Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

FIES 2022: Inscrições e Como Participar

Publicado

em

O FIES 2022 será uma nova oportunidade para que os estudantes do ensino superior possam financiar a graduação em uma instituição de ensino superior privada. Esse financiamento vem sendo muito procurado porque acaba sendo um apoio que milhares de pessoas precisam para conseguir ter acesso à educação superior. Desde o seu lançamento, esse programa já conseguiu ajudar diversas pessoas.

fies-inscricoes FIES 2022: Inscrições e Como Participar

O que é o FIES?

O FIES é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Ele foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 1999 e permanece ativo até os dias atuais. Como mencionamos anteriormente, ele é destinado a financiar uma graduação em uma instituição de ensino que não seja pública. Quem deseja ingressar em uma instituição privada, pode usar esse financiamento com apoio para o pagamento das mensalidades.

Os valores dos cursos de graduação em uma instituição privada não é algo muito acessível para a maioria das famílias brasileiras e visando o acesso à educação superior é que esse programa foi desenvolvido e tem ajudado pessoas no Brasil inteiro.

Fies 2022 Quem pode Participar?

Qualquer tipo de programa social, seja ele pago ou não, tem os seus critérios de participação e com esse não seria diferente. Procurar entender quais são esses critérios vai facilitar todo o processo de inscrição e aprovação final, então vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.

Se você está com dúvidas sobre quem pode participar do FIES 2022, saiba que como qualquer programa esse também foi sofrendo alterações ao longo dos anos, nosso objetivo é compartilhar aquelas informações que estão vigentes nesse momento. Abaixo questão requisitos:

  • Candidatos que realizaram a prova do Enem a partir de 2010;
  • Candidatos que tiveram uma pontuação mínima de 450 pontos no Enem;
  • A pontuação será a soma das provas objetivas e nota maior que zero na redação;
  • Candidatos que receberam uma bolsa parcial de 50% do ProUni e que não tem condições de fazer o pagamento da outra metade da mensalidade também poderão ter acesso ao financiamento através desse programa.

Esses são os principais requisitos para poder ter acesso ao financiamento, mas existem outros que também são analisados e que estão relacionados aos critérios socioeconômicos, mas para isso é preciso entender o que é pedido de acordo com a modalidade de financiamento que será adquirido pelo interessado, abaixo descrevemos melhor:

  • Modalidade Fies (ou modalidade I): é destinado aos estudantes que tenham renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos;
  • Modalidade P-Fies: é destinado aos estudantes que tenham renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Essas duas modalidades citadas acima são mudanças bem recentes e que tem o objetivo de analisar mais sobre aspectos socioeconômicos.

novo-fies FIES 2022: Inscrições e Como Participar

FIES 2022 Inscrições

A partir do momento em que o interessado se encaixa nos requisitos para participar do financiamento, o próximo passo é ter conhecimento sobre o trâmite necessário para que a inscrição possa ser realizada, vamos compartilhar orientações nesse sentido também.

Para realizar a sua inscrição no FIES 2022, o primeiro passo será acompanhar o cronograma desse programa. Será através do cronograma que você vai ter conhecimento sobre todos os passos que vão ocorrer e isso muda de ano para ano, portanto, não deixe de consultar o que está atualizado para o ano que você irá participar.

Normalmente, o período de inscrição ocorre no mês de julho, mas como mencionamos anteriormente, isso muda muito de ano para ano e não tem uma data exata e igual para todos os anos.

Assim que o processo de inscrição estiver disponível para este ano, você poderá realizar o seu através desse site: portalfies.mec.gov.br

As últimas mudanças no FIES possibilitaram que o estudante pudesse usar a sua conta do site gov.br para realizar a inscrição. No início do programa essa opção não estava disponível.

O programa foi muito ampliado nos últimos anos e tem levado mais transparência para que os estudantes também a própria sociedade possa acompanhar as alterações. Normalmente as inscrições abrem uma vez a cada semestre do ano.

Resultado do FIES 2022

O resultado costuma ser divulgado um mês depois do término das inscrições. As inscrições costuma ocorrer no mês de julho, mas é importante acompanhar a data certa para o ano que você deseja participar.

Através do site, o resultado também poderá ser consultado. Dificilmente os estudantes precisam procurar algum atendimento presencial para ter invisibilidade dessas informações, elas podem ser consultadas através da conta que ele mesmo criou no gov.br e sem nenhum tipo de custo.

inscricao-fies FIES 2022: Inscrições e Como Participar

Digitalizar todo o processo de inscrição, envio de documentação e consulta de resultados do FIES foi um dos objetivos do governo. Isso tem mostrado que todo processo de entrada do estudante passa ser muito mais facilitado e muito mais rápido.

Assim que houver a publicação do cronograma é possível saber quantas inscrições começam e quando elas serão encerradas. Informações também sobre a data de divulgação do resultado serão compartilhadas nesse mesmo com cronograma, além da própria lista de espera. Saiba mais em www.fies.net.br

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news FIES 2022: Inscrições e Como Participar
Compartilhe:

Equipe de Redação do Hábito Pragmático (HPG). Todo conteúdo passa um processo de elaboração, verificação e aprovação antes de ser publicado aqui no HPG e periodicamente os artigos são revisados e atualizados para manter uma informação de qualidade. Pragmático significa Prático, Realista e Objetivo, e é exatamente essa a nossa proposta, fornecer um conteúdo de qualidade, prático e de fácil compreensão.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação

Matrícula Online Ensino Médio 2022: Prefeitura

Publicado

em

 Não é segredo, que a cada novo ano, precisamos fazer uma nova matrícula na escola. Mas às vezes é mais complicado conseguir fazer a matrícula, principalmente se for aquele ano onde a criança/adolescente vai mudar do Ensino Fundamental para entrar no Ensino Médio.

Agora, acontece que essas mudanças são comuns, mas sempre vem aquela questão de como isso é feito. Recentemente, começou a ser possível fazer a inscrição a distância, tendo início na matrícula online Ensino Médio 2022. Mas é necessário, sempre seguir o passo a passo para dar certo.

Logo, saiba que os Municípios, tem uma lista onde estão os nomes de muitas criança e pessoas cadastradas na cidade. Por isso, talvez ao fazer a matrícula numa escola do seu Município, pode não conseguir a vaga na unidade próxima de sua casa e/ou de sua preferência. Mas não se preocupe, pois, o cadastro será feito para outra escola, que esteja o mais próximo possível de sua residência.

Portanto, não se preocupe, porque vai ser possível sim, fazer a matrícula em alguma escola. Porque há uma lista longa de escolas que estão cadastradas na Prefeitura, e o processo de fazer a sua matrícula também não é muito difícil, e devido a isso, consegue ser feito em sua casa mesmo.

Então, para conseguir ter uma ideia de como fazer essa matrícula, existem alguns tópicos que são essenciais. O que te ajudará a fazer sua matrícula online, sem acabar cometendo um erro, ou algo assim, o que se acontecesse poderia acabar custando a matrícula da criança ou adolescente. Os tópicos são os seguintes:

  • Quais são as regras para fazer a matrícula?
  • Quais os estados que fazem a matrícula online?
  • Como fazer a matrícula online Ensino Médio 2022?

matricula-online-ensino-medio Matrícula Online Ensino Médio 2022: Prefeitura

Quais são as regras para fazer a matrícula?

Antes de tudo, é necessário observar com atenção, as regras que precisam ser seguidas para conseguir fazer a matrícula online. Acontece que ao seguir essas regras, têm mais chances de poder ter sucesso na sua matrícula, e dessa forma ter a garantia de poder matricular o seu filho na escola.

Logo, preste atenção em cada uma das regras, para conseguir ter certeza de que não vai acabar cometendo nenhum erro. Por isso, pode anotar até essas regras, para ter certeza de que não vai esquecer nada. Sendo as regras as seguintes:

  • Cadastro de menores de 18 anos deve ser feito pelo responsável;
  • Pela plataforma só é possível fazer a matrícula online para alunos ingressantes ou transferidos de escola pública;
  • Transferências podem ser feitas pela plataforma.

Dessa forma, como vimos não são muitas regras, mas acontece que as poucas que existem são muito importantes. Porque desse modo você vai conseguir ter a garantia de que vai ser mais fácil fazer a inscrição e que não vai acabar colocando alguma informação errada durante o preenchimento do formulário de matrícula na escola.

Os prazos para fazer a matrícula online do Ensino Médio

Logo, também é necessário prestar atenção aos prazos, porque ao fazer isso você vai poder ter certeza se vai ter tempo de fazer toda a inscrição. Sem acabar falhando na hora do prazo, o que geraria a chance de acabar perdendo a vaga, durante a matrícula online do Ensino Médio para o seu filho ou filha.

Portanto, é preciso se informar no site da prefeitura, porque cada prefeitura vai ter um prazo diferente. Mesmo que seja o mesmo estado, por isso, é importante sempre olhar as notícias, e também as páginas das redes sociais que a cidade possui para divulgar as informações dos prazos.

matricula-online-ensino Matrícula Online Ensino Médio 2022: Prefeitura

Quais os estados que fazem a matrícula online?

Primeiramente, é preciso saber os estados, que aceitam a matrícula online. Acontece que nem todos são equipados, ou fornecem a matrícula através desse meio, por isso para não perder tempo é muito importante se informar antecipadamente se o seu estado está equipado para isso ou não. Se não for, é preciso fazer a matrícula presencial.

Logo, veja os seguintes estados, que aceitam a matrícula online. E que onde é possível efetuar a matrícula, pelo site da prefeitura. Entretanto, se o seu estado não estiver na lista. Ainda é possível fazer a matrícula, mas ela deve ser feita de modo presencial na escola em que deseja conseguir ou manter a vaga.

Portanto, veja alguns exemplos de estados, que fazem a matrícula online:

  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Recife;
  • E outros.

Agora, veja que é possível ter outros estados, mas como são poucos que possuem a disponibilidade deste serviço. O melhor é conseguir pesquisar no site da prefeitura, e desse modo você vai conseguir obter a informação, sobre se existe a possibilidade de matrícula online ou se é preciso fazer de modo presencial.

matricula-online-ensino-medio-prefeitura Matrícula Online Ensino Médio 2022: Prefeitura

Como fazer a matrícula online do Ensino Médio?

Por fim, para conseguir começar a fazer a matrícula online Ensino Médio, entre no site da sua prefeitura. E encontre o menu de serviços online, nessa aba vai estar escrito pré-matrícula, se não for possível encontrar a aba. É provável que a sua cidade não tenha essa opção de fazer a matrícula online.

Ademais caso consiga achar a área do site destinada à matrícula, comece a inserir os dados, do responsável da criança/adolescente e também da pessoa a ser matriculada. Após isso observe o cronograma, que vai dizer os próximos passos. Depois de alguns dias você irá receber uma confirmação para ir até a escola terminar a matrícula.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Matrícula Online Ensino Médio 2022: Prefeitura
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.