Forma Pará 2024: Inscrições e Edital

Projeto do governo estadual, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

O Forma Pará conta com a cooperação das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) para ser executado.

Em 2024, para ter acesso aos documentos completos e fazer a inscrição no Forma Pará a fim da realização da prova, os interessados deviam acessar o site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora do processo.

forma-para Forma Pará 2024: Inscrições e Edital

As inscrições em 2024, foram até o dia 15 de março. Com a taxa de inscrição de valor de R$20,00. Entretanto, alunos da rede pública, e cadastrados no CadÚnico, podem requerer a isenção desta taxa.

E de acordo com o que foi informado no Edital, em 2024 as as provas seriam realizadas em 10 de abril.

Como posso ter informações para 2024?

Bom, em 2024, está previsto para abrir o edital no Forma Pará em março, como em 2024.

No dia 7 de março, esperasse que o governo do Pará lance a chamada 2024 do programa que será aumentado para os 144 municípios paraenses.

O edital ficará disponível no site da Fadesp, fique atento ao prazo de inscrição.

Na página da FADESP, hoje, tem inscrição aberta, para o Processo Seletivo Especial, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

São 320 vagas ofertadas, pelo IFPA, em união com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET).

Quais são os cursos?

  • Gestão Hospitalar
  • Educação no Campo
  • Agronomia
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Gestão Ambiental
  • Engenharia sanitária e ambiental
forma-para-inscricoes Forma Pará 2024: Inscrições e Edital

São quantas vagas para cada curso, e em qual local?

Quem deseja cursar no Forma Pará Gestão Hospitalar, vai concorrer tendo 50 vagas. E para cursar em Terra Alta. Agora Educação no Campo, são 50 vagas, para Irituia.

Para Agronomia, são 50 vagas, destinados para Prainha. Quem for se inscrever para Eng. Civil, terá 50 vagas, destinados á Belterra.

Engenharia Ambiental e Sanitária, só terá 40 vagas, em Ipixuna do Pará Se você deseja Gestão Ambiental, saiba que só terá 40 vagas, para Abaetetuba

Caso queira Engenharia Sanitária e Ambiental, também será apenas 40 vagas, destinados a Vigia.

Qual a taxa de inscrição?

Como anteriormente, a taxa para inscrição da prova do Forma Pará continua o valor anterior.

A taxa de inscrição é R$20,00.

Esse processo seletivo especial para 2024, estava aberta no período de 08/09/2024 a 14/11/2024. E o último dia de pagamento foi 15/11/2024.

A avaliação consiste em uma prova objetiva e uma redação. E está do Processo Seletivo Especial para 2024, irá acontecer em dezembro, no dia 04.

Você pode acessar o edital do Forma Pará por aqui. No edital você vê os requisitos para inscrição. E informações mais completas.

Candidatos que tenham estudado ao menos um dos anos, ou estejam cursando o último ano do ensino médio no município/distrito em que o curso está sendo oferecido.

Ou que more no município/distrito no qual o curso será oferecido tem pelo menos um ano, a partir da data de publicação dos editais, terá um bônus de 10% na nota da prova objetiva.

forma-para-inscricoes-e-edital Forma Pará 2024: Inscrições e Edital

O que eu preciso saber sobre as provas?

Bom a prova do Forma Pará Objetiva, são 35 questões optativas, ou seja múltipla escolha.  São 4 opções de resposta, e o candidato deve escolher apenas uma, em cada questão.

Essa prova testa os conhecimentos das matérias: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia.

E a prova Objetiva contará com quatro questões de cada uma das disciplinas mencionada acima. Então, terá 4 perguntas sobre Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Tá

Já a redação sempre a parte mais temida, vale 10 pontos.

E será exigido e avaliado do aluno fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta.

No ano passado, em outubro, virou lei o Forma Pará, o que possibilita a continuidade, ao longo dos anos, do programa que amplia a educação Superior.

Além disso, o projeto agora está pode a oferecer cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Um instrumento de superação das desigualdades inter-regionais, que tem sido ampliado e realizado com sucesso no Estado do Pará.

De acordo com a Lei de Cotas, no mínimo metade das vagas são destinadas a estudantes da rede pública.

Dentro desse universo, existe oportunidade no Forma Pará reservada para candidatos de baixa renda, Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas com deficiência.

Porém, para o PSE de 2024,  aqueles que solicitaram a isenção de taxa de inscrição já podem visualizar se foram atendidos pela isenção. Pois já está disponível a lista de beneficiados pela gratuidade.

Apenas aqueles que não tem condição financeira e a pessoas com deficiência pode fazer essa solicitação.

Pode me informar quais são as universidades que participam do Forma Pará?

  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Universidade Federal Rural da Amazônia.

Finalizo o artigo incentivando-o a fazer sua inscrição no Forma Pará, e mencionando a frase do nosso querido José de Alencar:

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Forma Pará 2024: Inscrições e Edital O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário