Fala.BR Ouvidoria: Manifestação, Telefone e Login
Com o intuito de orientar e ajudar nossos leitores, iremos abordar de forma muito clara e objetiva todas as informações referente ao Fala.BR Ouvidoria, como Manifestação, telefone e como fazer longe.
Portanto, se você for pessoa jurídica ou física e precisa por qualquer motivo ter acesso às informações das entidades e órgãos públicos do poder Executivo Federal, saiba que o Fala.BR foi criado para você.
Fala.BR Ouvidoria: Entenda
A plataforma Fala.BR é para qualquer cidadão, seja pessoa jurídica ou física que tem a necessidade por “N” motivos para ter acesso às informações referente às entidades e órgãos públicos do poder Executivo Federal.
Criado e lançado no ano de 2014, com o intuito de facilitar o acesso a mais de noventa ouvidorias do setor público, onde se recebe, investiga e responde às manifestações, de caráter de elogio, denúncias e reclamações.
Com isto, com o intuito de facilitar o processo, as informações realizadas do poder Executivo Federal.
Segundo a lei número 12.527/2011, a Controladoria Geral da União (CGU) criou para gestores e cidadãos brasileiros um portal Eletrônico do Serviço de informação ao cidadão (e-SIC).
Tratando assim, da porta de entrada as informações referente a órgãos e instituições brasileiras de caráter público, principalmente do poder Executivo Federal.
Entretanto, foi somente em 01 de agosto de 2019 que a instituição CGU decidiu lançar a plataforma fala.BR, sendo a página informatizada, onde integraria o e-Vol e o e-SIC.
Ou seja, por intermédio dele é possível tratar solicitação de acesso à informação, manifestações de ouvidoria, e solicitações de ouvidoria.
Entretanto, o fala.BR é uma página da internet, uma plataforma onde foi criada para ser a “ponte” entre as ouvidorias e os cidadãos brasileiros que necessitarem de algum auxílio referente a ouvidoria em questão.
Dessa forma, vale salientar a informação de que a plataforma foi criada pela Controladoria Geral da União (CGU) com o intuito de ajudar os cidadãos brasileiros a solicitar essas informações referente a esses órgãos ou até abrir alguma denúncia e declaração.
Conforme foi mencionado anteriormente durante esse artigo, a plataforma Fala.BR além de oferecer informações, dá ainda ao cidadão brasileiro oportunidade de registrar algum ato ilícito, denúncia, reclamação, e até elogio sobre diversos órgãos ou serviços públicos.
Sendo assim, informamos que a plataforma foi lançada após a edição do Código de defesa do cidadão brasileiro com base na lei número 13.460/2017, onde o intuito foi facilitar a comunicação de forma online com o governo federal.
Fala.BR Ouvidoria: Como funciona?
Ao acesso a plataforma de qualquer navegador com acesso à internet, o cidadão brasileiro irá escolher qual manifestação quer abrir chamado, se será:
- Reclamação;
- Denúncia;
- Solicitação;
- Elogio;
- Sugestão;
- Pedido de simplificação.
Após escolher o tipo de chamado, será direcionado para a escolha de qual será a entidade ou órgão público que será direcionado a sua manifestação.
Por fim, escolher qual o assunto que mais se encaixa na sua necessidade e qual entidade ou órgão público pretende abrir chamado.
Entretanto, salientamos a informação de que todas as informações, denúncias referente às entidades e órgãos públicos são mantidos sob sigilo absoluto, pois o intuito é ter a denúncia e a informação, não seu testemunho.
Fala.BR Ouvidoria: Manifestação
Conforme foi mencionado anteriormente durante esse artigo, com o intuito de orientar nossos leitores que necessitam abrir algum chamado referente a entidade e órgãos públicos, o Fala.BR foi criado para facilitar esse caminho.
Portanto, ao acessar a plataforma, se terá uma página da internet muito intuitiva, onde com alguns cliques se conseguir com muita tranquilidade as informações referente a órgãos públicos, como:
- Denúncia: Local onde poderá denunciar qualquer ato ilícito praticado pela administração pública;
- Elogio: Pois se deve elogiar também se estiver satisfeito com algum órgão público;
- Reclamação: Local onde se colocará sua insatisfação referente a órgãos públicos;
- Simplifique: Página onde será direcionado para colocar a sua ideia para desburocratizar o serviço público;
- Solicitação: Local onde você ou qualquer cidadão brasileiro poderá solicitar algum serviço ou atendimento público;
- Sugestão: Nesta parte será direcionado para de forma muito prática e rápida se possa enviar sua proposta ou ideia para melhoria dos serviços públicos prestados.
Fala.BR Ouvidoria: Telefone e Login
Portanto, facilitar sua vida, acesse a plataforma do governo federal clicando aqui, e como mencionado anteriormente, com alguns cliques tenha acesso a informação de instituições e órgãos públicos.
De forma muito intuitiva e protegendo ao extremo sua intensidade, tenha acesso a informação ou tenha acesso a pedido de serviço público.
Dessa forma, caso faça necessário algum esclarecimento, ou necessite deste serviço, basta clicar aqui ou pelo telefone 24 2465-0661 para registrar a sua manifestação.
Concluindo que, o governo federal sempre estará buscando facilitar a vida e o dia a dia dos cidadãos brasileiros que têm a vida agitada e sofrida, a buscarem na internet e porque nã? Na palma da mão informação e sobre instituições e órgãos públicos, como de forma muito simples fazer sua manifestação.
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