que normalmente são mais graves e exigem mais complexidade na hora da utilização em momentos de muita emergência.
O site mais atualizado de 2024!