Quantas empresas fecharam no Brasil em 2024?

O ano de 2024 começa cheio de expectativas, com passos de espera e preocupações naturais, até por conta de um novo governo que chega para os próximos quatro anos. Assim, também sempre há o medo de fechamento de empresas durante o ano.

Quantas-empresas-fecharam Quantas empresas fecharam no Brasil em 2024?

Como ainda estamos nos primeiros dias de 2024, não há nenhum dado ou registro oficial sobre o fechamento de empresas.

Apenas a história do rombo bilionário das Lojas Americanas, que deixou o mercado ainda mais tenso, embora a empresa ainda não dê sinais de que possa fechar da noite para o dia. No entanto, pode entrar na chamada recuperação judicial.

Empresas que fecharam em 2023

No entanto, quanto a 2023, o ano que acabou recentemente, há uma balanço, mas ainda não completo do fechamento de empresas.

Mas, mesmo sem os dados completos do ano todo, eles já são suficientemente preocupantes. Afinal de contas, nem todo mundo tem noção da quantidade de empesas que fecharam no país durante este período.

Entretanto, já se sabe que, entre os meses de maio e agosto de 2023, mais de 600 mil empresas fecharam suas portas no mercado brasileiro, deixando milhares, aliás, milhões de pessoas sem emprego.

Esses dados de empresas fechando foram divulgados pelo próprio Ministério da Economia, o que mostra um aumento dos casos. Isso porque nem mesmo o fim da quarentena e das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 foram capazes de reverter a crise.

Isso porque, durante a pandemia, muitos empresários ficaram altamente endividados, precisaram fazer grandes empréstimos e, desta maneira, muitos não conseguiram honrar com essas contas.

Portanto, isso também pode ter contribuído bastante para prejudicar as pessoas e esses empresários. Afinal, quando uma empresa fecha, é possível que muitas pessoas saiam perdendo e o resultado nunca é ruim.

empresas-fecharam-no-Brasil Quantas empresas fecharam no Brasil em 2024?

Fechamento significa perda generalizada

Quando uma empresa fecha, além do próprio empresário ficar sem renda muitas vezes e ainda endividado, ainda tem os funcionários que ficam sem seus empregos, impactando também diretamente em seus familiares. Afinal e contas, muitos funcionários são casados, possuem filhos e têm famílias para sustentar.

E, com menos gente consumindo, também acaba gerando um impacto negativo no comércio, gerando ainda mais prejuízo e novos desempregos. Portanto, esse fechamento de empresas, sem alguma outra no lugar, gera esse impacto terrível para toda a sociedade.

E, sem emprego, há a tendência de se aumentar a criminalidade, a violência e também os casos de depressão das pessoas, o que também é um dado dos mais preocupantes.

Isso sem contar que, quem fica sem o emprego, pode dar um calote em outros credores, não porque queira, mas por falta de recursos para cumprir com as obrigações financeiras.

Portanto, o que se deve fazer é sempre evitar que se fechem empresas e uma das maneiras de se fazer isso, por parte do Estado, é dando incentivos fiscais, diminuindo juros e ajudando de todas as formas dentro da lei.

No entanto, a partir do momento em que o Estado ajuda de alguma forma aquela empresa, ele também tem que cobrar uma contrapartida.

Afinal de contas, se o Estado faz algo por uma empresa privada, esta tem que, ao menos, contratar funcionários e manter os empregos. Caso contrário, vai estar onerando as contas públicas e complicando cada vez mais as outras pessoas.

Quantas-empresas-fecharam-no-Brasil Quantas empresas fecharam no Brasil em 2024?

Abertura de empresa

Por outro lado, ao mesmo tempo que o governo anunciou o fechamento de empresas em 2023, também teve mais de 1,4 milhão de novas empresas que foram abertas por conta disso neste último ano.

Assim, mesmo com o impacto negativo após o fechamento de algumas empresas, houve o impacto positivo com a abertura, o que também pode ajudar em uma retomada do emprego formal no país.

Então, se houver mecanismos financeiros para incentivar a abertura de novas empresas, isso será importante para a continuidade do crescimento da economia. Como dito acima, é algo que vai impactar diretamente em todos os setores da sociedade.

Afinal de contas, uma pessoa com um bom emprego, vai conseguir comprar:

  • Casa;
  • Carro;
  • E vai aquecer o mercado da construção civil, a indústria automobilística.

E também vai ajudar em diversos setores de serviços, como:

  • Restaurantes;
  • turismo e outros ambientes onde é possível haver um determinado crescimento.

Agora, com mais tempo após o fim das restrições da pandemia da Covid-19, é possível que as pessoas consigam ir melhorando aos poucos e, nos próximos anos, já recuperar o nível de empregos dos tempos anteriores à maior crise sanitária já registrada nos tempos recentes. E, assim, a economia brasileira e mundial poderá decolar novamente.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Quantas empresas fecharam no Brasil em 2024? O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário