Fórceps: Quais são, indicações e como usar
Os fórceps são instrumentos cirúrgicos basicamente utilizados para realizar os partos nas mulheres no final do período de gravidez. Basicamente segundo os especialistas, há duas maneiras para se usar o fórceps de forma adequada.

Primeiramente deve ser usado quando existe risco para o feto e para a mãe, e aí vamos usar esse equipamento. Depois quando houver um esgotamento físico da mãe quando o bebê for passar pelo canal vaginal. Então o recurso é necessário para garantir a segurança do procedimento.
Inclusive o fórceps é um equipamento idealizado pelos médicos, com um formato adequado para entrar na vagina sem causar lesões, tanto na mulher quanto no bebê. E só deve ser utilizado em situações quando o bebê está em sofrimento, ou seja, muitas vezes com falta de ar e redução do batimento cardíaco na hora do parto.
Então o fórceps é um item que pode contribuir muito e ajudar a evitar maiores problemas. Inclusive podemos até mesmo dizer que se trata de um instrumento fundamento e que muitas vezes já salvou diversas vidas, podendo continuar salvando com sua utilização diária pelos médicos, tanto nos hospitais públicos quanto nos privados.
Como usar o fórceps
Agora o que também é muito importante ressaltar é que o fórceps é um instrumento onde apenas profissionais devidamente qualificados, como os obstetras, podem utilizar. Desse modo enfermeiros, auxiliares e, muito menos, parteiras, devem utilizar esse equipamento.
Além disso tudo deve sempre acontecer dentro de um ambiente hospitalar, onde existem outros recursos e equipamentos necessários para caso realmente precisar de outra coisa ou emergência. Outro ponto importante sobre o fórceps é que só devemos utilizar o produto com a mulher já anestesiada.
Caso contrário não se deve jamais utilizar esse devido equipamento, já que sem anestesia a dor pode se tornar muito forte e insuportável. Depois também devemos nos atentar sobre a posição do fórceps, que devemos utilizar apenas durante os momentos de contração da mulher.
Como é uma espécie de pinça deve buscar a cabeça do feto, mas sempre com cuidado, para não machucar a criança e não colocar em risco a vida e a saúde do feto, que está acabando de nascer.

Momentos em que são indicados
Agora vamos falar um pouco sobre os momentos em que o fórceps é indicado na hora do parto. Embora já tivéssemos citado acima, vamos fazer um aprofundamento no assunto agora. Por exemplo podemos usar o fórceps na hora do parto quando a mulher não tem a força suficiente para empurrar a cabeça do bebê para fora da vagina.
Neste caso se usa o fórceps para auxiliar no fluxo e até mesmo diminuir o sofrimento da mulher e da própria criança na hora do parto. Outra possibilidade é quando a mulher tem um trabalho de parto prolongado. Assim até para evitar esse sofrimento extra da mãe, o fórceps também é uma boa oportunidade para tentar resolver esse problema e garantir um parto mais seguro.
Mas também é o caso de se usar o fórceps quando a mãe da criança tem um problema de saúde já preexistente. Por exemplo se já tiver problemas cardíacos ou pressão alta, não poderá fazer tanto esforço na hora do parto.
Desta maneira o fórceps é um instrumento dos mais adequados para minimizar esse sofrimento e garantir até mesmo a vida dessa mãe que vai querer curtir muito essa criança que está chegando agora ao mundo. E se tiver uma alteração no batimento cardíaco da criança, também pode ser necessário usar o fórceps.

Quando não usar o fórceps
No entanto assim como o fórceps é muito indicado para algumas situações na hora do parto, ele é muito contraindicado em outros momentos e vamos falar um pouco sobre isso agora. Por exemplo quando o bebê apresenta algum problema ósseo, ainda na formação, ou quando há algum tipo de hemorragia, tanto na mãe quanto no feto.
Nesse caso é melhor evitar o fórceps, pois poderá criar problemas para a saúde, principalmente, levar risco para ambos. Outro caso onde não se deve usar o fórceps é quando a criança tem um tamanho muito grande.
Neste caso para crianças acima dos quatro quilos o equipamento poderá causar problemas para a mãe, por conta do canal da vagina. Então muitas vezes se opta até mesmo pela possibilidade de fazer a cesariana.
Por fim fazendo um balanço geral, é possível afirmar que o uso do fórceps é tem mais fatores positivos do que negativos. E em tempos de medicina cada vez mais avançada, tudo o que puder ser feito para a segurança na hora do parte, inclusive com o fórceps, deve ser feito para garantir que tudo dê certo.
